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TAKASAGO: O FUTURO DA FRAGRÂNCIA UNE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA BUSCA CONSTANTE POR QUALIDADE E CONSCIÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE



A convite da TAKASAGO, multinacional japonesa fundada em 1920 por Tadaka Hainosho, reconhecida como uma das maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, realizei uma visita por essa casa que traz em cada um de seus processos internos todo o DNA e a tradição da cultura japonesa.


Tive a oportunidade de conhecer a planta industrial, um pouco sobre seus processos internos, sua história, seu time, passando pelo laboratório, conhecendo moléculas exclusivas, vivenciando uma experiência sensorial com o time criativo e de marketing, que me apresentaram o que a TAKASAGO, como uma empresa que une tradição, inovação e tecnologia, com foco na sustentabilidade e meio ambiente vêm realizando em relação aos ingredientes que irão fazer parte do futuro das fragrâncias, entendendo quais ações a empresa já vem implementando em busca desse resultado de impacto positivo à curto prazo, além de ser apresentada às criações exclusivas dos perfumistas globais, que trouxeram uma interpretação dessa realidade futura.


Foto: Com a gerente de contas Marcella Urias e o perfumista Tiago Motta

Um dos pontos mais surpreendentes e impactantes para mim em relação à essa visita foi observar como a cultura japonesa permeia todos os níveis e processos da empresa, envolvendo inclusive as relações entre os funcionários e com os clientes.


Trazendo para uma perspectiva atual, observamos como essa constante revisita ao passado e à tradição japonesa se tornam de suma importância, quando consideramos como a empresa alinha o futuro das fragrâncias com muita inovação e tecnologia, tendo em mente o respeito e o relacionamento com a natureza.



Líder absoluta na Ásia, a TAKASAGO, possui políticas globais para reduzir seu impacto no meio ambiente, desde a aquisição de matérias-primas até a criação e produção de fragrâncias. A empresa promove a redução de resíduos, reciclagem e uso de energia renovável, além de investir em pesquisa e desenvolvimento para melhorar continuamente seus processos.


Durante a apresentação dos times de criação e marketing sobre o “Futuro da Fragrância”, pude observar que esse futuro se encontra baseado na criatividade disruptiva, no propósito e na sustentabilidade, com o objetivo de reutilizar, reduzir e reciclar. No total, oito fragrâncias foram criadas por perfumistas globais da TAKASAGO, que trouxeram conceitos baseados em suas diferentes visões olfativas do futuro, sendo elas:



- NYUTORAL (Neutrality): Um floral aromático, compartilhável, que apresenta um novo gênero de floralidade fluida, com notas de camomila, peônia, sândalo, pera e cedro;

- MIRAI (Future Impact): Uma fragrância amadeirada marinha futurística, criada para entregar o máximo de impacto olfativo com apenas 11 ingredientes para redução da pegada de carbono, com notas de âmbar, madeiras e calone;

- APOKALIPSU (Apocalypse): Uma composição amadeirada floral inspirada pelo encontro da terra e do céu, com uma impressão escura com um cheiro pós-apocalíptico, tendo como notas principais gengibre indiano, dextramber, jasmim sambac indiano e ylang ylang;

- UCHYU (Fire on Mars): Uma fragrância amadeirada especiada, que representa uma viagem futurística ao espaço sideral, pousando em Marte. Para a descoberta das experiências desse ambiente incomum, foram usadas na composição as notas de casca de canela, pimenta rosa e patchouli;

- HENSHIN (Transformation): Uma fragrância floral verde inspirada no efeito calmante da cannabis no corpo humano e nos momentos relaxantes que desfrutamos quando passamos de um estado de espírito estressado para um estado de espírito calmo. Tem como notas principais: CBD (Cannabidiol), manjericão, ruibarbo e vetiver;

- BONYARI (Daydream): Uma composição ritualística que traz equilíbrio para o ser, inspirada nos ingredientes captivos da TAKASAGO para criar um acorde adaptógeno futurístico de cogumelo reishi, com notas de sálvia esclareia, palo santo, ylang ylang e cedro;

- MIYABI (Elegance): Um chypre floral com características inovadoras, que combina notas de chá preto Darjeeling, com um acorde de aldeído moderno e uma bergamota picante, além de uma overdose de Ambretone, que se une ao patchouli e ao vetiver, com uma assinatura floral de ylang ylang.


Foto: No laboratório com o perfumista Tiago Motta

O perfumista Tiago Motta, que me guiou pela imersão pela empresa juntamente com Marcella Urias, gerente de contas foi responsável por uma das criações desse projeto incrível.


Sua fragrância foi a KŌHĪ (Coffee Blossom), um floral gourmand, que trouxe a flor de café como grande protagonista. O perfumista se inspirou na sua infância, onde trabalhou nos campos de café com a sua mãe, criando uma fragrância totalmente biodegradável e 100% sintética, baseada em suas memórias olfativas, capturando as facetas naturais dos grãos de café maduros, que possuíam um aroma floral doce com toques verdes. A fragrância apresenta como notas principais: café, grãos maduros de café e flor de café. Tiago utilizou em sua composição, o TAKASAGO AROMASCOPE HEADSPACE ACCORD e o NEURO-SCENT FMRI LOVE ACCORD.


O “Futuro da Fragrância” fala também sobre soluções cada vez mais holísticas para o cuidado com as necessidades emocionais dos consumidores, com foco na neurociência e experiências multissensoriais, abrangendo desde perfumaria fina até aplicações para cuidados pessoais e domésticos.


Foto: O perfumista Tiago Motta avaliando uma de suas criações

Durante a visita realizei também uma passagem pelo laboratório, onde conheci algumas moléculas exclusivas da TAKASAGO, com uma imersão olfativa por algumas criações exclusivas do perfumista Tiago Motta, que possui uma veia disruptiva incrível, trazendo propostas diferenciadas para o mercado de perfumaria.


A TAKASAGO continuará crescendo e inovando, mantendo sua tradição de excelência e compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, buscando chegar em 2030 com uma paleta de ingredientes 100% biodegradáveis e sustentáveis.  



Agradeço a receptividade de todo o time de fragrâncias TAKASAGO, que me recebeu de portas abertas e pelo kit “The Future of Fragrance”, o qual será de extrema importância para que eu esteja olfativamente alinhada com a visão de futuro da casa. Foi muito bom ver como toda uma tradição é capaz de permear toda a organização e processos internos da empresa, entregando respeito nas relações, foco no cliente, busca pela excelência e qualidade, sempre tendo em mente o respeito com a natureza e a proteção do meio ambiente.

 

 

 

 

Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria



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