top of page

ÓLEOS ESSENCIAIS PODEM REDUZIR ESTRESSE E FADIGA EM QUEM PASSA HORAS NO COMPUTADOR

O que alguns chamam de rotina digital facilitada pelo mundo conectado, pesquisadores já chamam de “poluição digital” causada pelo excesso de estímulos luminosos, sonoros e informacionais que desgastam a atenção, aumentam a ansiedade e afetam até a qualidade do sono.


ree

Para a aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência Daiana Petry, uma maneira simples e natural de minimizar esses efeitos é incluir a aromaterapia no ambiente de trabalho. 


“Os óleos essenciais têm compostos aromáticos capazes de estimular áreas específicas do cérebro, promovendo relaxamento, foco ou energia, conforme a necessidade. No contexto digital, eles funcionam como um contrapeso sensorial, ajudando o corpo e a mente a saírem do estado de alerta constante”, explica Daiana.


Ela conta que a aromaterapia ajuda na redução do estresse pelo uso de óleos como lavanda, laranja-doce e bergamota que ativam neurotransmissores ligados ao bem-estar, como serotonina e dopamina. 


“É possível ainda melhor a concentração com o uso de hortelã-pimenta, limão tahiti ou alecrim que estimulam o córtex pré-frontal, favorecendo foco e clareza mental, e ainda, para manter o equilíbrio emocional os óleos essenciais como bergamota, cedro-atlas, pinho siberiano ou sândalo álbum têm efeito regulador sobre o sistema nervoso autônomo, diminuindo picos de ansiedade”, ensina. 


Um estudo (1) demonstrou que a inalação do componente acetato de bornila, presente no óleo essencial de pinho siberiano, promove relaxamento do sistema nervoso autônomo e reduz o nível de ansiedade e agitação após a realização de atividades com o computador. Apesar de promover relaxamento não foram observados prejuízos no desempenho das atividades durante a pesquisa. 


“É possível ainda melhor a concentração com o uso de hortelã-pimenta e alecrim estimulam o córtex pré-frontal, favorecendo foco e clareza mental e ainda manter o equilíbrio emocional com aromas de cedro, ylang-ylang e sândalo têm efeito regulador sobre o sistema nervoso autônomo, diminuindo picos de ansiedade”, ensina. 


Dicas para “higienizar” o ambiente digital com aromas


  1. Difusor elétrico ou ultrassônico


    Colocar de 6 a 8 gotas do óleo essencial escolhido em água e ligue o difusor por 30 a 60 minutos no início do expediente ou nos momentos de maior sobrecarga.


  2. Spray aromático para o ar


    Misturar 100 ml de água filtrada, 10 gotas de óleo essencial e 1 colher de sopa de álcool de cereais; borrifar no ambiente sempre que sentir cansaço mental.


  3. Pausa olfativa


    Inspirar profundamente o aroma direto do frasco ou de um lenço com 1 a 2 gotas para uma “micro pausa” de reenergização entre tarefas.


Segundo Daiana, a poluição digital não é apenas cansaço visual: é um estado de sobrecarga do sistema nervoso. “Assim como saímos ao ar livre para respirar ar puro, precisamos oferecer ao nosso cérebro estímulos que o ajudem a desacelerar. O aroma é uma das vias mais rápidas e eficazes para isso, pois a informação olfativa chega ao sistema límbico – no cérebro - em frações de segundo”, finaliza. 



Estudo (1): Matsubara E, Fukagawa M, Okamoto T, Ohnuki K, Shimizu K, Kondo R. (-)-Bornyl acetate induces autonomic relaxation and reduces arousal level after visual display terminal work without any influences of task performance in low-dose condition. Biomed Res. 2011 Apr;32(2):151-7. doi: 10.2220/biomedres.32.151. PMID: 21551951




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree






 

Comentários


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page