top of page

SKINHACKING: 7 ESTRATÉGIAS PARA ENGANAR O TEMPO E PROLONGAR A JUVENTUDE DA PELE

Assim como no biohacking, a inclusão de estratégias simples e eficazes no dia a dia podem ajudar a preservar a juventude da pele, garantir saúde e longevidade e prevenir os sinais da idade.

A busca pela longevidade é a tendência da vez. O chamado biohacking, que propõe intervenções estratégicas no estilo de vida para otimizar o corpo e aumentar a longevidade, vem ganhando cada vez mais adeptos. “Atividade física, sono em respeito ao ciclo circadiano, gestão mental, conexão com a natureza, laços sociais e nutrição são alguns dos pilares do biohacking para promover saúde e longevidade”, explica a farmacêutica Maria Aparecida Mariosa, executiva do Núcleo de Nutrição da Biotec e especialista em Manipulação Magistral. Mais recentemente, esse conceito vem sendo importando para o universo dos cuidados com a pele para otimizar a saúde e longevidade do tecido cutâneo e prevenir o envelhecimento precoce. Assim como no biohacking, o que podemos chamar de “skinhacking” tem como foco pequenas ações com alto impacto que, realizadas de forma consistente, promovem resultados a longo prazo. Confira algumas dessas estratégias:


Proteção solar diária: Definitivamente, a proteção solar é a principal estratégia para manter a pele jovem e saudável por muito mais tempo. “Esse cuidado é vital para a prevenção do câncer de pele, mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. O protetor solar é o grande defensor do efeito das radiações de destruição do colágeno, principalmente da radiação ultravioleta A longa, que atinge a derme profunda, causando um processo de desestruturação das fibras do colágeno. E o protetor solar com FPS de no mínimo 30 é insubstituível na prevenção desses danos”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A reaplicação a cada duas horas também é fundamental. Mas, hoje, existem fotoprotetores capazes de conferir proteção solar por 12 horas sem reaplicação, como é o caso do Biosole TX FPS 80, da Ada Tina, um fotoprotetor clareador com ácido tranexâmico especialmente desenvolvido para peles com manchas e melasma. “Além da alta proteção, Biosole TX FPS 80 bloqueia três vezes mais o melasma, pois conta com a tecnologia Melative Block, que contribui para a redução de manchas e a uniformização do tom de pele. Ao mesmo tempo, o produto protege a pele contra os danos nocivos do sol por 12 horas sem reaplicação, o que previne o escurecimento e surgimento de hiperpigmentações. Pensando para a pele brasileira, o produto ainda tem toque seco prolongado e é resistente à água e ao suor”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo.


Skincare potente: Apesar de não serem capazes de reverter o envelhecimento, os cosméticos podem ajudar a retardá-lo. Logo, é interessante incrementar sua rotina skincare com substâncias como a Vitamina C e os ácidos. “Usar um antioxidante como a Vitamina C pela manhã antes do protetor solar potencializa o efeito de proteção e ajuda a combater os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento. Já os ácidos retinóico, glicólico ou azelaico, por exemplo, podem ser usados à noite, intercalando com um hidratante. Dessa maneira, garantimos a hidratação da pele, que é fundamental para não acelerar o processo de envelhecimento, e sua renovação celular”, recomenda a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para potencializar ainda mais a rotina skincare, é recomendado realizar, de uma a três vezes na semana, uma esfoliação, sempre após a limpeza e antes da aplicação de séruns e cremes. “A esfoliação vai remover células mortas, oleosidade excessiva, poluentes, resíduos de maquiagem e outras impurezas que ficam aderidas ao estrato córneo, assim contribuindo para que os produtos que serão aplicados em seguida atuem de maneira mais eficaz”, diz a Dra. Claudia Marçal. Mas é importante usar um produto que atue de maneira suave, sem muita abrasividade, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar células mortas sem agredir a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e removendo a oleosidade.


Estímulo de colágeno: O estímulo de colágeno é uma das principais estratégias para manter a jovialidade da pele. “A diminuição da produção de colágeno na nossa pele começa a ocorrer por volta dos 25 anos. Após essa idade, a perda progressiva de 1% de colágeno ao ano acarreta em alterações da pele que contribuem para o seu envelhecimento, incluindo o aparecimento de flacidez, rugas e linhas finas”, diz a Dra. Paola. Mas, embora a perda de colágeno ao longo dos anos seja inevitável, estimular essa proteína ajuda a garantir sua preservação, o que pode ser feito por meio de tecnologias como o Volnewmer. “Capaz de promover bioestimulação de colágeno sem injeção, o Volnewmer é uma radiofrequência monopolar que aquece a derme até a temperatura de 60°C, promovendo estímulo e reorganização das fibras de colágeno. E a grande vantagem é que não necessita de tempo de recuperação, além de ser indolor”, diz a médica, que ainda acrescenta que é possível combinar diferentes tratamentos de estímulo de colágeno para criar uma mega poupança dessas fibras. “Por exemplo, podemos associar o Volnewmer com a aplicação de bioestimuladores de colágeno. Esses procedimentos interagem entre si, potencializando os resultados.”


