top of page

SEMINÁRIO BELEZA NEGRA DISCUTE EMPODERAMENTO E A TRANSFORMAÇÃO NO MERCADO DA BELEZA

Maior demanda por serviços personalizados e a necessidade de capacitação ampliam oportunidades de negócios no setor



Aconteceu, na segunda-feira (11), a primeira etapa do 2º Seminário Gestão Empreendedora, Estética Personalizada e Empoderamento promovido pelo Projeto Beleza Negra, iniciativa coordenada pelo Instituto ABIHPEC e IRL Consult. O evento reuniu, em São Paulo, dezenas de profissionais e empreendedores negros para uma série de palestras sobre gestão de negócio, tendências de mercado e exemplos práticos e inspiradores de como alavancar a carreira no setor da beleza e estética.

“Queremos mostrar que a educação é o melhor caminho para o aperfeiçoamento profissional” destacou em sua abertura Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC.

De acordo com Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, há uma onda de consumidores valorizando cada vez mais a beleza natural, colocando à frente quesitos como ‘autenticidade’ e ‘individualidade’. “É um movimento de pessoas que querem ser aceitas como são e buscam por produtos e serviços com soluções e resultados com este foco”, destacou Gerchon.

O movimento acompanha a onda de orgulho que têm estimulado a valorização do cabelo afro e dos traços da negritude, oferecendo maiores possibilidades aos profissionais e empreendedores negros na área da beleza.


Cabelereira há 20 anos, Roberta da Silva Serqueira disse que um dos motivos para entrar na área da beleza foi a falta de serviços voltados ao cabelo afro. “Sempre tive dificuldades de arrumar o meu cabelo”, afirmou. “Hoje, o afro consumo está em ascensão e é uma oportunidade muito boa de receber conhecimento e informação para nosso constante aprimoramento profissional”, comentou Serqueira, participante do seminário.

"O talento tem papel importante no setor da beleza", destacou Ivan Lima, presidente do Comitê de Equidade Racial do LIDE (Líderes Empresariais) e gestor do Beleza Negra. "No entanto, é fundamental combinar esse talento com sólidas práticas de gestão para impulsionar o crescimento do negócio".

O encontro contou com a presença do Sebrae- SP para reforçar a importância regularização dos profissionais autônomos e donos de salões de beleza, com destaque para a ‘Lei do Salão Parceiro”, que estabelece regras de contrato de parceria para mais segurança trabalhista e melhor gestão de negócios.

Também palestraram grandes personalidades do empreendedorismo negro, como o especialista em cosmetologia e visagismo, Edson Beauty, e o hair stylist e fundador da JP Hair Education, João Paulo Freitas.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista em Perfumaria


Comments


bottom of page