ÁCIDOS NO SKINCARE: USO DOS ATIVOS RENOVADORES REALMENTE DEVE SER INTERROMPIDO NO CALOR?
- Gisele Barros
- há 2 minutos
- 4 min de leitura
Time de especialistas explica como renovar a pele com eficácia e segurança independentemente da estação

Os ácidos figuram entre os ativos mais populares e eficazes quando o assunto é a rotina de cuidados com a pele. No entanto, muitas pessoas possuem receio de utilizar essas substâncias, principalmente durante as épocas mais quentes do ano, por serem fotossensíveis, podendo manchar ou irritar a pele quando expostos ao sol. Mas, afinal, o uso dos ácidos realmente deve ser reservado às estações mais frias e interrompido quando a temperatura sobe? “Na verdade, depende mais do comportamento da pessoa do que da estação propriamente dita. Por exemplo, nos estados do Norte e Nordeste do país, onde há sol forte durante o ano todo, muitas pessoas utilizam ácido na rotina skincare normalmente. O que eu quero dizer é que até mesmo no verão, que é a estação mais quente do ano, é possível manter o uso dos ácidos desde que as devidas precauções sejam tomadas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A especialista explica que as principais recomendações para quem deseja manter o uso dos ácidos no calor estão relacionadas à exposição solar. “Você não precisa interromper o uso dos ácidos se evitar se expor ao sol. Procure manter-se na sombra, aplique o fotoprotetor diariamente e reaplique a cada duas horas. Além disso, lembre-se de higienizar muito bem o rosto pela manhã para remover o ácido aplicado na noite anterior”, afirma a médica. No entanto, se você vai para a praia, piscina ou qualquer outro lugar em que ficará prolongadamente exposta ao sol, o ideal é interromper o uso das substâncias independentemente da estação. “Se a pessoa sabe que irá se expor ao sol, o ideal é suspender o ácido três noites antes da exposição solar. E se estiver utilizando e acontecer exposição solar mais intensa, o ideal é suspender o ácido até que a pele esteja 100% recuperada (sem vermelhidão, sensibilidade ou ardor, com hidratação recuperada)", aconselha a Dra. Paola Pomerantzeff.
Vale ressaltar ainda que existem diferentes tipos de ácido, cada um deles com propriedades e graus de fotossensibilidade distintos. “O retinol é conhecido por ser um potentes estimulador da renovação celular e da síntese de colágeno. Ele age na camada mais profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina e proporcionando uma pele mais firme e com menos sinais de envelhecimento. Porém, com o uso, a pele se torna mais sensível à luz do sol. Por isso, a aplicação deve ser feita à noite, sempre seguida de um hidratante para minimizar possíveis irritações, e o uso do protetor solar é obrigatório durante o dia", destaca a Dra. Lilian Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Já os alfa-hidroxiácidos, como o ácido dioico e málico, são mais suaves, causam menor irritação e menor fotossensibilidade. “Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) são clareadores, reparadores e suavizantes. Nessa categoria, vale destacar o ácido glicólico, que é o menor de todos os AHAs e, por isso, penetra mais profundamente na pele, oferecendo os melhores resultados quando se trata de antienvelhecimento e ação esfoliante”, afirma a Dra Paola Pomerantzeff. No mercado, é possível encontrar diversas opções de produtos formulados com AHAs, como é o caso do Niacinamide Peeling, da Ada Tina, um sérum peeling dermatológico com niacinamida e ácido hialurônico, glicólico, mandélico e salicílico que clareia manchas, reduz rugas, controla a oleosidade e combate acne, deixando a pele mais firme, iluminada, uniforme e rejuvenescida.

Mas, para quem prefere evitar o uso dos ácidos quando as temperaturas sobem, ainda é possível potencializar a renovação da pele através da adoção de outras estratégias, como a utilização de um esfoliante, que é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruir os poros e ajudar na renovação celular. “No entanto, é importante escolher um esfoliante delicado adequado ao tipo de pele e evitar a aplicação em áreas sensíveis, como os olhos e lábios e evitar a combinação com cremes à base de ácido”, diz a Dra. Lilian Brasileiro. Uma ótima opção para realizar a esfoliação é, por exemplo, o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar as células mortas sem agredir ou ressecar a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e reduzindo a oleosidade.
Existem também procedimentos que ajudam a acelerar a renovação da pele, como o HydraFacial. “O Hydrafacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a uma patenteada tecnologia que consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes. O procedimento promove um peeling gentil para a pele, mas repõe substâncias hidratantes e nutritivas”, explica a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
FONTE:
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @flaviabrasileirodermato / @renascencedermatologiapp
*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








