top of page

GIVAUDAN ANUNCIA A APOSENTADORIA DO PERFUMISTA OLIVIER GILLOTIN

Em 2022, ele recebeu o prêmio Lifetime Achievement Perfumer Award da American Society of Perfumery (ASP) durante a World Perfumery Congress (WPC)



É com grande emoção que a Givaudan anuncia a aposentadoria de Olivier Gillotin no final de setembro de 2023, após uma ilustre carreira na perfumaria de mais de 45 anos, dos quais 25 anos na Givaudan.

Olivier descobriu a perfumaria em 1972 durante seus estudos de biologia. Destinado à Escola de Belas Artes em Paris, ingressou finalmente no ISIP, após dois estágios na Synarome e inspirado pelo seu primo J.-C. Dumat, perfumista da Chanel. Após a formatura e um ano de serviço militar com os “Chasseurs Alpins”, nos Alpes Franceses, Olivier iniciou sua carreira na Synarome na produção e no controle de qualidade, enquanto se candidatava paralelamente à várias empresas, para realizar seu sonho de se tornar um perfumista. Robertet foi o primeiro a oferecer-lhe um emprego como assistente de perfumaria em Paris, seguido pela Givaudan, onde foi aceito na Escola de Perfumaria em Vernier no início de 1977. Olivier acabou deixando a escola em meados de 1978 e finalmente ingressou na IFF. Depois de passar dois anos em avaliação em Paris, foi transferido para Hilversum na Holanda, como perfumista estagiário para trabalhar em sabões e detergentes. Após um breve período na França, Olivier foi enviado para a América Latina. Inicialmente planejado para passar cinco anos na IFF México, ele finalmente ficou 4 meses na Argentina e outros nove meses no Brasil, enquanto aguardava sua autorização de trabalho para o México. Ele chegou à Cidade do México no início de setembro de 1985, duas semanas antes do terrível terremoto.

Um ano depois, Olivier aceitou uma transferência para a cidade de Nova York, onde permaneceu por nove anos. Após sua primeira longa experiência nos Estados Unidos, Olivier decidiu retornar à Europa por motivos familiares e começou a trabalhar para a Creation Aromatique em Genebra, na Suíça. Logo após um período de várias aquisições e fusões pela H&R, Olivier conseguiu se integrar à Givaudan Roure em 1999. Inicialmente planejado para permanecer em Argenteuil, Olivier foi enviado de volta aos Estados Unidos um ano depois para substituir um perfumista que voltava à Europa. Como membro da equipe de perfumaria criativa da Noam Fine Fragrances desde então, Olivier tornou-se um forte pilar ao longo dos anos.

A rica e movimentada carreira de perfumaria de Olivier o levou a muitos países diferentes, cruzando caminho com várias personalidades da indústria. Adaptando-se constantemente a novos ambientes e aprendendo com cada situação, Olivier conseguiu aprimorar suas habilidades de formulação à perfeição, trazendo-lhe o enorme sucesso pelo qual é conhecido e altamente respeitado hoje. Promovido a VP Perfumer em 2002, Olivier recebeu o Lifetime Achiviement Award por sua carreira realizada e paixão pela arte da perfumaria da American Society of Perfumery em 2022.

Entre sua impressionante obra, composta por muitas e belas criações para as marcas mais prestigiadas, a Givaudan gostaria de destacar alguns marcos que marcaram a carreira de Olivier. Do seu período inicial em Fine Fragrances em N.Y.C., onde mencionam o “Red Door”, sua primeira grande vitória, seguido por “White Diamonds”, ambos de Elisabeth Arden. “Higher” de Dior, inspirado no licor de pêra “Williamine” e cocriado com seu colega e amigo Olivier Pescheux, assim como “Be Delicious for Men” de Donna Karan, a primeira fragrância desenvolvida pela casa com a molécula cativa “Pomarose” em uma dose alta, que estavam entre as vitórias favoritas de Olivier. Outros produtos a serem mencionados são “Polo Red” de Ralph Lauren, “Amalfi Citrus” de Dunhill, “Dark Suede” de Hawthorne e “Lavandes Trianon” de Lancôme.

Como exemplo chave para construir uma forte intimidade com o cliente, é importante mencionar o relacionamento próximo e duradouro construído com Karen Khoury da Estée Lauder, que rendeu uma infinidade de sucessos com a marca Tom Ford, como por exemplo o clássico de sucesso “Tom Ford Noir” e as fragrâncias “Tobacco Vanilla”.

É fascinante ver a paixão de Olivier pela perfumaria tão forte como sempre foi. Como um excelente conhecedor de ingredientes naturais e um fervoroso defensor das especialidades e moléculas cativas da Givaudan, Olivier também recebeu o dom único de identificar e preparar jovens talentos criativos, muitos dos quais se tornaram perfumistas de sucesso da Givaudan.

A Givaudan parabeniza e agradece Olivier por sua imensa carreira; sua lealdade à Givaudan e sua enorme contribuição ao longo de todos esses anos.

Xavier Renard Beat Studinger

Global Head of Fine Fragrances Head of Global Perfumery



Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria


Comments


bottom of page