Com o conceito Converscent, de realidade multi e interdimensional, a Casa de fragrâncias realiza uma imersão pelos caminhos criativos da perfumaria dentro de realidades futuristas e multissensoriais
Você já se perguntou… "Qual o cheiro do futuro?"
Pergunta nada fácil de ser respondida e sujeita a diversas interpretações, que dependem muito das vivências e perspectivas de cada um, não é mesmo?
Ainda mais diante do avanço tecnológico que o mundo vem enfrentando, realidades futuristas e inteligência artificial.
A tecnologia se torna uma aliada da beleza e do bem-estar, quando usada com sabedoria para reabilitar a nós mesmos e a natureza. A revolução do metaverso permite fornecer aos consumidores, experiências digitais completamente imersivas e envolventes, ajudando a projetar experiências que unem os mundos físico, digital e sensorial e que inspirem conexão, bem-estar e novas maneiras de experimentar o perfume.
A Vollmens Fragrances apresentou em um evento exclusivo para mídia especializada e influencers, durante a FCE Cosmetique 2023, seu conceito “Converscent: onde a realidade se torna multi e interdimensional”.
“O conceito que levamos para FCE Cosmetique também apresenta tons de esperança de que o novo reino digital se entrelace e atualize o mundo físico, interligando os dois simultaneamente, ao mesmo tempo que torna o reino do mundo real mais rarefeito e precioso”, avalia Natália Mendes.
Tivemos a oportunidade de realizar uma imersão nas criações de cada perfumista, entendendo as inspirações, interpretações e como cada um transformou a sua ideia de "Cheiro do futuro" em uma composição, que trazia vida, de forma perfumada àquela realidade, que para muitos poderia ser considerada fria e distante…
Mas, para a surpresa de todos, fomos presenteados de forma surpreendente por criações que nos conectavam sim com o lado mais frio, mas também com calor, frutas, notas esfumaçadas e até mesmo com pele! Curioso, não é mesmo?
Após as apresentações, o time Vollmens nos convidou a experienciar as cinco realidades futuristas, através de um túnel, que nos levava a portais, onde cores, texturas, formas, cheiros, luzes e sensações, nos permitiam vivenciar através dos sentidos, os "Cheiros do Futuro", de forma mais profunda, conectando com cada experiência, explorando cada ambiente e fragrância, de forma multissensorial.
“Além de encantar e perfumar os visitantes, temos o objetivo de expor nosso potencial criativo explorando novos caminhos que trazem a tecnologia como aliada para potencializar a beleza e o bem-estar. Olhamos para a necessidade fundamental de cuidarmos do mundo natural e de nossos corpos físicos, utilizando a tecnologia com sabedoria para reabilitar a nós mesmos e a natureza”, explica a gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens, Natália Mendes.
Vamos conhecer as realidades e as criações de cada perfumista?
Os cinco perfumistas da casa criaram uma coleção especial para a feira, que fez os visitantes embarcarem em uma vivência para olhar os caminhos criativos da perfumaria a partir de cinco realidades futuristas e multissensoriais: “Caleidoscópio Tropical”, “Cosmos Infinito”, “Vício Solar”, “Reflexo Congelante” e “Supernova”.
Fotos: Realidade Futurista Caleidoscópio Tropical e eu ao lado da perfumista Juliana Tolotti.
Caleidoscópio Tropical, onde tudo é vibrante, intenso e envolvente. O cheiro dessa realidade foi traduzido pelo perfume Venusta, criação da perfumista Juliana Tolotti, que combinou frutas coloridas e flores alegres, criando um caleidoscópio de tonalidades nítidas. Uma paleta colorida e de dar água na boca sustentada por florais brilhantes e madeiras cremosas.
Fotos: Realidade Futurista Cosmos Infinito e eu ao lado do perfumista Alfredo Monteiro.
Cosmos Infinito, onde a sensação de paz e tranquilidade imperam. O cheiro dessa realidade foi traduzido pelo perfume Aura, criação do perfumista Alfredo Monteiro, que contrastou nuances frescas extremamente agradáveis, com notas musk reconfortantes.