Melhore a sustentação da pele: Nos mecanismos do envelhecimento, os músculos perdem tração e ficam flácidos. Paralelamente, a pele sofre com a queda natural na produção de colágeno. A junção que existe entre pele e músculo, como consequência, também se torna mais frouxa, como se houvesse um descolamento, de forma que uma camada fica menos aderida à outra. O resultado, na aparência, é uma sensação de derretimento das estruturas. “Essa perda de sustentação precisa ser tratada não só de fora para dentro, mas com tecnologias que atuem na mucosa intraoral, atingindo com mais eficiência os músculos faciais, principalmente da região da bochecha. Isso permite uma ação complementar, de dentro para fora”, explica a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Lasers como Fotona podem ser usados com essa tecnologia “Inside-Out”, pois fornecem calor dentro da mucosa oral para ajudar a elevar e sustentar a musculatura da pele. “Existem vários benefícios como o fortalecimento dos músculos que sustentam o lábio superior, melhora do bigode chinês, da flacidez de canto de lábio e da flacidez do lábio superior. Como há uma retração forte de tecido, ele também ajuda a ‘colar’ essa ligação entre os músculos e a pele. Somado ao estímulo da produção de colágeno e melhora do contorno facial, há um efeito rejuvenescedor com ‘efeito lifting’”, diz a médica.


Reforço da pele com cápsulas: A suplementação também entra como uma estratégia que permite um gerenciamento eficiente do envelhecimento da pele. “O Exsynutriment, por exemplo, estimula, na pele, a atividade dos fibroblastos, células responsáveis pela síntese e manutenção da matriz extracelular, o que se traduz em maior produção de proteínas estruturais como colágeno e elastina. Estudos mostram ainda que a suplementação oral diária do ingrediente pode maximizar o resultado de tratamentos com bioestimulador de colágeno de hidroxiapatita de cálcio”, comenta Maria Aparecida Mariosa. “Substâncias capazes de atuar como antiglicante e desglicante também são recomendadas, como o Glycoxil, que reduz danos causados pela glicação. Esse processo consiste na ligação de uma molécula de açúcar a uma proteína, gerando produtos finais de glicação avançada que desencadeiam inflamação crônica e sistêmica. O resultado é o aceleramento do envelhecimento da pele, com surgimento de rugas, flacidez e manchas”, diz a farmacêutica.


Alimentação adequada: Nem tudo que você pode fazer para sua pele tem a ver com aplicar produtos e realizar procedimentos. De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. “As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários”, diz. Além disso, fuja de dietas restritivas devido às carências nutricionais. “Além do déficit calórico, o déficit proteico e a pouca ingestão de água são os fatores alimentares que mais rapidamente impactam negativamente as estruturas da pele”, explica a médica.


Fim dos maus hábitos: Hábitos comuns no dia a dia das pessoas podem piorar a qualidade e saúde da pele, acelerando o processo de envelhecimento. Por isso, é importante evitá-los. “O tabagismo, por exemplo, estimula o estresse oxidativo, provoca um quadro inflamatório e prejudica a função de barreira, comprometendo a hidratação e favorecendo o aparecimento de rugas e flacidez.  O consumo de álcool, por sua vez, provoca ressecamento, piorando a qualidade do tecido cutâneo, e estimula a produção de radicais livres, que danificam a estrutura celular e aceleram o envelhecimento”, diz a Dra. Claudia Marçal, que ainda ressalta a importância de dormir bem e controlar o estresse. “A falta de sono compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração da pele. Já situações de estresse potencializam o estado inflamatório persistente da pele, diminuindo a atividade e a renovação celular, além de prejudicar a produção de colágeno”, finaliza.


FONTE:


*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal


*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista


*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez


*MARIA APARECIDA MARIOSA: Farmacêutica Bioquímica e Industrial, executiva do Núcleo de Nutrição da Biotec. Especialista em Manipulação Magistral


*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page