MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DERMATITE ATÓPICA: ENTENDA CAUSAS, SINTOMAS E COMO CONTROLAR ESSA CONDIÇÃO DE PELE
- Gisele Barros
- há 8 minutos
- 4 min de leitura
A dermatite atópica impacta o bem-estar e a autoconfiança, mas, apesar de não ter cura definitiva, a doença pode ser controlada a partir do uso de dermocosméticos emolientes, sem fragrância, hipoalergênicos e não comedogênicos.

No universo do skincare, o termo “pele sensível” é uma constante. Porém, para milhões de pessoas, essa sensibilidade faz parte de uma condição que exige cuidados ainda mais especiais: a dermatite atópica. Longe de ser uma simples alergia ou um ressecamento passageiro, trata-se de uma doença inflamatória crônica, de base genética e não contagiosa. Ela se manifesta em um ciclo desafiador de pele extremamente seca, lesões avermelhadas e uma coceira persistente que afeta o sono, o bem-estar e a autoconfiança.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)1, a dermatite atópica pode aparecer acompanhada de outras formas de atopia como asma, rinite ou conjuntivite, embora essas não precisem ocorrer ao mesmo tempo. Ainda segundo a entidade, alguns fatores podem agravar essa condição, como sudorese excessiva, baixa umidade no ambiente, roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos em contato direto com a pele, banhos demorados com água quente, uso de sabonetes em excesso (associado ou não ao uso de buchas) e situações de estresse.
“É importante entender a dermatite atópica como uma doença inflamatória de origem genética, e não um problema de contágio ou falta de higiene. Na prática, ela é, em sua essência, uma falha na barreira de proteção natural da pele. Quando essa deficiência acontece, a pele se torna mais suscetível à perda de água e à entrada de agentes irritantes, desencadeando um processo inflamatório”, explica a dermatologista Paula Belotti (CRM-RJ 0610361).
O sintoma mais emblemático e o grande incômodo da dermatite atópica é a coceira intensa e persistente. Essa sensação, que muitas vezes piora durante a noite, desencadeia um ciclo vicioso: coçar alivia momentaneamente, mas agrava a inflamação e danifica ainda mais a barreira da pele. Visualmente, a condição se manifesta através de uma pele cronicamente seca e pelo surgimento de lesões avermelhadas e ásperas, conhecidas como eczemas. Essas áreas inflamadas são mais comuns nas dobras dos braços e joelhos, pescoço e pulsos e, em fases agudas, podem apresentar descamação, pequenas bolhas ou até mesmo crostas.
Embora não exista uma cura definitiva para a dermatite atópica, a condição pode ser muito bem controlada. O pilar fundamental é a rotina de cuidados, focada em restaurar e proteger a barreira cutânea. Isso se traduz em hidratação intensa e constante, com o uso de dermocosméticos emolientes, sem fragrância, hipoalergênicos e não comedogênicos, aplicados generosamente pelo corpo, especialmente após o banho e nas áreas mais afetadas.
"O acompanhamento da dermatite atópica se apoia em duas frentes: o cuidado diário e o gerenciamento das crises agudas. O primeiro é responsabilidade do paciente e envolve a hidratação constante e a escolha de produtos adequados para fortalecer a barreira da pele. O segundo pilar é onde o dermatologista atua, prescrevendo tratamentos específicos, como anti-inflamatórios tópicos, para controlar a inflamação de forma segura e eficaz”, complementa a Dra. Paula Belotti.
Veja abaixo alguns produtos desenvolvidos para atender às necessidades específicas de peles com tendência atópica, que oferecem ingredientes selecionados para aliviar os sintomas:
O Cetaphil® Pro AD Restoraderm Sabonete Líquido 236mL limpa suavemente e melhora a hidratação natural de pele desde o banho2. O produto, de uso diário, ajuda a aliviar o desconforto da pele atópica3-4 e é de fácil enxágue, deixando a pele macia e suave, proporcionando uma sensação de limpeza saudável4-5.
A Cetaphil® Pro AD Restoraderm Espuma Hidratante Fast Control 100mL age de maneira rápida no controle do prurido6A. Foi formulada especialmente para uso na pele atópica em momentos de exacerbação de ressecamento e irritação7A. Além disso, 98% dos usuários sentiram que o produto é absorvido rapidamente pela pele8B.
O Cetaphil® Pro AD Restoraderm Creme Hidratante 226g reduz a irritação e a coceira, proporcionando alívio duradouro9. Recupera a barreira cutânea e mantém a pele hidratada por 48 horas após 1 aplicação10. Além disso, 100% das mães perceberam que o produto acalmou a irritação da pele do seu filhoC.
A Cetaphil® Pro AD Restoraderm Loção Hidratante 236mL, com ação anticoceira11, acalma a pele seca e irritada e hidrata por 48 horas12. Conta com a tecnologia AD-Resyl13-14 que contribui para a manutenção do microbioma da pele15.
Vale lembrar que, antes de usar qualquer produto, é indicado consultar um dermatologista para garantir a melhor escolha e segurança para a sua pele.
Referências
A. Relacionado ao ressecamento da pele
27 RD.03.SPR.104187/P614
B. Estudo realizado com 41 participantes durante 28 dias
C. Estudo realizado com 43 participantes, após 7 dias de uso
1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: Link. Acesso em: 04 de Agosto de 2025.
2. RD.03.SRE.40065
3. RD.06.SPR.18151
4. GLI.04.SRE.US10154
5. Tolerability and cosmetic acceptability of a body wash in atopic dermatitis-prone subjects
6. Efficacy of a MoistUI-izing Foam im Skin Barrier. Regeneration and Itch Relief in Subjects Prone to
7. RD.03.SPR. 108812
8. RD.03.SPR.104187/P614
9. RD.53.SPR.204717 P3021 (FIL 1808)
10. RD.03.SPR.105314 / P614
11. Sponsor Reference B211310RD 205038 P3021 (FIL 1807)
12. RD.27.SPR 204713 210725RD2 P3021 (FIL 1807)
13. Role of Antimicrobial Peptides in Skin Barrier Repairin Individuals with Atopic Dermatitis
14. Cinical Efficacy of Oligofructans from Ophiopogon japonicus inReducing Atopic Dermatitis Flare-ups in Caucasian Patiente
15. RD.06.SPR.18152
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
