top of page

ADESIVOS PARA ACNE FUNCIONAM? ENTENDA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

O recurso pode ser utilizado como uma alternativa para lesões pequenas e inflamatórias, mas não devem ser considerados um tratamento regular e também não são recomendados para lesões mais profundas.



Os adesivos para acne, também conhecidos como adesivos secativos para espinhas, são produtos recomendados para casos de espinhas superficiais inflamadas, e, contam com ativos que evitam infecções e aceleram a cicatrização da região lesionada. Essa tecnologia não pode ser considerada um tratamento, por tratar somente casos superficiais. “Os adesivos secantes para espinhas devem ser considerados mais como uma solução adjuvante do que como um tratamento primário para a acne. Eles são eficazes no manejo de lesões inflamatórias isoladas, ajudando a acelerar a recuperação da pele e a minimizar a aparência de espinhas”, diz a Dra. Lilian Brasileiro, médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Eles não são considerados tratamentos de acne porque o efeito deles é apenas localizado e fugaz”, pondera a Dra. Mônica Aribi, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Ou seja, eles não abordam as causas subjacentes da acne, como alterações hormonais, excesso de produção de sebo ou obstrução dos folículos pilosos. Embora sejam uma ferramenta útil para aliviar sintomas e prevenir complicações, um tratamento abrangente para a acne geralmente requer uma combinação de abordagens terapêuticas, incluindo cuidados tópicos e sistêmicos conforme necessário”, completa a Dra. Lilian.


Segundo a Dra. Claudia Marçal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os adesivos atuam provocando um processo de cauterização da pele. “A grande maioria possui em sua formulação o ácido salicílico em concentrações que variam de 0,5 a 2%. Muitos pacientes não devem fazer uso deles porque o ácido salicílico é um pouco irritativo para algumas peles mais sensíveis, reativas ou com tendência a dermatites como por exemplo a dermatite atópica e a dermatite seborreica”, afirma a dermatologista. “Esse processo de cauterização ocorre em função do ácido salicílico ser um beta-hidroxiácido e possuir propriedade queratolítica, ou seja, de remoção de estrato córneo”, complementa. A Dra. Lilian Brasileiro completa: “O adesivo também protege a área de contaminação externa e evita a manipulação direta, que pode causar irritação adicional ou cicatrizes.”


Vantagens e desvantagens – Em relação aos pontos positivos desse recurso, a Dra. Lilian Brasileiro destaca a eficácia dos componentes dos adesivos. “Eles são formulados para tratar espinhas localizadas, contendo ativos como ácido salicílico, enxofre ou peróxido de benzoíla, que ajudam a reduzir a inflamação, a eliminar bactérias na região da espinha, a desobstruir os poros e, também, a controlar a produção de sebo, mantendo a área afetada menos oleosa.” Essa aplicação localizada permite um alívio rápido dos sintomas, como vermelhidão e inchaço. “As vantagens são a entrega do ácido salicílico mais rapidamente e mais profundamente, causando então uma melhora da pústula mais rápida”, complementa a Dra. Mônica Aribi. Por outro lado, eles podem ter efeitos adversos, como o ressecamento. “As desvantagens incluem causar irritabilidade no local, ser muito agressivo e poder ferir a região”, diz a Dra. Mônica. De acordo com a Dra. Lilian Brasileiro, além disso, os adesivos não são suficientes para casos de acne severa ou recorrente, que necessitam de outros tratamentos. “Em geral, esses produtos são seguros para a maioria das pessoas, mas é recomendável evitar o uso em áreas com pele extremamente irritada, feridas abertas ou condições dermatológicas que possam ser exacerbadas pelo adesivo. É aconselhável realizar um teste de compatibilidade para garantir que não haja reações adversas”, explica.


Tempo de ação – Já a Dra. Claudia Marçal destaca a necessidade de atenção no tempo de ação dos adesivos, especialmente em possíveis casos alérgicos. “O ideal é deixá-lo agir por 12 horas e não menos do que um período de 8 horas.  Caso a pele seja muito sensível, nós podemos reduzir esse tempo para um período de 4 a 6 horas, porém, talvez haja uma perda da efetividade”, pondera. Além disso, o período de aplicação do adesivo também pode oferecer variações nos resultados. “A aplicação noturna é vantajosa porque permite que o adesivo permaneça em contato com a pele por várias horas sem interrupções, potencializando seus efeitos. O período prolongado de contato ajuda a reduzir a inflamação, absorver o exsudato (fluido proveniente de uma lesão) da espinha e acelerar o processo de cicatrização. Além disso, dormir com o adesivo reduz a exposição a fatores externos que podem comprometer sua eficácia e oferece um tratamento contínuo para a lesão”, recomenda a Dra. Lilian Brasileiro.


Adesivos hidrocolóides – Os hidrocolóides formam outro grupo de adesivos com funcionamento parecido. “O adesivo hidrocolóide serve para absorver as secreções formadas por lesões inflamatórias, não somente acne, mas também para cicatrizes”, relata a Dra. Monica Aribi. Ou seja, por se tratar de uma ferramenta focada em feridas mais profundas, esses adesivos podem possuir compostos diferentes. Os hidrocolóides são adesivos que auxiliam no processo de cicatrização, fazendo um processo de absorção de secreções que estão presentes na pele. Podem ser usados sobre feridas, áreas exsudativas e áreas que precisem de uma proteção, visto que muitas vezes a pele esteja sem a integridade da função barreira”, afirma a Dra. Claudia Marçal. A Dra. Lilian Brasileiro destaca as principais diferenças entre as duas tecnologias. “A principal diferença entre os adesivos hidrocolóides e os adesivos secantes para espinhas é que os últimos contêm ingredientes ativos direcionados especificamente para o tratamento da acne, como ácido salicílico, peróxido de benzoíla ou enxofre”, relata. “Esses ingredientes não só ajudam a secar a espinha, mas também a tratar a inflamação e a obstrução dos poros. Por outro lado, os adesivos hidrocolóides são mais voltados para a proteção e a absorção de fluidos, criando um ambiente favorável para a cicatrização, mas podem não abordar diretamente a acne com a mesma eficácia dos adesivos secantes que contêm ingredientes terapêuticos”, finaliza a Dra. Lilian Brasileiro.


FONTES:


*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato


*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal


*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi




Por, 

Gisele Barros 

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Especialista no Mercado de Fragrâncias 

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria 

Gisele Barros   Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ 

Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page