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PROFISSÃO CABELEIREIRO: PESQUISA DE L'ORÉAL PRODUTOS PROFISSIONAIS REVELA A FORÇA E OS DESAFIOS DE UMA DAS CATEGORIAS MAIS INCLUSIVAS E POTENTES DO BRASIL

Raio X inédito mostra o retrato de uma profissão essencial para a economia e para a autoestima de milhares de brasileiros, que segue em constante crescimento e busca ainda mais reconhecimento.


Conduzida em duas etapas, a pesquisa envolveu entrevistas em profundidade com profissionais anônimos e reconhecidos no mercado, além de mais de 1.000 conversas quantitativas em 400 cidades brasileiras. Crédito: Divulgação
Conduzida em duas etapas, a pesquisa envolveu entrevistas em profundidade com profissionais anônimos e reconhecidos no mercado, além de mais de 1.000 conversas quantitativas em 400 cidades brasileiras. Crédito: Divulgação

Por trás de cada transformação na cadeira de salão, existe um profissional que move sonhos, autoestima e a economia da beleza. Essa é a principal mensagem do estudo “Na raiz do PRO - Um retrato do brilho, das conquistas e dos anseios dos profissionais cabeleireiros”, feito pela Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil, responsável pelas marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix, em parceria com a empresa Provokers, que traça pela primeira vez um raio X completo da categoria no país. 


O levantamento revela os bastidores de uma profissão que movimenta mais de R$ 130 bilhões por ano —, e que, mesmo diante de desafios, segue forte, inspirando novas gerações e conquistando mais reconhecimento. Prova disso é que 87% dos cabeleireiros afirmam querer continuar na carreira, movidos pelo prazer de transformar vidas e pela autonomia que a profissão proporciona. 


Conduzida em duas etapas, a pesquisa envolveu entrevistas em profundidade com profissionais anônimos e reconhecidos no mercado, além de mais de 1.000 conversas quantitativas em 400 cidades brasileiras, abarcando diferentes perfis. “Essa é uma profissão essencial para a sociedade, mas que ainda precisa de mais reconhecimento. Queremos dar ainda mais visibilidade para as conquistas e os desafios desses profissionais, que fazem parte da base criativa e econômica da sociedade. Ser cabeleireiro é uma escolha que exige estudo, técnica e talento, e precisa ser vista com o respeito que merece”, afirma Joana Fleury, Diretora da Divisão L’Oréal Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil.


Joana Fleury, Diretora da Divisão L’Oréal Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil.. Crédito: Divulgação
Joana Fleury, Diretora da Divisão L’Oréal Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil.. Crédito: Divulgação

Caminho fácil para quem?

 

Segundo a pesquisa, 56% dos profissionais sentem que a sociedade ainda os enxerga como quem escolheu o caminho fácil, apesar de 74% dos cabeleireiros terem buscado formação antes de começar a atuar. Além disso, 31% afirmam já ter sido julgados pela escolha profissional. Os dados, no entanto, revelam o oposto: é uma profissão de vocação e preparo. Quase metade (46%) afirma ter sonhado desde cedo em seguir a carreira, e mais de dois terços defendem a obrigatoriedade de cursos profissionalizantes.

 

“Não existe talento sem preparo. O PRO, como chamamos os cabeleireiros, é um artista e um técnico. Mas ainda existe muito preconceito em torno da profissão. Reconhecer o caminho árduo de estudos e preparo é o primeiro passo para transformar a percepção da sociedade sobre essa profissão”, complementa Joana.

 

Diversidade como bandeira

 

O estudo também confirma o papel do salão de beleza como espaço de acolhimento, expressão e inclusão social. O cabeleireiro brasileiro é, em sua maioria, mulher (62%), preta ou parda (52%) e periférica, e a categoria reúne 15% de profissionais LGBTQIAP+ — índice 2,5 vezes maior que o da população geral.

 

Mesmo assim, as diferenças salariais ainda refletem desigualdades estruturais: homens ganham em média 19% a mais que mulheres, brancos 21% a mais que negros e heterossexuais 23% a mais que homossexuais.

 

“Diversidade e inclusão fazem parte do DNA dessa profissão. O salão é um espaço de acolhimento, protagonismo e expressão. Mas ainda vemos disparidades de gênero, raça e orientação sexual, que seguem sendo um desafio, juntos temos que transformar esse setor em um ambiente mais justo”, analisa Eduardo Paiva, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil.

 

Como exemplo dessa representatividade, a L’Oréal Professionnel, uma das marcas da divisão de Produtos Profissionais, tem em seu time de embaixadoras Vivi Siqueira, mulher preta e símbolo da força e do protagonismo feminino e negro na profissão. A hairstylist foi reconhecida pela pesquisa como a única mulher entre os 10 maiores cabeleireiros do Brasil, e hoje com a marca é colunista em uma grande revista especializada em beleza.