Fotos: Realidade Futurista Vício Solar e eu ao lado do perfumista Paulo Fonseca.
Vício Solar, aqui o clima desértico, traz calor e muita luz. O cheiro dessa realidade foi traduzido pelo perfume Solis, criação do perfumista Paulo Fonseca, que trabalhou notas quentes e cremosas, onde florais brancos intensos se mesclam com nuances ambaradas.
Fotos: Realidade Futurista Reflexo Congelante e eu ao lado do perfumista Edison Fujita.
Reflexo Congelante, realidade representada pela fragrância Vitrium do perfumista Edison Fujita - onde vislumbramos a beleza da transparência com cheiro de um frescor intenso, metálico e tecnológico.
Fotos: Realidade Futurista Supernova e eu ao lado da perfumista Luciana Bergamasco.
Supernova, realidade representada pela fragrância Infinitus da perfumista Luciana Bergamasco - intensa com estruturas chypre, madeiras esfumaçadas ou efeitos de couro.
Ao longo da imersão, através de um guia sensorial, seguimos todo o trajeto pelas dimensões futuristas, capturando o cheiro que traduzia a atmosfera de cada realidade, e ao fim dessa experiência, foi possível guardar com muito carinho todas as lembranças das criações que remetem ao "Futuro" pela visão dos perfumistas da Vollmens Fragrances.
Experiência incrível e bem reflexiva, que nos faz olhar sobre outro ângulo para as possíveis perspectivas de futuro, pensar sobre as diversas formas de conexão e como as fragrâncias poderão se tornar cada vez mais, grandes aliadas para o nosso dia a dia.
Obrigada, time Vollmens por me levar a vivenciar o futuro através do olfato e da multissensorialidade!
ENTREVISTA COM NATÁLIA MENDES, GESTORA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS E THAIS CUNHA, DIRETORA COMERCIAL, DE MARKETING, VENDAS E F&D
Qual foi a inspiração de vocês para a criação do tema "Qual o cheiro do futuro?", para a FCE Cosmetique 2023?
Aqui na Vollmens, nosso time de marketing trabalha com as melhores ferramentas de pesquisa de mercado e tendências, guiando nosso trabalho durante todo o ano, na presença dos eventos nacionais e regionais, com base nas pesquisas e insights que estas plataformas proporcionam. Todo ano escolhemos um conceito adequado para o mercado brasileiro e exploramos o potencial criativo olfativo dentro dos elementos e comportamentos que inspiram essa tendência.
Este ano nosso time de marketing trabalhou o tema CONVERSCENT, que explora realidades multissensoriais e interdimensionais. Pensando no metaverso e nesta presença do consumidor dentro de realidades virtuais, olhamos para seu comportamento de vida e consumo e o impacto no mundo real enquanto estaremos conectados ao virtual.
E foi desta conexão com o tema Converscent, que pensamos em criar 5 realidades virtuais e trazer estas realidades para uma experiência multissensorial do público na FCE Cosmetique. As criações dos nossos perfumistas traziam a alma de cada realidade, nos transportando através de elementos visuais, táteis e olfativos para cada uma delas.
Como se deu o desenvolvimento do briefing e a experiência ao lado dos perfumistas?
O processo criativo junto ao time de perfumistas é sempre muito especial, pois é um momento que eles esperam ansiosamente, uma vez que estas criações desafiam e entregam, literalmente, um mundo de possibilidades.
Para FCE Cosmetique, cada perfumista escolheu a realidade com a qual mais se identificou, o que também foi um processo bem especial, pois as realidades propõem uma imersão profunda dentro de nós mesmos e dos diversos mundos que criamos em consciência ou não, para nos expressarmos e vivermos verdades que habitam o âmago da nossa individualidade.
Para vocês, haveria um momento de reflexão profunda sobre o avanço tecnológico e como as fragrâncias poderiam nos ajudar na conexão com nós mesmos?
