No Brasil, 74% das crianças demonstram interesse por autocuidado, com 70% utilizando dermocosméticos regularmente
A pesquisa “Gen Alpha Into Reality”, que revela os comportamentos surpreendentes da Geração Alpha (nascidos a partir de 2010), foi divulgada recentemente e traz descobertas importantes sobre esse público quando o assunto é autocuidado e utilização de produtos de beleza. O estudo mostra como essa geração, ainda em sua infância ou pré-adolescência, já está incorporando cuidados com a estética e a saúde de forma precoce. Uma das revelações mais marcantes da pesquisa é o fato de que a Geração Alpha, embora ainda muito jovem, já tem o autocuidado como parte essencial de sua rotina.
No Brasil, 74% das crianças demonstram interesse por autocuidado, com 70% utilizando dermocosméticos regularmente e 62% pedindo aos pais produtos específicos de skincare. Os produtos mais requisitados por esse público são cosméticos para cabelo (75%) e rosto (61%), com marcas como O Boticário, Natura, Salon Line e Nívea liderando as preferências.
“Sim, você provavelmente já viu, há uma espécie de pânico novamente sobre o fato de muitas crianças pedirem a Drunk Elephant. E elas têm uma rotina de cuidados com a pele em várias etapas. E eles são muito jovens", comenta Fuentes, 31, mãe de Alpha, de Cidade do México.
O estudo também destaca o papel crescente dos influenciadores digitais no comportamento de consumo dessa geração: 55% das crianças seguem influenciadores digitais, sendo que 53% optam por influenciadores voltados ao público infantil. O impacto é significativo, já que 22% das compras são influenciadas diretamente pelas recomendações desses influenciadores, evidenciando uma conexão emocional forte e uma confiança nas marcas que promovem.
Essas descobertas indicam que a Geração Alpha está moldando um mercado de cuidados com a pele em plena expansão. No Brasil, o autocuidado tem se tornado cada vez mais valorizado desde cedo, acompanhando a tendência global de uma crescente conscientização sobre a importância da saúde e da estética.
“Estamos observando uma tendência global na qual o autocuidado se tornou uma prioridade desde a infância, algo que em gerações anteriores era uma preocupação restrita a adultos. Isso mostra que a Geração Alpha está redefinindo o conceito de beleza e autocuidado, estabelecendo um padrão que irá moldar o mercado de forma duradoura”, afirma Carolina Belingieri, CEO do Grupo Alexandria no Brasil.
O estudo “Gen Alpha into Reality" foi realizado pelo Grupo Alexandria – uma das principais consultorias em branding e estratégia de marca com atuação no Brasil, Argentina, México, USA e UK, e entrevistou 1,6 mil pais e responsáveis por crianças e adolescentes da Geração Alpha, além de especialistas no Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comments