top of page

VOCÊ ESTÁ USANDO PROTETOR SOLAR CORRETAMENTE? SAIBA QUAIS SÃO AS 7 ÁREAS MAIS ESQUECIDAS DURANTE A APLICAÇÃO

Toda a pele sofre danos com a radiação solar e deve receber a proteção adequada, mas algumas regiões acabam passando despercebidas na hora da fotoproteção.


ree

A pele é um dos órgãos do corpo humano mais afetados pela radiação ultravioleta, causando o fotoenvelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. Por isso, é extremamente necessário utilizar produtos de proteção solar em todas as áreas do corpo, mesmo nos dias mais cinzas. Mas, com a correria do dia a dia, é comum que algumas regiões sejam esquecidas durante a aplicação do protetor solar; e mesmo que não estejam tão expostas, essas regiões também sofrem danos e devem receber a mesma proteção. Abaixo, a Dra. Lilian Brasileiro, médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, listou algumas das regiões que comumente são ignoradas na hora de aplicar o protetor solar. Confira:


Pálpebras: As pálpebras, e toda a região dos olhos, estão recebendo cada vez mais atenção, com consequente aumento da incidência de câncer de pele nesses locais. “Para uma proteção solar adequada, é importante usar o fotoprotetor de forma que cubra todo o rosto, além de utilizar chapéus e principalmente óculos de sol, já que a área dos olhos tem uma pele extremamente fina e susceptível a danos, inclusive câncer”, explica a especialista. “Vale ressaltar que a pele da região dos olhos é muito delicada e alguns filtros podem causar irritação; dessa forma, o paciente deve priorizar produtos oftalmologicamente testados, protegendo a área sem correr risco de reação.”


Nariz: Após um dia de sol, é comum perceber irritação na ponta e nas laterais do nariz. Isso ocorre porque há menos cobertura de fotoproteção nessas regiões. “As pessoas costumam negligenciar todo o contorno do nariz ou passar rápido demais no local. Esta área, que costuma estar extremamente exposta, merece mais atenção pois a câncer de pele também pode atingí-la”, explica a Dra. Lilian Brasileiro.


Lábios: Os lábios são constituídos por uma pele muito fina e sem glândulas sebáceas, e, assim como o nariz, estão muito expostos à radiação solar. “Quando ocorre câncer de pele nos lábios, em aproximadamente 90% dos casos, ele surge no lábio inferior e o tipo mais comum é o carcinoma espinocelular”, explica a médica. “Então, é muito importante aplicar diariamente protetor solar com FPS 30 ou maior na região e reaplicar a cada 2 horas ou após comer ou beber.”


Orelhas: A região das orelhas é uma das mais esquecidas, e também uma das mais expostas. “Principalmente para os homens ou mulheres de cabelo curto, é uma região muito exposta. Durante a aplicação do produto, devemos lembrar de espalhar também na parte de trás da orelha”, aponta.


Pescoço: Segundo a Dra. Lilian Brasileiro, a pele do pescoço e colo é muito fina e sensível devido a menor quantidade de glândulas sebáceas, por isso, está mais propensa a envelhecer precocemente. “Muitas pessoas acreditam que a sombra gerada pela face é suficiente para proteger a região; mas isso não é verdade. O pescoço também é atingido pela radiação solar”, destaca a médica.


Cotovelo: É muito comum aplicar o protetor nos braços e não verificar se foi espalhado corretamente. Nesses momentos, o cotovelo, por ser uma região não tão visível, acaba recebendo menos atenção. “Os pacientes não costumam envolver o braço como um todo na hora de aplicar o fotoprotetor. E isso é perigoso, pois os cotovelos são áreas com poucas glândulas sebáceas, naturalmente mais secas, e mais suscetíveis aos danos ambientais. Como são áreas de dobra e atrito, também são mais propensos a desenvolver manchas”, esclarece a Dra. Lilian.


Glúteos: Mesmo sendo a região menos citada na proteção diária, a região dos glúteos também recebe impacto dos raios ultravioleta, e nem sempre o material de sungas, biquínis e maiôs é eficiente para proteger a pele, o que pode deixar as áreas íntimas queimadas, vermelhas e sensíveis. “A forma certa de aplicar o protetor solar é 30 minutos antes da exposição solar, sem roupa, de maneira uniforme, espalhando bem e evitando acúmulos em algumas áreas. Ele deve ser aplicado em todo corpo”, afirma.


Por fim, quanto a quantidade ideal de produto que deve ser aplicada, a Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que deve ser de 2mg/cm2 para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário. “De forma prática, pensando na face, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás), e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)”, explica a Dra. Flávia, que ainda ressalta a importância de, no corpo, aplicar o filtro solar antes de colocar a roupa.


FONTES:


*DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dra


*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree





 

ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page