Sem dúvidas, este é um tema que ainda vai gerar muitos insights e reflexões, pois é um caminho em construção. Não conseguimos prever como a tecnologia vai conectar as experiências dos consumidores no ambiente virtual e quanto tempo a mais do que já vivemos hoje, estaremos conectados.
Acreditamos que podemos trazer uma grande reflexão sobre o nosso olfato, que já é um dos sentidos que deixamos de desenvolver plenamente por conta do estilo de vida moderno que temos, porém é um sentido essencial para sobrevivência e conectado com nossas memórias mais profundas. No ambiente virtual, vamos viver imersos em experiências majoritariamente visuais e auditivas, que possivelmente moldarão nosso cérebro e reorganizarão a importância dos nossos sentidos para as próximas gerações. E quando ficarmos mais evoluídos com olhos e ouvidos atentos, o que será do nosso olfato? Como vamos sentir fome e nos satisfazer reconhecendo os ingredientes do alimento que estamos comendo? Como será a conexão humana sem o contato, tato e o cheiro? Como vamos identificar se estamos em um ambiente limpo? Seguro? Sem o cheiro para nos identificar e nos guiar?
As fragrâncias trazem essa conexão profunda com nós mesmos e arriscaríamos até mesmo a dizer que é uma das poucas escolhas genuínas que fazemos nos dias de hoje, pois somos guiados o tempo todo por algoritmos e tendências de moda que vão nos distanciando de escolhas genuínas e moldando tribos de acordo com as preferências de compra. Quando escolhemos um perfume, escolhemos com alma, porque ele veste quem nós somos ou desejamos ser. O perfume performa diferente em cada pele que toca, ele é único! Olha como é bela essa visão?
Qual a expectativa sobre o futuro dentro da indústria de fragrâncias?
Acreditamos que dentro da indústria de fragrâncias viveremos o futuro como em todas as áreas, buscando alternativas cada vez mais sustentáveis de ser e produzir, minimizando nosso impacto no planeta. Para isso, toda cadeia será impactada, desde a produção de ingredientes naturais respeitando as comunidades, o local de plantio e a extração, até os processos industriais, que devem se tornar mais limpos para síntese de químicos aromáticos.
Teremos um longo processo de mudanças. Como dito anteriormente, estamos apenas engatinhando dentro de todo potencial que o futuro virtual nos reserva. Mas temos certeza que continuaremos muito conectados com os consumidores, criando experiências verdadeiramente genuínas para perfumar suas vidas.
Nossa atual campanha institucional fala muito sobre o nosso desejo de evoluir, de criar novas práticas fabris para incentivar uma movimentação a favor da natureza. Ter a consciência social de que todas as operações industriais, das mais complexas as mais simples, podem se transformar, significa mudar a forma de pensar, nos conectando diretamente com realidades diferentes das que ainda vivemos hoje! Há muito pra se fazer, dentro de nossa própria realidade, buscando transformar algo com o objetivo de inspirar outros a experimentarem o mesmo caminho, por menor que seja a conquista. Transformar o entorno com o que escolhemos criar, produzir e oferecer ao nosso país e aos outros, mundos afora, será sempre nossa melhor escolha. Recentemente, a Diretora Sócia de Marketing da marca B.O.B disse em uma palestra que a indústria de cosméticos produz 120 bilhões de embalagens a cada ano, em sua maioria, embalagens plásticas descartáveis que vão direto pro lixo e com muita pesquisa e tecnologia, transformou seus produtos convencionais em barras de alta performance, que dispensaram o uso de plástico e os ajudaram a reduzir os impactos negativos para a natureza. É incrível encontrar empresas que trabalham pela inovação sustentável e acreditam que fazer diferente é fazer sempre, todos os dias dentro da sua realidade, porém, pode simplesmente significar contribuir para reduzir o impacto de algo que represente a entrega de um bem comum, o que vai muito além das relações comerciais!
