MATCHÁ: A BEBIDA QUE REVELA O SEGREDO DO GOSTO UMAMI
- Gisele Barros
- há 42 minutos
- 2 min de leitura
De ritual japonês a febre global, o chá verde em pó mais desejado do momento mostra como tradição, saúde e ciência se encontram em uma experiência de sabor única.

O matchá, tradicional chá verde em pó do Japão, virou protagonista em cafeterias, redes sociais e até em divisões especiais de grandes empresas de bebidas. No Brasil, a tendência também ganha força, acompanhando o crescimento do mercado de chás e suplementos saudáveis no país, que registrou um aumento de 25% no consumo de chá nos últimos sete anos. De acordo com a consultoria Mordor Intelligence, o mercado global de matchá, avaliado em US$ 4,25 bilhões em 2024, deve atingir US$ 6,68 bilhões até 2029.
Por trás da espuma verde fotogênica e da estética que conquista influenciadores, está um segredo milenar da gastronomia, o umami, quinto gosto básico do paladar humano. É ele que diferencia o matchá de outros chás e ajuda a explicar por que a bebida tem se tornado um fenômeno global.
Produzido a partir de folhas da Camellia sinensis, cultivadas à sombra e moídas em pedra, o matchá preserva características únicas de gosto e aroma. Um dos principais responsáveis por essa experiência são os aminoácidos teanina e glutamato, presentes em altas concentrações na erva, devido ao cultivo sombreado. Eles atuam suavizando o amargor típico do chá verde e proporcionando uma sensação de equilíbrio e profundidade no paladar. “Graças ao glutamato e a teanina, o matchá oferece uma experiência gustativa complexa e agradável, marcada pela presença do umami, tornando a bebida tão especial”, explica Hellen Maluly, doutora em Ciência dos Alimentos e consultora técnica e científica da Ajinomoto do Brasil.
Além de conquistar paladares, o matchá reforça uma tendência pela busca de opções funcionais que unem bem-estar, saúde e inovação. “O chá verde é uma demonstração prática de como o umami está em mais alimentos do que imaginamos, e que pode, inclusive, ser apreciado na bebida que se tornou símbolo de estilo de vida equilibrado”, completa a especialista.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
