PÓS-SOL ALÉM DO ALÍVIO IMEDIATO: SOURCE OF DESTACA O PAPEL DO MICROBIOMA NA RECUPERAÇÃO DA PELE
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Com o calor intenso e radiação UV, a pele exige cuidados específicos para se recuperar após o verão.

Durante as férias de verão, é inevitável o aumento da exposição ao sol, principalmente nos momentos de lazer. O calor intenso, junto do contato frequente com água do mar e piscina, podem comprometer a barreira cutânea da pele e favorecer quadros de ressecamento, sensibilidade, vermelhidão e desequilíbrio do microbioma. Diante disso, o cuidado pós-sol se torna tão essencial quanto o uso do protetor solar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a longa exposição ao sol pode levar a pele a uma série de alterações. Após períodos intensos de radiação UV, a pele entra em um estado inflamatório silencioso, que pode se manifestar dias ou semanas depois em forma de manchas, perda de viço e envelhecimento precoce. Por isso, a recuperação da barreira cutânea deve ser imediata e estratégica, priorizando ativos que acalmam, reequilibram e restauram as defesas naturais da pele.

É nesse contexto que os prebióticos e probióticos ganham protagonismo. Esses ativos atuam diretamente no microbioma cutâneo, o conjunto de microrganismos responsáveis por proteger a pele contra agressões externas, ajudando a reduzir a inflamação causada pelo sol e a acelerar o processo de regeneração. Os prebióticos cumprem a função de alimentar e incentivar a proliferação de bactérias boas na pele, ajudando a controlar os micro-organismos e substâncias prejudiciais, além de proteger e estimular as defesas da pele. Já os probióticos, são essas bactérias boas que precisam ser alimentadas. Eles são microorganismos vivos que protegem a pele de infecções, ajudam na cicatrização de feridas e podem neutralizar efeitos nocivos causados pelos raios UV.
“Quando a pele sofre uma exposição solar intensa, o primeiro sistema a ser afetado é o microbioma. Se ele não é restaurado corretamente, a pele continua sensibilizada”, explica a farmacêutica Manuela Salvatti, cofundadora da Source Of, marca de skincare brasileira focada em clean beauty. “Os prebióticos alimentam as bactérias benéficas da pele, enquanto os probióticos ajudam a restaurar esse ecossistema, devolvendo equilíbrio e conforto de forma mais profunda e duradoura.”
A rotina pós-sol deve apostar em hidratação intensa e ativos calmantes, como o ácido hialurônico, que atua repondo a água perdida durante a exposição, devolvendo elasticidade e maciez imediatas. Além da vitamina E, potente antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres gerados pela radiação solar, enquanto o óleo de semente de uva contribui para acalmar, nutrir e melhorar a textura da pele sensibilizada.
“A pele que é bem cuidada depois do sol se recupera mais rápido e acumula menos danos ao longo do tempo. O pós-sol não é apenas um momento de conforto, mas uma etapa fundamental de tratamento”, reforça Manuella. “Nossa proposta é oferecer soluções que atuem na causa do problema, respeitando a biologia da pele e fortalecendo suas defesas naturais", conclui.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários