POROSIDADE CAPILAR: O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA SABER PARA MANTER OS FIOS SAUDÁVEIS
- Gisele Barros
- há 2 horas
- 3 min de leitura
Em alta na internet, o tema da porosidade capilar desperta curiosidade e dúvidas - e o cosmetólogo e Educador Internacional da Keune Haircosmetics, Pedro Guimarães, explica o que é, como identificar e tratar.

Brilho e maciez não são os únicos indicadores de um cabelo saudável. Muitas vezes, mesmo com a aparência alinhada, os fios podem estar enfraquecidos por dentro. Excesso de procedimentos químicos, como descoloração e alisamento, o uso frequente de ferramentas térmicas e fatores externos, como exposição solar e poluição, contribuem para a perda de força e elasticidade — condições que muitas vezes elevam o nível da porosidade capilar, termo que vem se popularizando na internet.
Mas afinal, o que é porosidade? Segundo Pedro Guimarães, Cosmetólogo e Educador Internacional da Keune Haircosmetics, “a porosidade é a indicação da capacidade do cabelo de absorver e reter água e tratamentos. Todo cabelo tem algum nível de porosidade. Quando é baixa, as cutículas estão muito fechadas, o que pode dificultar a absorção de produtos, mas a hidratação é retida por mais tempo. Em níveis mais altos, as cutículas estão muito abertas e, com isso, o cabelo absorve água e produtos rapidamente, mas não consegue mantê-los de forma prolongada, o que resulta em um cabelo opaco, frágil e suscetível à quebra”, explica.
Confira algumas dicas do especialista para tratar de forma correta seus fios!
Como reconhecer os sinais
A porosidade dos fios se manifesta de diversas maneiras que são perceptíveis no dia a dia. O primeiro é o aspecto de um alto nível de porosidade é a aparência opaca e sem brilho, já que as cutículas desalinhadas não conseguem refletir a luz de forma uniforme. Além disso, ao passar as mãos pelo comprimento, o toque costuma ser áspero, e o cabelo se embaraça facilmente, o que favorece a formação de nós e aumenta o risco de quebra.
“Nos cabelos coloridos, o desbotamento acelerado da cor também é um indicativo de alta porosidade. Isso acontece porque, com as cutículas danificadas, o pigmento não se fixa corretamente na estrutura interna do fio. Como o cabelo poroso absorve água e tratamentos muito rápido, mas não consegue retê-los, até mesmo a ação do shampoo acaba retirando a cor de dentro da fibra”, explica Pedro.
Escolha os ativos certos para tratar
A partir desses sinais, é possível adotar estratégias de recuperação com ativos de eficácia comprovada, capazes de penetrar na fibra capilar e restaurar massa, nutrientes e equilíbrio.
Segundo Pedro Guimarães, dois ingredientes merecem destaque nesse processo: queratina e óleos nutritivos. “A queratina é fundamental para a saúde capilar, já que representa de 80% a 90% da composição do cabelo. Quando submetemos os fios a procedimentos químicos, há uma perda significativa dessa proteína, o que compromete a estrutura interna e aumenta a quebra. A reposição de queratina ajuda a reconstruir a fibra, devolver resistência e fortalecer os fios”, explica.
Já os óleos nutritivos (como os de coco, argan, abacate, monoi, maracujá e macadâmia) são ricos em lipídios, que ajudam a formar uma barreira natural nos fios, retendo a hidratação e protegendo contra danos “fórmulas com queratina e óleos são as mais indicadas para contornar altos níveis de porosidade”, complementa o profissional.
Além desses dois protagonistas, outros ativos também merecem atenção na hora de escolher os produtos certos. Aminoácidos de origem como seda, arroz e trigo, por exemplo, atuam como blocos de construção da fibra capilar, reforçando sua estrutura e aumentando a resistência. Já as proteínas vegetais ajudam a encorpar os fios, tornando-os mais firmes e protegidos contra danos mecânicos e químicos. Por fim, a manteiga de karité oferece nutrição profunda, auxiliando na retenção da umidade e no controle do frizz, para um cabelo mais macio e disciplinado.
Estabeleça uma rotina de cuidados
Para incluir esses ativos no dia a dia, o especialista recomenda o uso de máscaras ricas em proteínas, óleos e outros aminoácidos no dia a dia. “Em casos de cabelos muito danificados por químicas, a recomendação é aumentar a frequência dos tratamentos reconstrutores, garantindo uma recuperação mais rápida e eficaz”, orienta o educador da Keune, que também indica o uso de leave-ins e cuidados noturnos para recuperar a saúde dos fios “a umectação noturna pode ser um excelente aliado para restaurar cabelos com alto nível de porosidade. Você pode aplicar uma quantidade generosa de óleo de tratamento principalmente nas pontas e deixar agir durante a noite”, recomenda. Mas não esqueça: “seu cabeleireiro é o profissional mais indicado para orientar sobre o cronograma mais adequado para a sua realidade” finaliza.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








