top of page

INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR MOVIMENTA US$ 2 TRILHÕES, EXPANDE MERCADO E AQUECE INTERESSE ENTRE JOVENS POR ‘BELEZA E ESTÉTICA’

Investir em na aparência ranqueia entre o ‘top 3 prioridades’ da Geração Z, segundo a McKinsey & Company.


ree

A indústria do ‘bem-estar’ vem sendo redesenhada pelos gostos e interesses das gerações Y (millennials) e Z. É o que revela o relatório anual da McKinsey & Company, “The Future of Wellness”, que projeta uma movimentação de até US$ 2 trilhões no setor, impulsionada pela nova trend do momento: o self care (autocuidado) entre os mais jovens. 


Somente entre a Geração Z, atuais líderes da transformação, quase 30% revelam priorizar o bem-estar ‘muito mais’ que o comparativo ao ano passado. Nas gerações anteriores, esse cuidado pessoal alcançou a marca de 23%. Apesar das diferenças sutis, o relatório indica que algumas mudanças já podem ser observadas na indústria do ‘bem-estar’, como a preocupação crescente por uma ‘melhor aparência’ entre os nascidos da GenZ.  


À frente do interesse por condicionamento físico (fitness), nutrição e atenção plena (mindfulness), os cuidados para manter uma ‘boa aparência’ raqueia atualmente entre o top 3 prioridades dos mais jovens. Ainda segundo o estudo, esse cenário teria refletido o setor de ‘beleza e estética’, que se viu frente à nova leva de consumidores em seus estabelecimentos, comprando produtos de beleza em uma taxa maior que as gerações passadas. 


A McKinsey & Company também revelou que os gastos com procedimentos estéticos cresceram durante este período, com atenção especial para tratamentos que retardam o envelhecimento – mesmo entre as gerações mais novas. Somando dez anos à frente deste cenário, com especialidade em estética decolonial preta, a biomédica esteta Jéssica Magalhães explica que o cuidado com a pele, independente do método ou idade, é um ato contínuo de conexão e bem-estar que vai além da aparência propriamente dita. 


Na visão da especialista, o autocuidado é um exercício de presença. Isso explica porquê tantos jovens estão priorizando o cuidado estético. Para Jéssica, reservar um tempo de qualidade para os cuidados com a pele, corpo e imagem é uma forma de perceber as necessidades, limites e desejos do corpo, fortalecendo a autoestima e criando um laço de identidade com as raízes familiares, principalmente no caso de homens e mulheres negras


“Para pessoas negras, especificamente, aceitar e valorizar a própria estética é um ato de resistência e de cura. Historicamente, os traços, tons de pele e cabelos negros foram alvo de estigmas e padronizações eurocêntricas que negavam a diversidade da beleza. Reconhecer a potência da pele preta e cuidar dela de forma adequada significa ressignificar séculos de apagamento e se afirmar como sujeito de beleza e dignidade. Esse processo não é apenas estético, mas também político e profundamente ligado à saúde mental”, elucida. 


Jéssica, que assina os cuidados com a pele de nomes como Tarsila Alvarindo, Val Benvindo e Najara (NBlack), aconselha os mais jovens que estão na busca pelo bem-estar associado à estética, a começar com pequenas rotinas diárias, que fazem total diferença durante o dia a dia. Entre as principais dicas, se encontram: limpar e hidratar a pele de manhã e à noite; uso de protetor solar (para evitar manchas); escolher produtos que respeitem as necessidades de cada pele; e reservar um momento do dia para massagear o rosto


“Pequenos gestos de autocuidado auxiliam na redução da ansiedade, fortalecem a confiança e criam uma sensação de pertencimento ao próprio corpo. A estética, nesse sentido, é um apoio importante para o equilíbrio emocional. Ao invés de olhar para a pele apenas em busca de ‘defeitos’, é preciso enxergá-la como parte da história e identidade de cada pessoa. Cada marca, tom ou característica pode ser vista como expressão de vida. O cuidado estético, quando feito com consciência, deixa de ser uma obrigação e passa a ser um convite para transformação e reconexão. Nesse processo, a beleza deixa de ser um padrão e se torna uma forma singular de existir no mundo”, conclui a biomédica Jéssica Magalhães.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree





 


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page