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MODA E TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA: A INDÚSTRIA PRECISA MUDAR AGORA

AYA Earth Partners promove encontro que coloca no centro do debate os caminhos para um futuro mais sustentável, justo e consciente.


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A indústria da moda é hoje um dos setores de maior impacto ambiental no mundo — e um dos que mais têm potencial para acelerar a transição ecológica. O relatório Pontos de Virada Tecnológica para a Transformação Ecológica, elaborado pelo Instituto AYA e Systemiq, inclui a circularidade de têxteis entre as cadeias de valor estratégicas para o crescimento econômico e a redução de impactos ambientais no Brasil.


O Brasil tem a oportunidade de adicionar de US$ 1,6 bilhão a US$ 1,7 bilhão ao PIB até 2030, promovendo a adoção de modelos de negócios circulares na moda, assim como pode criar cerca de 200 mil novas oportunidades de trabalho, renda e empreendedorismo. Negócios como revenda, aluguel e reparo de roupas, maximizam a longevidade das peças. Por exemplo, projeções indicam que a revenda tem o maior impacto potencial dentre os modelos de negócio circulares, podendo contribuir entre US$ 1,1 bilhão e US$ 1,2 bilhão ao PIB brasileiro em 2030.


O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que o setor responde por 2% a 8% das emissões globais de carbono e que o tingimento têxtil é hoje o maior poluidor de fontes de água do mundo.


Com a COP30 no horizonte e um cenário global de urgência climática, os dados evidenciam que alinhar moda e transformação ecológica não é mais uma tendência — é uma necessidade. Para aprofundar o tema, AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono do Brasil, realiza, em 13 e 14 de agosto, a segunda edição do AYA TALKS, que discute como a moda, beleza e bem-estar podem gerar impactos positivos e promover a sustentabilidade.


Entre as presenças confirmadas para o evento estão Andre Gustavo, COO global da Wieden+Kennedy, Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil, Natalie Klein, fundadora da NK Store, e Beatriz Bottesi, CMO da Meta.


PROGRAMAÇÃO


Local: Aya Hub – Cidade Matarazzo (Al. Rio Claro, 28, Bela Vista)

 

Quarta-feira, 13 de agosto

14h

Credenciamento

14h30

Abertura

14h40

“Liderança e Sustentabilidade: compromisso com o futuro”

Mediação: Patricia Ellen, fundadora de AYA Earth Partners

Participantes: Suelen Joner, head de Sustentabilidade e D&I do grupo Arezzo&Co; Cyntia Watanabe, gerente sênior de ESG, PR e Comunicação da C&A; e Daniel Cady, fundador da Muri

15h20

AYA Pitch, com André Salem Alego, CEO Blockforce

15h30

“Moda Indígena: território, identidade e sustentabilidade”

Mediação: Paulo Borges, presidente do Instituto In Mode e Fundador SPFW

Participantes: Mauricio Duarte, estilista; Patrícia Kamayura, estilista, Dayana Molina, estilista; Andrezza Cruz, head de Gente, Gestão e Sustentabilidade na FARM Rio; e Maria Fernanda Paes de Barros, fundadora da Yankatu

16h10

Intervalo - Espaço SouBio Experience

16h40

“O papel estratégico das marcas na transformação cultural”

Mediação: Isabella Lessa, editora do Meio & Mensagem,

Participantes: Andre Gustavo, COO global da Wieden+Kennedy; Felipe Silva, cofundador da Gana; Daniela Cachich, presidente de Future Beverages e Beyond Beer da Ambev; e Beatriz Bottesi, CMO da Meta

17h20

“Empreendedorismo de impacto na moda como ferramenta de transformação social”

Mediação: Dafne Panatieri, especialista em sustentabilidade e D&I

Participantes: Celeste Chad, diretora da ONG Orienta Vida; Neide Santos, criadora do projeto Vida Corrida; Taci Abreu, diretora de sustentabilidade da Riachuelo; e Alan Abreu, coordenador de ESG da Reserva

18h

Intervalo

18h15

“O poder da influência no comportamento mais consciente”

Mediação: Letícia Veloso, criadora de conteúdo,

Participantes: Txai Suruí, ativista; Victória Linhares, criadora de conteúdo; e e Kamila Camilo, empreendedora social, podcaster e fundadora do Instituto Oyá

 

Quinta-feira, 14 de agosto

14h

Credenciamento

14h30

Abertura

14h40

“Como desenhar espaços de bem-estar através de tecnologia ancestral e medicina da natureza”

Mediação: Patricia Ellen, fundadora de AYA Earth Partners

Participantes: Guto Requena, arquiteto; Theo Webert, médico especialista em nutrologia; e Daniele Suzuki, artista.

15h20

AYA Pitch, com André Salem Alego, CEO Blockforce

15h30

“Circularidade: redefinindo o ciclo de vida dos produtos”

Mediação: Rodrigo Damiano, sócio PwC

Participantes: Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil; Augustina Comas, estilista; Lara D’Avilla, criadora do Levanta e Vai; e Ana Sudano, diretora da Brazil Eco Fashion Week

16h10

Intervalo - Espaço SouBio Experience

16h40

“Second Hand e suas potencialidades”

Mediação: Fábio Monnerat

Participantes: Marina Sanvicente, stylist; Adressa Kucinski, fundadora da Rehabita Buyer Gaucha megastore; Natalie Klein, empresária fundadora da NKStore; e Paloma Danemberg, diretora e Curadora AD.STUDIO

17h20

“Moda e beleza com propósito: impacto socioambiental e sustentabilidade em ação”

Mediação: Maria Toledo, embaixadora da Aya Earth Partners,

Participantes: Ana Carolina Oliveira, diretora de Makerting da Alfaparf; Marina

Ricciardi, gerente de Sustentabilidade da Hering; Vanessa Rozan, comunicadora de beleza; e Pedro Buzzatto, da Bazaar Man Brasil.

18h15

“Slow Fashion e Moda Artesanal: redesenhando o luxo”

Mediação: Jorge Grimberg, jornalista,

Participantes: estilistas Airon Martin, Helô Rocha e Isa Silva; e Rener Oliveira

19h  

Encerramento

O evento é patrocinado por Azzas, Farm Rio, Hering, Reserva, C&A e Blockforce.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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