Metodologia desenvolvida pela BASF avalia a compatibilidade ambiental em sistemas de filtros UV
Com o selo, fabricantes de protetor solar asseguram que seus consumidores desfrutem de um produto eficaz, seguro e responsável
Ferramenta científica avalia com transparência os filtros UV em relação ao seu impacto ambiental, incluindo a vida marinha, fundamentada em critérios reconhecidos internacionalmente. Foto de Francesco Ungaro / Pexels
Os impactos ambientais dos protetores solares ao meio ambiente, especialmente à vida marinha, é uma preocupação recente dos consumidores. Para atender essa demanda por transparência e segurança, a BASF criou o EcoSun Pass®, uma metodologia que apoia a escolha de ingredientes na formulação de protetores solares para minimizar o impacto ambiental e para saúde, mantendo sua eficiência e sua contribuição para prevenção ao câncer de pele.
De acordo com a analista de marketing de Personal Care da BASF, Adriana Tamada, a companhia desenvolveu essa ferramenta científica para possibilitar uma avaliação holística e transparente dos filtros UV em relação ao seu impacto ambiental, fundamentada em critérios reconhecidos internacionalmente. “Queremos ser o parceiro preferencial da indústria de cosméticos na transição para um futuro mais responsável e sustentável”, afirma. Algumas marcas já estão adotando essa tecnologia ao redor do mundo; o exemplo mais recente na América do Sul é o novo protetor solar Neutrogena Sun Fresh Hydro Boost, que exibe o selo EcoSun Pass® em sua embalagem.
A metodologia científica avalia a interação entre os ingredientes da formulação usando dados ambientais atualizados sobre os filtros UV disponíveis no mercado, a partir da análise de oito parâmetros importantes:
Biodegradação – a decomposição da matéria orgânica por microrganismos;
LogPow – logaritmo relacionado à toxicidade do solvente;
Toxicidade aquática (curto e longo prazo) – sobre os efeitos de forma aguda ou em exposição prolongada em organismos que vivem na água;
Toxicidade Terrestre – sobre as implicações das substâncias na flora e fauna;
Toxicidade de sedimentos – impacto em organismos aquáticos que vivem em sedimentos;
Bioacumulação - acúmulo gradual de substâncias em um organismo em relação à taxa de absorção;
Perturbação endócrina – Indicações de que uma substância pode perturbar o sistema hormonal dos organismos.
Este é o primeiro sistema cientificamente sólido e transparente para classificar e potencialmente diminuir o impacto de uma determinada formulação. “A análise holística e com base no senso de responsabilidade ambiental é totalmente independente do nosso portfólio de produtos. Isso implica agregar valor aos nossos clientes, fornecendo informações transparentes e neutras para que possam continuar desenvolvendo soluções cada vez mais sustentáveis”, explica Tamada.
O EcoSun Pass® está integrado ao Sunscreen Simulator, uma ferramenta digital para formulações de proteção solar que ajuda a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos. Essa ferramenta permite aos formuladores explorar o desempenho dos filtros solares em fase de criação antes de iniciar os dispendiosos estudos in vitro e in vivo.
As ferramentas digitais para apoiar a formulação sustentável de protetores solares são um exemplo de como a BASF aborda os pilares do Care 360° - Soluções para uma Vida Sustentável: sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens para a colaboração com clientes e consumidores.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comments