top of page

MATCHÁ: A BEBIDA QUE REVELA O SEGREDO DO GOSTO UMAMI

De ritual japonês a febre global, o chá verde em pó mais desejado do momento mostra como tradição, saúde e ciência se encontram em uma experiência de sabor única.


Divulgação: Getty Images
Divulgação: Getty Images

O matchá, tradicional chá verde em pó do Japão, virou protagonista em cafeterias, redes sociais e até em divisões especiais de grandes empresas de bebidas. No Brasil, a tendência também ganha força, acompanhando o crescimento do mercado de chás e suplementos saudáveis no país, que registrou um aumento de 25% no consumo de chá nos últimos sete anos. De acordo com a consultoria Mordor Intelligence, o mercado global de matchá, avaliado em US$ 4,25 bilhões em 2024, deve atingir US$ 6,68 bilhões até 2029.


Por trás da espuma verde fotogênica e da estética que conquista influenciadores, está um segredo milenar da gastronomia, o umami, quinto gosto básico do paladar humano. É ele que diferencia o matchá de outros chás e ajuda a explicar por que a bebida tem se tornado um fenômeno global.


Produzido a partir de folhas da Camellia sinensis, cultivadas à sombra e moídas em pedra, o matchá preserva características únicas de gosto e aroma. Um dos principais responsáveis por essa experiência são os aminoácidos teanina e glutamato, presentes em altas concentrações na erva, devido ao cultivo sombreado. Eles atuam suavizando o amargor típico do chá verde e proporcionando uma sensação de equilíbrio e profundidade no paladar. “Graças ao glutamato e a teanina, o matchá oferece uma experiência gustativa complexa e agradável, marcada pela presença do umami, tornando a bebida tão especial”, explica Hellen Maluly, doutora em Ciência dos Alimentos e consultora técnica e científica da Ajinomoto do Brasil.


Além de conquistar paladares, o matchá reforça uma tendência pela busca de opções funcionais que unem bem-estar, saúde e inovação. “O chá verde é uma demonstração prática de como o umami está em mais alimentos do que imaginamos, e que pode, inclusive, ser apreciado na bebida que se tornou símbolo de estilo de vida equilibrado”, completa a especialista.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.

 

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:


 





UMAMI


É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br 




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree





 




ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page