INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É DESTAQUE NA ABERTURA DO ESTETIKA 2025
- Gisele Barros
- 1 de ago.
- 7 min de leitura
Equipamentos e softwares de última geração estão ao alcance dos profissionais de estética, saúde, beleza e bem-estar. Evento vai até o dia 03 de agosto em São Paulo.

Se a vida começa aos 30, como diz a conhecida máxima, a vida do Estetika – o mais importante encontro da área de estética, saúde, beleza e bem-estar na América Latina – começou muito bem. A 31ª edição do evento teve início nesta quinta-feira (31/07), no São Paulo Expo, com ambientes movimentados e a expectativa de receber 27 mil visitantes. Em quatro dias, a programação reúne atrações como o Congresso Científico Internacional de Estética (Congresso Estetika), os Simpósios Estetika e a Feira Estetika, com 200 marcas apresentando novidades em dermocosméticos, serviços e equipamentos para cuidados com o corpo, o rosto e a autoestima.
“O setor de estética cresce de forma acelerada no Brasil e no mundo, e isso exige dos profissionais um compromisso cada vez maior com práticas seguras, éticas e centradas no bem-estar das pessoas”, afirma Patrícia Doria, Show Manager do Congresso e Feira Estetika na GL events Exhibitions. “Nossa principal missão nesta edição foi alinhar esse debate às grandes tendências do setor, que hoje apontam para uma estética mais natural e menos invasiva”.
Congresso debate as possibilidades de uso da inteligência artificial
Um dos fatores que contribuem para o avanço do movimento também conhecido como quiet beauty, alicerçado em mais aceitação, menos urgência e mais naturalidade, é o avanço da inteligência artificial na área de estética. O 31º Congresso Científico Internacional de Estética, que teve início neste último dia de julho, incluiu a palestra “IA na estética: excelência nos tratamentos premium”. Apresentada pela esteticista e cosmetóloga Michelle Meleck, a apresentação abordou as transformações que a inteligência artificial vem promovendo nas clínicas, centros de estética e atendimentos em geral promovidos pelos profissionais do setor.
“O futuro da estética não é robótico, ele é híbrido. A tecnologia é absolutamente nada sem a sensibilidade humana. Por isso, nós nunca seremos substituídos por uma máquina, mas ela vai nos potencializar como profissionais”, destacou a especialista. “A jornada do novo profissional não é de venda de sessões, mas de entrega de transformação. Ele não copia protocolos, ele os cria. Ele não fica refém de modismos, ele trabalha com evidências e dita tendências. Ele interpreta dados como um cientista, mas escuta o seu paciente como um terapeuta”, avaliou Michelle.
Dentre as tecnologias e equipamentos disponíveis aos profissionais, Meleck demonstrou o uso do VECTRA H2, que permite o mapeamento tridimensional da face e do corpo, otimizando decisões clínicas e fortalecendo a relação do profissional com o paciente por meio de simulações realistas e seguras.
A programação científica do dia teve início com a palestra “Efeitos da massagem na liberação de neurotransmissores”, comandada pelo neurocirurgião e neurocientista Fernando Gomes, professor livre-docente da USP. Ele abordou como a massagem ativa vias neurais que afetam emoções, dor e bem-estar, com base em estudos sobre a liberação de neurotransmissores como serotonina e endorfinas. Outras sessões versaram sobre temas como oportunidades de negócio em terapias manuais, novas estratégias para o tratamento da flacidez e peelings de nova geração. Em um momento de reflexão, o ator e terapeuta integrativo Elam Lima apresentou a palestra “Quem cuida de você?”, propondo uma troca sobre o autocuidado no contexto dos profissionais da estética.
Com demonstrações práticas, o Congresso também trouxe técnicas de acompanhamento estético no pós-operatório de cirurgias plásticas e uma massagem exclusiva inspirada na cultura brasileira, desenvolvida pelo Buddha Spa. A curadoria educacional da atração é da esteticista e professora Maria de Fátima Lima Pereira, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia e uma das profissionais mais respeitadas do setor em nível internacional.