 

Formação e educação

 

Embora o setor movimente bilhões e conte com mais de 1,3 milhão de MEIs ativos, a profissão ainda tem oportunidades de regulamentação. Hoje não existe um curso superior e nem um curso de nível técnico em cabelereiro, e com isso existe uma transferência às empresas do setor o papel de formar e profissionalizar a categoria.

 

O estudo mostrou que, embora não seja uma exigência legal, 74% dos entrevistados se capacitaram formalmente antes de começar a atuar e a maioria defende a obrigatoriedade de cursos (74%), mas 69% espera que esses treinamentos sejam oferecidos por empresas.

 

Para Debora Maciqueira, Diretora de Educação da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L'Oréal no Brasil, esse dado reforça a urgência de atuar em um pacto do setor para formalização da educação de base. “Formação é a base da valorização de qualquer profissão. Sempre fazemos um comparativo com a gastronomia, setor que também tinha muita informalidade, mas que evoluiu e hoje temos inclusive escolas internacionais atuando no Brasil e uma profissão valorizada pela sociedade em geral. Espero que o diagnóstico trazido pela pesquisa sirva de base para orientar políticas e programas estratégicos em todo o mercado, que fortaleçam a categoria e ampliem seu reconhecimento”, comenta a executiva.

 

A L’Oréal Produtos Profissionais investe continuamente em educação e capacitação. A empresa possui duas academias, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, onde oferece um amplo portfólio de cursos profissionalizantes, com módulos teóricos e práticos, voltados ao mercado profissional (PRO). Além disso, a companhia promove iniciativas de formação gratuita, como o projeto Geração Pro: criado em uma parceria com Senac-DF, o projeto visa a formação de jovens em situação de vulnerabilidade na área de beleza profissional, como porta de entrada para a profissão. E a companhia pretender avançar ainda mais, firmando novos compromissos públicos para o desenvolvimento do setor.

 

Uma força criativa, econômica e social

 

O levantamento também revela que, para os cabeleireiros, a profissão vai muito além da estética: é um instrumento de transformação social — e também uma oportunidade real de crescimento profissional. A pesquisa mostra que a renda média de um trabalhador formal de salão é de R$5.950, valor acima da média nacional per capita, de R$2.069. Entre os donos de salões, essa média chega a R$11.200, enquanto os autônomos registram R$4.950 mensais. Os números reforçam que é possível construir uma carreira sólida e financeiramente recompensadora no universo da beleza.

 

“Ser cabeleireiro não é apenas cortar ou colorir cabelos, é transformar vidas. É sobre reconhecimento, pertencimento e bem-estar. Fiquei muito feliz e entusiasmada com esse estudo. Sem dúvidas é um convite à sociedade e às instituições da indústria para enxergar a nossa categoria como ela merece: uma força criativa, econômica e social sem a qual o Brasil não seria o mesmo”, comenta Vivi Siqueira, cabelereira e embaixadora de L’Oréal Professionnel.


Vivi Siqueira é cabelereira e embaixadora de L’Oréal Professionnel. Crédito: Divulgação
Vivi Siqueira é cabelereira e embaixadora de L’Oréal Professionnel. Crédito: Divulgação

Compromisso L’Oréal Produtos Profissionais com os cabelereiros

 

Com base nos aprendizados trazidos pelo estudo, a L’Oréal Produtos Profissionais firma alguns compromissos públicos que demonstram sua corresponsabilidade em desenvolver o setor.

 

No âmbito da Educação, o compromisso é a ampliação do programa Geração PRO, de educação gratuita de base para entrada de novos profissionais no mercado – o objetivo é atingir 5000 pessoas até 2028, através de parcerias com instituições do mercado. Em termos de Diversidade, o compromisso é eleger mais uma embaixadora mulher em 2026, além da garantia de 50% de seu grupo de comunidades das marcas formado por mulheres até 2027 e, presença de pessoas pretas e pardas entre nossos artistas embaixadores temos como visão ampliar em 35%. Já na Visibilidade da profissão, o compromisso é criar uma grande campanha anual em imprensa aberta, enaltecendo a profissão do cabelereiro no dia 19 de janeiro.

 

“Esse é o compromisso mínimo que nós de L’Oréal Produtos Profissionais estamos afirmando, mas nós acreditamos que a indústria precisa se unir. Nos próximos meses, pretendemos aprofundar o diálogo com o setor e trabalhar para estabelecer compromissos do mercado, que reforcem o reconhecimento e a valorização da profissão no Brasil.” – Joana Fleury.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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