VOLLMENS APRESENTA AQUANOVA NA FCE COSMETIQUE 2025: A ÁGUA COMO FRAGRÂNCIA E CONSCIÊNCIA
- Gisele Barros

- 7 de jul.
- 4 min de leitura
Experiências olfativas e tecnologias sustentáveis redesenham o futuro da perfumaria, entre sensorialidade, inovação e responsabilidade.

Na FCE Cosmetique 2025, a Vollmens não apenas encantou os sentidos. Ela os convocou à consciência. Com o conceito AQUANOVA, a marca conduziu o público por uma travessia olfativa e simbólica que uniu quatro manifestações da água na natureza – orvalho, chuva, geleira e mar – a uma provocação: como perfumar o futuro com responsabilidade, beleza e profundidade?
A inspiração que vem da água

“A maior tendência que nos guiou foi a da sustentabilidade”, conta Vanessa Azevedo, gestora de Marketing da Vollmens. "Mas o que quisemos traduzir, acima de tudo, foi o elemento água em suas diferentes formas na natureza e como cada uma pode despertar consciências." A partir disso, os perfumistas da casa foram convidados a criar fragrâncias que simbolizassem essas expressões aquáticas. A Orvalho foi assinada por Edison Fujita, a Chuva por Wesley Germano, a Geleira por Juliana Tolotti e a Mar por Luciana Bergamasco: o orvalho e sua suavidade, a chuva e seu poder de renovação, a geleira como guardiã da memória da Terra e o mar com sua profundidade misteriosa, capaz de evocar a liberdade, o frescor intenso e a força silenciosa das águas que se estendem até o horizonte.

Nas palavras de Mariana Mendes, gestora de F&D: "Tivemos que refletir e explorar a nossa sensibilidade e criatividade: afinal, qual é o cheiro da água? O maior desafio foi traduzir a fluidez e o significado de cada estado em algo olfativamente belo e poético."
As criações tomaram forma em diferentes bases: perfumaria fina, geleia corporal e velas aromáticas. E cada pilar olfativo carrega uma narrativa, uma emoção:
Orvalho: o conforto aquoso e as notas sutis que só o amanhecer conhece.
Chuva: a terra molhada, o frescor natural e a esperança que goteja.
Geleira: o contraste frio e elegante, a preservação do tempo.
Mar: a vastidão salina, a beleza misteriosa, o silêncio denso.
Tecnologia, emoção e futuro
Se o conceito nasceu da poesia da água, ele se materializou também em inovações concretas. A Vollmens aproveitou o cenário da FCE para apresentar duas novas fragrâncias tecnológicas que reforçam seu compromisso com soluções sustentáveis e eficazes:
Voll Control: fragrância tecnológica com dupla função: perfuma e neutraliza odores indesejados como cigarro, suor, pet e cozinha. Uma solução multifuncional para produtos de higiene pessoal, cosméticos e cuidado com o lar.
Voll Caps Care: uma fragrância microencapsulada eco-friendly para produtos capilares, com perfumação prolongada por 24h e baixo impacto ambiental. Ideal para o mercado hair care que busca performance com responsabilidade.
Sergio Galucci, diretor de Pesquisa e Tecnologia, explica: “Voll Control atua quimicamente com as moléculas de mau odor, formando uma reação estável e permanente. Diferente de tecnologias que apenas mascaram, ela neutraliza de forma definitiva”. Sobre Voll Caps Care, destaca: “Desenvolvemos cápsulas que liberam fragrância de forma prolongada, por até 24 horas, com a fricção dos cabelos, seja com o passar das mãos, ao pentear ou até mesmo com a ação do vento. Ambas são biodegradáveis e pensadas desde a origem para serem sustentáveis.”
A experiência sensorial

Mais do que testar fragrâncias, o visitante era convidado a sentir, refletir, absorver.
A instalação propôs uma pausa. Uma escuta do invisível. E um mergulho simbólico em como a água pode ser perfume, e o perfume, manifestação de futuro.
Uma marca em expansão e transição consciente
Angelina Moryama, diretora comercial e de marketing, destaca: “A Vollmens está em processo de internacionalização e implementação formal da jornada de sustentabilidade. Aquanova reflete essa visão de futuro: a água como elo entre cuidado pessoal, consciência ambiental e responsabilidade corporativa. Começa dentro, em nós, e se estende à forma como produzimos, criamos e nos relacionamos”.
A tendência das notas aquosas também foi apontada por ela como reflexo desse novo momento: “Sejam doces, salgadas ou gélidas, as fragrâncias aquáticas se tornam expressões desse tempo que pede fluidez, renovação e escuta”.
A perfumaria como ponte

Tatiane Paixão, diretora de Comunicação e RIG, complementa: “Estamos trabalhando desde 2023 uma jornada estruturada de sustentabilidade. Estamos nos preparando para a ISO 14001, ISO 45001, para o Pacto Global da ONU e para a Certificação B. Isso exige um novo mindset e um olhar cuidadoso para todas as partes interessadas.”
Tatiane reforça que sustentabilidade não é privilégio das grandes corporações: “Empresas de pequeno e médio porte, nacionais, de origem familiar também podem e devem trabalhar com indicadores ESG reais, adaptando o que já têm em casa para as melhores práticas globais. Isso também é protagonismo”.
Com AQUANOVA, a Vollmens reafirma sua vocação de alinhar tendências globais, inteligência criativa e responsabilidade socioambiental. Em um mercado em transição, onde consumidores esperam mais do que aromas agradáveis, a marca entrega experiências com significado.

Porque o futuro não se perfuma com promessas, mas com atitudes.E a água — em suas formas, memórias e forças — é o fio que nos conduz de volta ao que é essencial.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
















Comentários