ESTÉTICA TRIDIMENSIONAL: ABORDAGEM REVOLUCIONA REJUVENESCIMENTO FACIAL TRATANDO A PELE EM CAMADAS
- Gisele Barros
- há 6 dias
- 5 min de leitura
Se o envelhecimento ocorre em diversas camadas, tratar apenas uma delas não confere o resultado adequado. Por isso as abordagens tridimensionais têm ganhado atenção na Dermatologia.

Durante muito tempo, os tratamentos estéticos focaram apenas na superfície da pele. Mas com a evolução do conhecimento sobre a anatomia facial e os mecanismos do envelhecimento, surgiu uma nova forma de pensar os procedimentos: uma abordagem tridimensional que atua em diferentes camadas do rosto, inclusive de dentro para fora. Um dos exemplos mais inovadores desse conceito é o uso de laser intraoral, que permite tracionar a musculatura facial pela mucosa da boca, promovendo efeito lifting imediato e estímulo de colágeno profundo, segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Nos mecanismos do envelhecimento, os músculos perdem tração e ficam flácidos. Paralelamente, a pele sofre com a queda natural na produção de colágeno. A junção que existe entre pele e músculo, como consequência, também se torna mais frouxa, como se houvesse um descolamento, de forma que uma camada fica menos aderida à outra”, explica a dermatologista, reforçando que essa perda de sustentação precisa ser tratada não só de fora para dentro, mas com tecnologias que alcancem as camadas profundas, como o laser aplicado na mucosa intraoral. “Esse laser fornece calor dentro da mucosa oral para ajudar a elevar e sustentar a musculatura da pele. Existem vários benefícios como o fortalecimento dos músculos que sustentam o lábio superior, melhora do bigode chinês, da flacidez de canto de lábio e da flacidez do lábio superior”, completa.
Essa nova lógica de tratamento é complementada por outro ponto essencial: o planejamento técnico individualizado. Para a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o resultado natural dos procedimentos depende, antes de tudo, de uma boa avaliação. “Não é o avanço da tecnologia que possibilita um resultado natural, e sim, o conhecimento técnico, o diagnóstico correto e o ‘olhar’ do profissional responsável pelo planejamento e execução do tratamento de cada paciente”, afirma. Ela destaca que mesmo com técnicas antigas é possível ter resultados bonitos e discretos, desde que bem executadas. A médica compara o rejuvenescimento ao processo de construção de uma casa, em que cada etapa, da fundação ao acabamento, precisa ser respeitada para alcançar harmonia e durabilidade. “Quando se estuda a anatomia humana e o processo de envelhecimento, observamos várias mudanças em diversas estruturas da face. Ocorrem alterações nos ossos da face que ficam cada vez menos ‘densos’, nos músculos (que ficam cada vez mais finos e flácidos), na gordura da face (ocorre perda gradual dessa gordura) e na pele propriamente dita (diminuição de colágeno, elastina, ácido hialurônico causando flacidez, rugas, diminuição de viço). A pele vai diminuindo de espessura, ficando cada vez mais fina”, explica a dermatologista Dra. Paola. “Primeiro, precisamos examinar cada paciente. Apesar do processo de envelhecimento ocorrer em todas as estruturas da face para todos, em cada pessoa, uma ou outra estrutura é mais acometida. Primeiro, precisamos diagnosticar quais estruturas estão acometidas, quais as causas de cada queixa da paciente e então, a partir do diagnóstico, traçar um plano de tratamento, que podemos executar em pouco tempo, ou com intervalos, de acordo com cada paciente”, diz a Dra. Paola.
Segundo a dermatologista, os lasers tratam a superfície da pele e alguns ajudam a firmar a pele. “Ultrassom microfocado e radiofrequência monopolar tratam a parte ‘interna da pele’, mais profunda e mais superficial respectivamente. Isso ajuda a firmar; e um ultrassom microfocado operado por alguém capacitado pode fazer lifting facial e tratar papada, flacidez de pescoço”, explica a Dra. Paola. No caso do laser intraoral, por exemplo, a Dra. Flávia explica que o tratamento ainda pode ser potencializado com ultrassom microfocado e bioestimuladores, de acordo com a necessidade do paciente. “Ele atua no SMAS (sistema aponeurótico muscular superficial) e como há uma retração forte de tecido, ele ajuda a ‘colar’ essa ligação entre os músculos e a pele”, diz a dermatologista. “O efeito de tração é visto quase que imediatamente, mas podemos complementar o tratamento com o ultrassom microfocado e bioestimuladores injetáveis de colágeno, dependendo da necessidade do paciente”, diz a Dra. Flávia.
Nesse sentido, uma grande novidade é o Atria II, que associa, na mesma ponteira do ultrassom, as tecnologias de radiofrequência bipolar e de campo eletromagnético de maneira inovadora no mercado. “Enquanto a radiofrequência bipolar atua superficialmente, o ultrassom trabalha as camadas médias e profundas, chegando até a gordura. Já o campo eletromagnético vai trabalhar a musculatura”, diz o dermatologista Dr. Alexandre Filippo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, professor de Dermatologia e chefe do setor de laser e tecnologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. “A perda de colágeno não é a única causa da flacidez da pele. Existe também a chamada flacidez muscular. Então precisamos tratar essa perda da estrutura profunda da pele, o que é possível com o Atria II. Quando associamos o tratamento de todas as camadas, superficial, média e profunda, temos uma resposta muito mais completa e um resultado mais satisfatório e expressivo”, destaca o médico.
A Dra. Paola argumenta ainda que, se houver perda de gordura facial significativa, é preciso repor com ácido hialurônico. “Muitas pessoas tem medo de ficarem “demonizadas” e não querem preencher. Mas, quando bem indicado, e quando realizado com excelência, o preenchimento, também é um procedimento indetectável”, completa a médica.
Além disso, a superfície da pele não pode ser esquecida. “A hidrodermoabrasão do Hydrafacial, por exemplo, ajuda no glow, pois remove o que impede a luz de refletir de forma harmônica (células mortas, excesso de sebo, poros sujos) e repõe o que a pele precisa para brilhar (água, lipídios, antioxidantes), respeitando a fisiologia cutânea. É como se fosse um detox para a pele, o que ajuda na clareza óptica, com menos opacidade e mais brilho”, esclarece a Dra. Flávia.
O mais importante, segundo as médicas, é o diagnóstico preciso. A avaliação da quantidade de sessões de cada tratamento é completamente individual, segundo a Dra. Flávia. “Os resultados são progressivos e a pele continua a apresentar melhorias até seis meses após a sessão”, finaliza a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro.
FONTES:
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*LMG - A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos, dermatológicos, ginecológicos e vasculares. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, ultrassom focado e estimulação muscular em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon, Solon G, Solon V, ATRIA e T Sculptor. Instagram: @lmg_oficial
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

コメント