ENTREVISTA COM MARCELO RASKIN, CEO DA KEUNE BRASIL: SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA, PRODUTO E IMPACTO
- Gisele Barros

- 26 de mai.
- 7 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.
Em conversa exclusiva com o ALL SENSEZ, Marcelo Raskin revela como a Keune está transformando seus valores centenários em práticas concretas de ESG, inovação sustentável e impacto social, do laboratório ao salão de beleza.

É possível construir uma indústria da beleza que respeite o planeta, as pessoas e ainda ofereça alta performance? Para a Keune, sim. E essa jornada tem sido guiada por princípios que precedem as tendências ESG.
Nesta entrevista exclusiva para o Portal ALL SENSEZ, conversamos com Marcelo Raskin, CEO da Keune Brasil, que compartilhou os bastidores da estratégia sustentável da marca holandesa centenária. De certificações globais como a B Corp ao impacto social local, passando por inovação em produtos veganos e embalagens recarregáveis, a Keune mostra que ser regenerativa não é apenas um diferencial, é um compromisso de futuro.
Quem é Marcelo Raskin? Conte-nos um pouco sobre a sua carreira e sua posição atual no Keune Brasil.
Sou curitibano, pai de duas meninas e tenho orgulho da minha trajetória profissional e pessoal. Estou na Keune desde 2006, atuando na holding da minha família, e desde 2020 ocupo o cargo de CEO da Keune no Brasil. Antes disso, desde 2016, exerço a função de Vice-presidente Geral da empresa.
Minha formação em Administração é pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Negócios Internacionais pela FAE. Também concluí um MBA Executivo na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, e participei do Management Acceleration Program no INSEAD, na França. Antes de me dedicar integralmente à Keune, tive experiências profissionais em multinacionais de diferentes segmentos, o que contribuiu para a visão estratégica que aplico hoje nos negócios da família.
Como a sustentabilidade está posicionada dentro da estratégia global da Keune?
“Pelas pessoas. Pelo planeta. Pelas futuras gerações.” Essas três frases são muito importantes para nós e são como uma bússola moral. Neste sentido, somos uma marca com 103 anos e que nunca fez testes em animais, por exemplo. Há alguns anos, as pautas ESG Ganharam destaque e importância dentro das empresas, mas os valores que permeiam essas pautas sempre fizeram parte da nossa realidade.
Em 2023, recebemos a certificação B. Corp, que avalia rigorosamente inúmeros critérios, de fornecedores a clientes, além dos impactos ambientais e na sociedade. Nossos resultados foram impressionantes e não tivemos que fazer nenhuma adaptação, ou seja, nós já estávamos cumprindo todas as regras há algum tempo. Isso porque somos uma empresa que tem consciência dos seus impactos e estamos sempre em busca de minimizá-los. Não se trata apenas de uma estratégia corporativa, mas sim dos valores que são a base do negócio.
No Brasil, nossa Academia de São Paulo é um grande destaque. Com placas solares e cisternas para captação de água da chuva, o espaço é referência para a marca em todo o mundo.

