top of page

EFICAZ NO MELASMA, ÁCIDO TRANEXÂMICO PODE SER USADO EM CREMES E PROTETORES PARA TRATAR MANCHAS

Queridinho da pele no inverno, período em que o tratamento de manchas cresce, o ácido tranexâmico tem três mecanismos de ação que ajudam no controle do melasma.



O melasma é uma condição de pele que causa a formação de manchas escuras principalmente no rosto, mas também em outras áreas expostas ao sol. Atualmente, os estudos sobre o melasma destacam a participação do processo inflamatório na piora das manchas. “O melasma pode ser agravado por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. A exposição desprotegida em radiação UV é o principal fator desencadeante, mas a luz visível e o infravermelho também desempenham um papel importante. O calor, seja de fontes naturais como o sol ou artificiais como secadores de cabelo e saunas, pode desencadear respostas inflamatórias que pioram o quadro. Alterações hormonais, como as ocorridas na gravidez, uso de anticoncepcionais e terapias hormonais, são outro grande agravante. Além disso, o uso de cosméticos ou procedimentos inadequados, como ácidos fortes aplicados sem orientação médica, pode sensibilizar a pele e aumentar a pigmentação”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Um dos grandes ingredientes cosméticos para o tratamento do melasma é o ácido tranexâmico, que agora está presente em inúmeros produtos, desde cremes noturnos até protetores solares. “O ácido tranexâmico é altamente eficaz no tratamento de melasma e outras formas de hiperpigmentação, como manchas pós-inflamatórias (PIH), comuns após acne, dermatites e procedimentos dermatológicos. Sua ação ocorre por diferentes mecanismos que culminam no tratamento das manchas”, diz o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Segundo o médico, os três mecanismos principais são: inibição da plasmina, regulação da vascularização e modulação da produção de melanina. “O ácido tranexâmico bloqueia a ação da plasmina, uma enzima envolvida no processo inflamatório que estimula os melanócitos a produzirem mais melanina. Como o melasma tem um forte componente inflamatório, essa ação reduz a pigmentação exacerbada. No segundo ponto, como o melasma está frequentemente associado a uma neovascularização excessiva, o ácido tranexâmico atua regulando esses vasos sanguíneos, diminuindo o estímulo inflamatório sobre os melanócitos. E, por fim, ele age inibindo a transferência de melanossomas (as estruturas que contêm melanina) dos melanócitos para os queratinócitos, reduzindo assim a aparência das manchas escuras na pele”, comenta o Dr. Renato Soriani.


O médico diz que estudos científicos comprovam que o ácido tranexâmico pode clarear o melasma de forma significativa, tanto quando utilizado topicamente, em cremes e séruns, quanto via oral, em doses controladas e sob supervisão médica. Outra recomendação fundamental é o uso diário do fotoprotetor. “Os cuidados diários para o tratamento do melasma incluem o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS 50 ou superior, reaplicado a cada duas horas, mesmo em ambientes internos”, diz a Dra. Lilian.


Se o ácido tranexâmico é eficaz e o protetor solar é indispensável no controle do melasma, uma das estratégias em lançamentos é unir as recomendações em um protetor solar com ácido tranexâmico, como é o caso do Biosole TX FPS 80, da Ada Tina, um fotoprotetor clareador com ácido tranexâmico especialmente desenvolvido para peles com manchas e melasma. “O Biosole TX FPS 80 bloqueia três vezes mais o melasma, pois conta com a tecnologia Melative Block, que contribui para a redução de manchas e a uniformização do tom de pele. Ao mesmo tempo, o produto protege a pele contra os danos nocivos do sol por 12 horas sem reaplicação, o que previne o escurecimento e surgimento de hiperpigmentações. Pensando para a pele brasileira, o produto ainda tem toque seco prolongado e é resistente à água e ao suor”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina. O produto, de textura fluida, combina Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Difendiox, que atuam sinergicamente para proteger a pele, combater manchas e melasma e prevenir o envelhecimento precoce. “O Ácido Tranexâmico bloqueia os mensageiros inflamatórios responsáveis pelo processo de hiperpigmentação da pele, inibindo a síntese de melanina (pigmento que dá cor à pele), além de reduzir a atividade da tirosinase, enzima responsável pelo processo de formação desse pigmento. Dessa forma, tem poderosa ação contra manchas e melasma sem risco de efeito rebote”, destaca o especialista Dr. Maurizio. “A Niacinamida, por sua vez, também ajuda no clareamento de manchas e na uniformização do tom e da textura da pele, além de fortalecer a barreira cutânea para potencializar a proteção contra agressores externos. Já o Difendiox é um ingrediente exclusivo que combina 14 antioxidantes naturais e é rico em polifenóis, assim potencializando a proteção biológica contra a radiação UVA e UVB, luz azul, luz visível, poluição e reduzindo os danos causados pelos radicais livres”, acrescenta o farmacêutico. Para produtos diversos com ácido tranexâmico, o Dr. Renato Soriani recomenda o uso contínuo por pelo menos três meses, sempre associado a filtro solar de amplo espectro, já que a exposição à luz visível pode piorar o melasma.


Por fim, o dermatologista ainda ressalta que o melasma precisa de um tratamento individualizado e devidamente planejado por um médico especialista. “Em muitos casos, o laser de picossegundos é uma peça-chave para reduzir as manchas escuras do melasma. Essa tecnologia causa uma microfragmentação da melanina, pigmento responsável pelas manchas, quebrando-a em pequenos pedaços para ser mais facilmente eliminada pelo organismo”, acrescenta. Entre os lasers de picossegundos, uma novidade é o Quadri Pico, que é capaz de atuar no tratamento do melasma e outros tipos de manchas, incluindo melanoses solares e efélides (sardas). “Nas manchas, ele age nos melanócitos para esvaziá-lo, ou seja, ele interage com os grânulos de melanina na hora para destruir esse pigmento”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Enquanto o laser de nanossegundos não é puro, ou seja, apresenta efeito fototérmico e fotocústico, o laser de picossegundos traz apenas ação fotoacústica nessa configuração. O tratamento do Quadri Pico para as manchas evita o risco de produzir uma reação inflamatória pelo calor gerado na pele, o que poderia piorar as manchas”, explica o Dr. Abdo. São indicadas quatro sessões com intervalo de 15 dias. 


FONTES:


*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato


*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato


*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao 




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page