PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO FAZ PARCERIA COM ABRAFATI PARA DESTINO CORRETO DE EMBALAGENS PÓS-CONSUMO
- Gisele Barros
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Criado e coordenado pela ABIHPEC, projeto ganha apoio de entidade representante dos fabricantes de tintas; Mãos Pro Futuro já recuperou 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos.

Desenvolvido e idealizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o Programa Mãos Pro Futuro firmou parceria com a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), que trará um grande impacto tanto para as empresas associadas, quanto para a cadeia de reciclagem no Brasil. O projeto pioneiro promove ações de logística reversa, proporcionando geração de trabalho, melhoria de renda e inclusão social por meio de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
A Abrafati se junta à Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e à Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) como parceiras do Programa Mãos Pro Futuro, que reúne cerca de 200 empresas aderentes das 4 entidades, incluindo a ABIHPEC. O acordo realizado marca a mobilização e compromisso de mais um setor para a promoção da coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente correta de embalagens pós-consumo.
Com mais de 18 anos de atuação, o programa já recuperou mais de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos, tornando-se o primeiro sistema estruturante de logística reversa a alcançar esse marco. O Mãos Pro Futuro também impacta diretamente cerca de 6 mil profissionais da reciclagem, em mais de 150 municípios, com presença em todas as 27 unidades federativas do país.
O programa ainda atua em 30 dos 50 municípios mais populosos do país e em 31 cidades do litoral, além de Manaus e Belém. Além de ser objeto de reconhecimentos nacionais e internacionais, atualmente, o programa atende 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Commenti