Quais são as prioridades da Keune Brasil em termos de sustentabilidade para os próximos anos?
Estamos fazendo um grande estudo e mapeamento das nossas iniciativas atuais e das oportunidades de melhorias em diversas frentes da nossa operação.
Investimos em uma consultoria especializada e experiente que após o mapeamento irá propor caminhos para ampliarmos nossas iniciativas, mas também para organizarmos melhor as atuais, com transparência, indicadores e acompanhamento.
A Keune Haircosmetics Holanda estabeleceu 10 metas para serem cumpridas até 2030. Entre elas estão:
· Melhorar o bem-estar animal: temos o orgulho de dizer que nunca fizemos nossos testes em animais. Com um portfólio de produtos com muitas opções veganas, continuamos com esforços para criar produtos que ofereçam qualidade máxima sem ingredientes animais em sua composição.
· Bem-estar e felicidade dos colaboradores: Uma das prioridades da Keune são nossos funcionários, e estamos sempre buscando maneiras de tornar o espaço de trabalho um lugar que promova saúde, relações próximas e bem-estar.
· Crescimento de comunidades. Como uma empresa familiar, prezamos pelo crescimento estrutural das comunidades locais em cada um dos mais de 80 países onde atua.
· Reduzir a pegada de carbono em 50%: Até 2030, pretendemos reduzir sua pegada de carbono em 50%, tornando não apenas sua fábrica mais sustentável, mas também outros processos que emitem carbono indiretamente.
· Reciclar ou reutilizar 90% da água: nos comprometemos a reciclar ou reutilizar 90% da água empregada nos processos de sua fábrica até 2030.
· Reciclar ou reutilizar 90% dos resíduos: Tanto na fábrica como em seus escritórios, planejamos que, até 2030, 90% do lixo produzido seja reciclado ou reutilizado.
· Embalagens feitas com 100% de material reciclado ou biodegradável: Até 2030, todos os materiais usados nas embalagens serão reciclados ou biodegradáveis.
· Embalagens recicláveis, reutilizáveis ou recarregáveis: Até 2028, 100% das embalagens serão recicláveis, reutilizáveis, ou recarregáveis através de refis.
· Ingredientes naturais 100% sustentáveis e rastreáveis: Tanto nas embalagens quanto nos produtos, até 2030 todos os ingredientes naturais utilizados por nós serão totalmente rastreáveis e sustentáveis.
· Aumentar a transparência: percebemos a importância da transparência em toda a cadeia de suprimentos e fornecedores e por isso este é um dos nossos compromissos.
Quais linhas de produtos da Keune foram desenvolvidas com foco específico em sustentabilidade?
Como empresa B.Corp, acho que podemos dizer que a Keune como um todo tem um olhar muito comprometido com a sustentabilidade. Podemos destacar a linha So Pure - assim como todos os outros produtos da Keune, a linha So Pure não é testada em animais. Além disso, utiliza mais de 90% de ingredientes naturais certificados e resíduos da beterraba sacarina, eliminando a necessidade de cultivar novas plantações.
Cada solução é acompanhada por um shampoo e um condicionador refiláveis, disponíveis em frascos de 400 ml ou 1000 ml. As novidades da linha apresentam 57% menos plástico por ml, considerando seis embalagens de refil de 400 ml, comparado com os antigos frascos de 250 ml de So Pure. A nova fórmula, mais concentrada, permite que o consumidor utilize menos produto para obter o melhor resultado.

A linha “So Pure” é 100% vegana e cruelty-free. Existem planos de expandir esse modelo para outras linhas da marca?
Todos os produtos da marca são cruelty-free desde o nosso início em 1922. Quanto às fórmulas veganas, temos caminhado para trazer ao nosso portfólio produtos completamente livres de ingredientes de origem animal, começando pelas nossas linhas de coloração onde as fórmulas são 100% veganas. A linha de finalizadores Style, por exemplo, conta com quase todos os produtos com fórmulas veganas (apenas um deles não é). Recentemente lançamos também a nova linha Bond Fusion, produtos reconstrutores para serem usados durante e após processos químicos, e as novas fórmulas são 100% veganas também. Nossos cientistas têm trabalhado fortemente para fazermos as adaptações necessárias sem comprometer a qualidade dos produtos.
Há projetos para promover logística reversa ou reciclagem das embalagens junto ao consumidor?
Até 2028 todas as embalagens serão 100% recicláveis, reutilizáveis ou com sistema de refil, que deverão ser produzidas a partir de materiais reciclados ou de base biológica. Já temos a linha So Pure, com sistema de refil, mas que também representa um desafio e uma mudança comportamental do consumidor, já que a maioria ainda não é habituada a esse tipo de iniciativa. Também trabalhamos com refil em nossos pós descolorantes. A linha masculina 1922, itens de coloração e finalizadores Keune Style passaram por mudanças recentes com o objetivo de tornar os produtos mais sustentáveis, tanto em embalagens quanto nas fórmulas. E esse é o caminho que a marca tem seguido para todos os produtos.

