No mesmo caminho, estudo de Harvard aponta serviços de atendimento ao público como um dos que mais causam infelicidade. Head Up, de L’Oréal Professionnel, quer dar visibilidade a esse tema
Um recém-divulgado estudo de Harvard, que analisou mais de 700 profissionais ao longo dos últimos 85 anos, apontou os empregos que mais causam infelicidade e impactam negativamente a saúde e bem-estar das pessoas. Entre eles, estão profissões que oferecem serviços de atendimento ao público, assim como os profissionais de beleza, em razão das interações sociais nem sempre positivas e ao desgaste mental ao qual são expostos.
Nesse mesmo caminho, uma pesquisa realizada por L’Oréal Professionnel com 1.339 profissionais de salão identificou que, para 63% dos respondentes, a saúde mental se enquadra como sua maior preocupação e desafio. Não à toa, esses profissionais passam 2.000 horas por ano ouvindo seus clientes¹, em uma relação que vai muito além do serviço oferecido. A realidade é que quem cuida, também precisa ser cuidado.
Foi pensando nisso que L’Oréal Professionnel lançou, em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), a campanha global Head Up, cujo objetivo é dar visibilidade para a saúde mental dos profissionais de beleza, em especial de cabeleireiros. Para isso, a iniciativa conta com um treinamento realizado por meio de uma série de vídeos divididos em quatro módulos com foco na conscientização sobre o tema.
“Sempre nos posicionamos como parceiros dos profissionais de beleza, desde a capacitação até o auxílio aos seus negócios, e não poderíamos deixar de apoiá-los e oferecer suporte em um tema tão relevante quanto a saúde mental” afirma Mariana Salgado, diretora de L’Oréal Professionnel no Brasil.
Os conteúdos, co-criados com profissionais de todo o mundo e apresentados por Hayley Jepson, co-desenvolvedora de Head Up, e Daniel Mason Jones, educador de L'Oréal Professionnel e co-desenvolvedor de Head Up, foram disponibilizados no canal do Youtube da marca e no Access, plataforma de ensino de L’Oréal Produtos Profissionais. Os temas, dividem-se em: Apresentação (Head Up Keys Résumé), Saúde Mental Importa, EU: Autocuidado, e VOCÊ: Definindo limites.
No Brasil, a ONG responsável pela iniciativa será o Movimento Saber Lidar, que visa promover a saúde mental de profissionais que lidam diretamente com o público. Em Head Up, a organização vai auxiliar no desenvolvimento de encontros e na criação de uma agenda específica para o país.
¹ De Samaritanos (2017) 'Corte, olhe e ouça: cabeleireiros ajudam os samaritanos a destacar o poder de salvar vidas de ouvir'.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista em Perfumaria
Comments