Criar o cheiro do futuro representa para a Vollmens, muito mais do que trazer novas possibilidades olfativas à indústria de fragrâncias, pois cuidamos de detalhes que nos permitiram considerar por exemplo, em algumas fórmulas, a presença mais ativa de moléculas sintetizadas em laboratórios, deixando assim de tornar os naturais, protagonistas destas criações. Mas, este é um bate papo longo e que certamente, vai depender deste processo de mudanças mencionado acima. Permitir que a natureza siga reflorescendo por muitos e muitos anos, é uma responsabilidade de toda cadeia produtiva. Trata-se de um propósito que precisamos escolher olhar todos os dias e juntos, para ganharmos força em escala e com proporções de impacto global.
Como a Vollmens se posiciona dentro do cenário atual, considerando o processo criativo, de forma a apoiar todas as fases e áreas envolvidas no desenvolvimento de uma nova fragrância?
A Vollmens é uma indústria química de origem nacional, constituída e administrada pela família Mendes, que há cerca de 20 anos, prioriza em sua essência científica a especialização técnica de suas equipes, o alto padrão de qualidade de suas operações e a atualização contínua dos temas que envolvem inovação olfativa.
Para criar e produzir diariamente toneladas de fórmulas de fragrâncias exclusivas e de alta performance olfativa, a Vollmens busca conectar suas criações ao “claim” desejado especialmente pelas áreas de P&D de seus clientes, buscando com suas criações, explorar todo potencial técnico olfativo que uma fragrância é capaz de proporcionar à incontáveis categorias de produtos desenvolvidos freneticamente, no Brasil e no mundo.
Faz parte de seu escopo de negócio, atuar com boards participativos e de alta especialização para o atendimento de cada projeto que nasce em seus laboratórios diariamente e tratá-los como únicos, insubstituíveis, quase que se “apropriando” deles no que tange a compartilhar do mesmo objetivo de torná-los “case” de sucesso contínuo desde o seu lançamento até que atinja sua maturidade no linear de uma perfumaria e ou na gôndola de um supermercado. Para alcançar este desafio, a Vollmens conta com a participação ativa de suas equipes por meio da ativação constante de fóruns de pesquisas e debates, que vão muito além de desenvolver fórmulas de fragrâncias. “O cliente está no centro de nossas escolhas e o foco dele é o nosso foco”.
Os encontros criativos da Casa acontecem aos pés de nossa grande biblioteca olfativa que fica em uma pequena e inspiradora cidade do interior de São Paulo, em meio a uma vista de tirar o fôlego, onde a fábrica foi estabelecida e está presente até os dias de hoje, para revisitar genuinamente, sua origem e conexão com a natureza. Esta biblioteca é construída diariamente por nossa equipe de “narizes”, nossos Perfumistas, que frequentemente, movidos pelas peculiaridades dos projetos que recebem, sob o direcionamento conceitual de marketing e avaliação, buscam por componentes aromáticos que possam surpreender nossa indústria local e torná-la cada vez mais detentora de sua origem e do poder criativo que o Brasil traz em sua essência histórica. Então, nossas criações nascem apoiadas por um rico pallet composto por mais de 3.000 ingredientes garimpados constantemente pela família Mendes em diferentes lugares do mundo, dos mais peculiares aos mais tradicionais produtores.
Nós buscamos, sempre que possível, proporcionar experiências e vivências para que nossos narizes estejam sempre conectados com o mercado e inspirados pela arte, cultura e tudo que permeia a perfumaria! Acreditamos que incentivar para criar em diferentes bases de atuação é permitir, conceder e convidar a participar ativamente e de forma eficaz, do desejo de inovar e de fazer diferente que a Vollmens tem em sua essência.
Com agilidade e planejamento construtivista, para incentivar novos olhares ao encontro de especialização contínua e manter ativa à metodologia participativa e de valorização dos talentos, a Vollmens segue sua trajetória na indústria construindo diariamente, um reconhecimento profissional permeado por ética, seriedade, profissionalismo, responsabilidade e alto poder técnico e criativo.
Fotos e vídeos créditos: Studio Midia Café
Por,
Gisele Barros
Especialista em Perfumaria
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
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