Soluções com IA integrada também são destaque na Feira Estetika
As marcas expositoras do Estetika 2025 escolheram o evento para apresentar ao público suas soluções embarcadas com inteligência artificial.
A DNA MED, por exemplo, lança o Vision 12D, um analisador de pele com tecnologia exclusiva que amplia em até 75 vezes a imagem da pele. Além disso, o dispositivo realiza 17 tipos de análises em segundos, identificando manchas, oleosidade, textura, rugas, poros dilatados, níveis de hidratação, colágeno e muito mais. Essa precisão permite diagnósticos personalizados e embasados, fortalecendo a confiança entre profissional e cliente.
Assim como o Vision, o Escalibur, novidade da Medical San, é uma solução inovadora para avaliar, planejar e apresentar tratamentos. Com tecnologia de Mapeamento Tridimensional de alta definição, por fotografias, aliada à IA, o equipamento permite simulações em tempo real de procedimentos como preenchimentos, aplicação de toxina botulínica, lasers e até cirurgias. Entre seus principais benefícios estão a possibilidade de realizar simulações em 3D com IA, gerar fotos e vídeos de “antes e depois”, realizar uma anamnese completa com coleta de dados e imagens de alta precisão e manter um acompanhamento contínuo com reconstruções tridimensionais armazenadas.
Para as áreas administrativas, o Belle Software é uma plataforma completa desenvolvida para otimizar a gestão de clínicas de estética, centralizando processos e facilitando o dia a dia dos profissionais. Entre as principais funcionalidades estão Agenda, Ficha de Avaliação, Venda de Planos, Financeiro, Conciliação Bancária, Controle de Acesso, Captação de Clientes, CRM, Lista de Segmentação, Marketing, Voucher, NPS, BI, Indicadores, Estoque, Comissão, Metas e Auditoria. Todas essas ferramentas foram pensadas para oferecer controle total, segurança e agilidade na operação da clínica, do atendimento ao financeiro.
Um dos grandes diferenciais do Belle Software está nos módulos adicionais com foco em inteligência artificial e automação. Com o Gestor IA, o profissional pode gerar relatórios e tomar decisões com base em dados concretos da clínica, sem precisar perder tempo com análises manuais. Já o BelleChat centraliza a comunicação com os clientes por múltiplas conexões de WhatsApp e oferece controle de acesso personalizado, combinando atendimento humano com IA.

1º Simpósio de Melasma abre as atividades do Estetika 2025
O melasma é uma condição dermatológica que aparece na pele como manchas escuras no rosto, geralmente em tons de marrom. Essas manchas costumam surgir nas bochechas, na testa, no nariz, no queixo e na região acima dos lábios. As mulheres são mais afetadas do que os homens. Um dos motivos mais frequentes é a gravidez, mas o uso de anticoncepcionais e de hormônios também pode contribuir para o aparecimento das manchas.
O tema foi o primeiro foco dos Simpósios Estetika, que acontecem ao longo dos quatro dias de evento abordando os temas de maior demanda no setor, como cuidados pré e pós-cirurgia plástica, lipedema e harmonização facial e corporal. “O melasma afeta principalmente pessoas entre 20 e 40 anos, sendo que 90% dos casos são em mulheres e com até 70% das gestantes apresentando algum grau da condição. É fundamental que estejamos reunidos hoje para discutir o melasma, com a perspectiva de diferentes profissionais e suas práticas baseadas em evidências”, destacou o curador do simpósio, Dr. João Tassinary.
Ao todo, foram oito palestras abordando diversos aspectos do tema, como “Inovações tecnológicas no tratamento do melasma” e “Fatos e controvérsias sobre a atuação da eletroterapia no melasma”. “Este simpósio é de extrema importância. Vivemos um cenário de grande acesso à informação. Diante da abundância de dados e publicações disponíveis, a busca pela melhor conduta diante de tantas informações é um desafio comum, e este simpósio busca contribuir para essa discussão”, conclui Tassinary.