A empresa possui políticas internas de diversidade, equidade e inclusão que se alinham à pauta ESG?
Apoiamos alguns projetos sociais que temos muito orgulho. Acreditamos em diversificar o suporte à sociedade com ações que contribuam para amparar pessoas em situação de vulnerabilidade e também para fomentar um futuro melhor para as próximas gerações.
Entre nossas práticas consolidadas estão:
● Contribuir com tratamentos de saúde infantil: revertemos ao Hospital Pequeno Príncipe o lucro da venda de produtos aos nossos colaboradores;
● Oferecer base profissional: junto com o Instituto Profissionalizante Mangueira, promovemos a transformação da realidade de moradores de comunidades do Rio de Janeiro que buscam um ofício e uma fonte de renda. Além de todo o apoio educacional e produtos, também atuamos como suporte para a entrada destes profissionais no mercado de trabalho com taxa de empregabilidade superior a 80%.
●Destinar resíduos sólidos adequadamente e gerar renda neste processo: apoiamos cooperativas de reciclagem, proporcionando trabalho, melhoria de renda e inclusão social aos recicladores por meio de aporte de recursos financeiros proporcionais ao peso das embalagens colocadas no mercado.
Quais os maiores desafios enfrentados pela Keune Brasil na jornada da sustentabilidade?
É a conscientização de todos sobre a necessidade de mudar seus hábitos atuais em prol de algo que não vai ter um retorno visível e concreto num curto espaço de tempo. Mudar a forma de fazer as coisas exige bastante esforço, e se não houver um grande trabalho de conscientização e ajuda na implementação, pouca gente vai adotar as mudanças necessárias e o impacto positivo pode ser limitado. Nós, como empresa e marca que se relaciona com tantas pessoas, precisamos inspirar e mostrar os caminhos para que possamos ampliar os impactos de forma exponencial.
Como você enxerga o papel da Keune na construção de uma indústria de beleza mais ética e regenerativa?
Nós não só estamos sempre em busca de nos tornarmos uma empresa melhor como também buscamos amplificar nossas boas práticas. Posso citar um evento que fizemos no ano passado, o Keune Feel It, que teve como objetivo incentivar nossos clientes a adotarem práticas mais sustentáveis dentro do salão de beleza. Na ocasião, tínhamos um salão modelo e levamos ao palco alguns palestrantes para falarem sobre assuntos que se conectassem ao tema e incentivassem nossos clientes a repensarem o dia a dia dos seus salões. Foi um evento grandioso, para quase mil pessoas, um espaço para muitas trocas de experiências e conversas muito direcionadas para que negócios possam causar bons impactos.
Também vale comentar sobre um dos cursos que temos na nossa grade, que é voltado para boas práticas dentro do salão de beleza - o Green Salon.

Entendemos que somos parte do todo, que temos responsabilidade, e que contamos com uma ampla rede de pessoas conectadas à nossa marca, com as quais também temos a oportunidade de nos envolver nessas ações.
Longe de ser apenas uma moda momentânea, a sustentabilidade vem se firmando como um dos pilares da nova indústria da beleza e a Keune desponta como uma das protagonistas dessa transformação. Com uma visão holística que alia inovação, ética, impacto social e educação de mercado, a marca reafirma seu protagonismo ao mostrar que é possível transformar valores em ações reais.
Nas palavras de Marcelo Raskin, “precisamos inspirar e mostrar os caminhos”. E a Keune tem feito exatamente isso, construindo, passo a passo, um ecossistema mais consciente para consumidores, profissionais e para o planeta.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários