Não é apenas o pulmão que sofre com os gases de efeito estufa, fumaça de cigarro e ar condicionado!
Pouca gente percebe como a vida contemporânea, exposta a cigarro, combustão de carros e poluição em geral, pode acarretar prejuízos para a saúde e a beleza dos cabelos. O ar repleto de partículas da queima de combustível, de subprodutos lançados pela indústria na atmosfera, poeira e fumaça de cigarro coloca a poluição como uma grande inimiga da beleza e saúde dos fios.
“A parte mais afetada pela poluição no ambiente capilar é o couro cabeludo. Por conta das partículas encontradas no ar, ele pode sofrer dermatite de contato por sensibilização ou por irritante primário, deixando-o mais sensível e menos saudável. O comprimento do cabelo também sofre, pois a poluição pode oxidar a fibra capilar, causando ressecamento, alterando o brilho e até acelerando o desbote da cor em cabelos coloridos”, alerta Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador internacional da Keune Haircosmetics.
De acordo com dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa. Os gases tóxicos do cigarro são outro exemplo de inimigo silencioso. Um estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology mostrou como a poluição pode agravar quadros de calvície.
"O que se estuda hoje é como as toxinas do ar poluído e da fumaça do cigarro podem bloquear as proteínas que constituem os fios, impedindo o crescimento. Eles confirmaram que, embora a calvície seja hereditária, as agressões ambientais podem acelerar ou piorá-la”, comenta Pedro Guimarães. Embora seja praticamente impossível não ser afetado pela poluição, há solução!
O uso de produtos com ingredientes antioxidantes pode ajudar. De olho nas necessidades e nessa realidade encontrada principalmente nos grandes centros, a Keune trouxe recentemente para seu portfólio a linha So Pure Clarify, que promete ‘blindar’ os fios com uma fórmula à base de romã, fruto conhecido por suas propriedades antioxidantes, que fortalecem a barreira de proteção natural dos fios. "É como um escudo contra a poluição", define Pedro.
Para quem colore os cabelos, a poluição também pode acelerar o desbotamento e deixar os fios opacos. "Lavar os cabelos regularmente, usar leave-in com antioxidantes e filtro UV são cuidados essenciais para minimizar os danos", finaliza Pedro.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
Comments