Estetika Talks apresenta workshops gratuitos aos visitantes da Feira
Além das marcas expositoras, a Feira Estetika recebe novamente o Estetika Talks, espaço de workshops gratuitos aberto ao público da feira. Ao adquirir seu ingresso para a feira, simpósio ou congresso, o visitante tem acesso livre para participar das sessões que desejar.
Ao longo dos quatro dias de evento, serão mais de 50 palestras. Nesta quinta-feira, o destaque foi a mesa-redonda que colocou em pauta o futuro da estética com foco na valorização da beleza natural. O debate abordou desde a reversão de procedimentos como harmonizações faciais até o uso consciente de ativos e técnicas. A importância das massagens e dos exercícios faciais também foi destaque, compondo uma reflexão crítica e atual sobre os rumos da estética profissional.
Outro destaque do Estetika Talks são os workshops do SEBRAE-SP, parceiro de conteúdo do Estetika, que têm o objetivo de atualizar os empreendedores da área em sessões sobre obtenção de crédito e gestão de negócios. Mais informações podem ser acessadas neste link.
Diversidade de trajetórias marca o público do Estetika
Em 2025, o Estetika espera receber 27 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação. Dos estreantes aos veteranos, as expectativas são tão diversas quanto as experiências e origens de quem passa pelo evento.
Everlaini Araújo, por exemplo, tem 30 anos e atua como esteticista e cosmetóloga há cinco anos, em São José do Rio Preto (SP). Embora esta seja sua primeira visita ao Estetika, ela conta que já conhecia o evento há muito tempo, por meio de indicações frequentes, principalmente no meio acadêmico. “Na faculdade, os professores falavam bastante sobre o evento. Eu sempre tive vontade de vir, mas nunca tive oportunidade. Então, esse ano é a primeira vez que eu venho e estou muito feliz de poder conhecer. Já no primeiro dia a gente sente que realmente é algo pensado para nós, desde os palestrantes até os estandes.”
Já a colega Emanuelle Pinotti, de 25 anos, compartilha do mesmo tempo de experiência na área no interior de São Paulo, na cidade de Catiguá. Em sua segunda participação no Estetika, entretanto, ela resume a experiência com entusiasmo: “Eu espero o ano todo por esse evento”.
As avaliações do 1º Simpósio de Melasma foram também positivas. “O melasma sempre me interessou muito. Como foi abordado ao longo das palestras, é uma condição que pode ser tratada de diversas formas, o que abre um leque de possibilidades na prática estética. O que me trouxe ao evento foi justamente a busca por conhecimento”, comentou Pâmela Batista, biomédica e aluna de pós-graduação em Biomedicina Estética. “A experiência superou as expectativas. As palestras foram excelentes e todos os profissionais envolvidos demonstraram muita competência. Foi um dia de muito aprendizado”.
A farmacêutica Sara Giovanna, por sua vez, conta que o tema do simpósio chamou sua atenção. “O melasma está em alta, e sabemos que não tem cura, é uma condição que precisa ser constantemente controlada. Por isso, é essencial que nós, profissionais da área, estejamos preparados para oferecer um atendimento qualificado a quem sofre com essa condição. Achei as palestras incríveis, os profissionais foram excelentes e o conteúdo superou minhas expectativas”.
A 31ª edição do Estetika continua nesta sexta, 1º de agosto. O dia começa com o Simpósio Pré e Pós-Cirurgia Plástica e com Congresso Científico focado em palestras sobre rejuvenescimento e beleza natural. Além, claro, dos workshops do Estetika Talks. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no site do evento.
Estetika 2025 | 31ª Feira e 31º Congresso Científico Internacional de Estética
Data: 31 de julho a 03 de agosto de 2025.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo).
Mais informações e inscrições: neste link.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comments