UNILEVER ADOTA BIOMETANO PARA ZERAR EMISSÕES EM FÁBRICA DE SABONETES
- Gisele Barros
- há 2 minutos
- 3 min de leitura
Parceria com a Edge permitirá reduzir 2 mil toneladas de CO2 por ano.

A Unilever acaba de assinar um contrato com a Edge, pioneira na abertura do mercado livre de gás natural no Brasil, para fornecimento de biometano em sua fábrica de sabonete em Valinhos, no interior de São Paulo. A iniciativa elimina as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) da planta e reforça a meta global da companhia de reduzir em 100% as emissões absolutas diretas de suas operações (Escopo 1 e 2) até 2030. Esta é a primeira vez que uma empresa de bens de consumo no país adota o biometano certificado no mercado livre. Com a mudança, a produção evitará cerca de 2 mil toneladas de CO₂ por ano.
A fábrica de Valinhos, que produz as linhas de sabonetes das marcas Dove, Lux e Rexona, é a quarta unidade da Unilever Brasil abastecida integralmente por energia limpa e renovável gerada a partir de resíduos. Juntas, essas plantas evitam a emissão anual de mais de 40 mil toneladas de CO₂. Desde 2023, as fábricas de Indaiatuba (SP) e Pouso Alegre (MG) já operam com biomassa e biogás, respectivamente. Em junho de 2025, a unidade de Vinhedo (SP) também passou a ser abastecida por biometano.
O fornecimento do combustível pela Edge será feito a partir da maior planta de purificação de biometano do Brasil, que recebeu investimento de R$ 450 milhões e tem capacidade de produzir 225 mil m³ por dia, a partir de um aterro sanitário localizado em Paulínia (SP).
“Este contrato representa mais um importante passo estratégico da Edge. Inauguramos nossa presença no setor de bens de consumo por meio de uma parceria sólida com uma das maiores empresas globais do setor. Apoiar a jornada de descarbonização da Unilever está em total sintonia com o nosso propósito de impulsionar a reindustrialização do país com soluções sustentáveis. O biometano se consolida como uma alternativa importante para o futuro da energia.”, afirma Demétrio Magalhães, CEO da Edge.
Para a Unilever, a iniciativa reforça seu papel de liderança na transição para uma economia de baixo carbono. “A parceria com a Edge nos permite operar de forma segura e contínua, ao mesmo tempo em que desenvolvemos o mercado de biometano certificado no Brasil. É uma solução sustentável e inovadora para avançar na descarbonização de nossa cadeia produtiva e reduzir o impacto ambiental dos aterros sanitários”, destaca Renato Fontana, diretor da planta de Valinhos.
Com o novo acordo, a Unilever passa a integrar o portfólio da Edge, que já fornece biometano para indústrias dos setores cerâmico, petroquímico, vidreiro, de construção, mineração e celulose.
O que é o biometano
O biometano é um gás 100% renovável, obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários controlados. Com especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sua molécula é intercambiável e fungível com a do gás natural, podendo ser usada nos setores residencial, comercial, industrial e de transporte.
Além de substituir combustíveis fósseis, o processo produtivo do biometano reduz os impactos ambientais gerados pelos aterros sanitários, dando manejo adequado e reduzindo a liberação de metano (CH₄) na atmosfera — gás que pode ser até 80 vezes mais prejudicial ao clima do que o CO₂.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








