PROFESSIONAL FAIR RIO DE JANEIRO COMEMORA SUCESSO COM PÚBLICO EM PESO E MAIS DE 60 HORAS DE CONTEÚDO PROFISSIONALIZANTE GRATUITO
- Gisele Barros

- 27 de out.
- 8 min de leitura
Sucesso da feira alavanca a expansão regional do grupo Beauty Fair CO. e impulsiona o mercado fluminense de beleza.

O Rio de Janeiro sediou um passo fundamental na estratégia de regionalização do mercado de beleza profissional brasileiro. A primeira edição da Professional Fair Rio de Janeiro, que agitou o ExpoRio Cidade Nova entre os dias 19 e 21 de outubro, não foi apenas um evento de sucesso; foi a confirmação do acerto da visão do Grupo Beauty Fair CO. em expandir seu impacto em todo o território nacional, reconhecendo a força e o potencial do mercado fluminense.
A feira fluminense superou todas as expectativas de público e engajamento, reforçando o compromisso em levar inovação, capacitação e oportunidades de negócios para mais de um milhão de profissionais nos próximos três anos. Com a presença de mais de 150 marcas e a presença de mais de 30 mil visitantes durante os três dias, o evento confirmou a posição do Rio de Janeiro como o segundo maior mercado de consumo de beleza no país e um dos estados com mais negócios ativos no segmento, ao lado de São Paulo e Minas Gerais. Foram três dias de muito aprendizado, inspiração e conexões no maior evento de beleza do Rio de Janeiro.
Em um ambiente vibrante, a Professional Fair Rio de Janeiro reuniu os maiores expoentes do setor, oferecendo uma imersão completa nas últimas tendências, tecnologias e técnicas que estão moldando o futuro da indústria, ao longo de três dias intensos de aprendizado e networking. Foram mais de 60 horas de conteúdo profissionalizante gratuito com a presença de 2.500 participantes em todas as salas de congressos, workshops e masterclasses, que promoveram a atualização dos profissionais das áreas de maquiagem, cabelos, depilação, barbearia e gestão.
“Após 11 anos sem uma feira de beleza no Rio de Janeiro, fomos recebidos com entusiasmo. Profissionais da capital e de cidades distantes participaram intensamente da programação, muitos deles viajando em caravanas especialmente para o evento”, afirma Keila Kerber, Head de Eventos Regionais da Beauty Fair Co.
O Poder Econômico da Beleza no Rio de Janeiro: Um Mercado em Plena Ascensão
A relevância da Professional Fair Rio de Janeiro se intensifica ao considerarmos o contexto macroeconômico do setor. O Brasil não é apenas o 3º maior mercado consumidor de beleza do mundo, mas o setor representa um motor vital para a economia local e nacional. A feira se estabelece como um poderoso polo de atração para cabeleireiros, maquiadores, manicures, esteticistas, barbeiros e empreendedores da beleza que veem no aprimoramento contínuo e na inovação as chaves para o sucesso.
De acordo com dados do SEBRAE RJ e DATASEBRAE, o dinamismo do setor fluminense é notável:
O mercado da beleza é uma das categorias de maior e mais rápido crescimento global, gerando cerca de 5,4 milhões de oportunidades de trabalho no país.
O volume de pequenos negócios no Brasil atinge cerca de 1.325.000 empresas. No Rio de Janeiro, o setor é representado por cerca de 124 mil micro e pequenas empresas, totalizando 157.008 empresas no segmento de beleza e cosméticos.
Com 87,96% no setor de Serviços, a principal atividade – Cabeleireiros, manicure e pedicure – sozinha soma 100.887 estabelecimentos.
A capital fluminense é o epicentro deste mercado, concentrando 44,91% do total de empresas de beleza e cosméticos do estado.
O segmento de beleza no Brasil apresenta um cenário de crescimento e volume de negócios superior a outros segmentos de consumo de peso, como vestuário, calçados, óculos, produtos para animais de estimação e alimentos e bebidas.
“A beleza é mais do que um produto, é uma jornada. O crescimento e a resiliência do setor, comprovados por superar segmentos tradicionais do consumo, demonstram que estamos em um mercado de futuro. Os atos de cuidar e ser cuidado estão em alta e influenciam o estilo de vida e as tendências de compras. Isso exige que o profissional esteja à frente, buscando constantemente inovação e aperfeiçoamento”, afirma Cesar Tsukuda, CEO do Grupo Beauty Fair CO.
Diante desse cenário promissor – em que o mercado global de beleza é projetado para atingir cerca de R$ 580 bilhões até 2027, com crescimento de 6% ao ano, segundo a MCKinsey & Company (2023) –, a Professional Fair RJ oferece a infraestrutura para que os profissionais se mantenham à frente dessa jornada.
Destaques da Feira: Inovação e Reconhecimento Profissional
Sucesso Avassalador: Energia e Inovação Marcam a Estreia Carioca
O primeiro dia da Professional Fair Rio de Janeiro, no domingo (19), confirmou o enorme potencial do mercado de beleza profissional no estado. Milhares de profissionais lotaram o ExpoRio em busca de atualização, negócios e as mais recentes tendências, consolidando o Rio de Janeiro no circuito nacional dos grandes eventos do setor.
A edição carioca da feira estreou com dois congressos de destaque que ditaram o tom de inovação: o Congresso de Depilação e o Congresso Hair. No primeiro, especialistas apresentaram novas técnicas, protocolos de biossegurança e tendências, ajudando o profissional em seu desenvolvimento e capacitando-o para o que há de mais novo no mercado.
Já o Congresso Hair foi um verdadeiro espetáculo, reunindo um time de ícones: Bruno Lotufo desvendou os segredos das mechas loiras; Dudu Gimenez e Karine Guimarães compartilharam suas expertises em correção de cor e ruivos; Hernandez Cardoso destacou a tendência Mocha Mousse; Mimmo Laserra, atração internacional, mergulhou nas influências da moda e do cinema; e a dupla Celso Kamura e Gabriela Gusmão encantou com a construção de um "look total". Para Kamura, a chegada da feira ao estado tem um impacto significativo: “É muito importante trazer a Professional Fair para o Rio de Janeiro porque você coloca o profissional de beleza em contato com as principais marcas do Brasil e o mantém informado sobre as novidades do mercado”.

O público também desfrutou de uma série de atrações gratuitas, que mantiveram os corredores e auditórios lotados, como o Palco Hair, que promoveu apresentações ao vivo de Fabrício Gregório, Vivi Siqueira, Eliabe Moreira, Natasha Pires, Iara Pereira, Simone Bezerra, Karol Kramm e Bruno Pereira. Workshops e masterclasses também movimentaram intensamente o primeiro dia, com salas cheias e muita troca de conhecimento. Destaques como Rafaela Aquino, Nilson Ribeiro, Thifany Souza, Christiany Siqueira, Clayton Barbeiro e Leiah Fernandez atraíram grande interesse.
Valorização da Técnica e Celebrando o Empreendedorismo da Beleza
Na segunda-feira (20), a Professional Fair Rio de Janeiro manteve o movimento intenso no ExpoRio, com uma programação elaborada para valorizar a técnica, o empreendedorismo e a formação profissional. Manicures, lash designers, maquiadores, cabeleireiros e empreendedores da beleza vivenciaram um dia marcado por aprendizado contínuo, trocas valiosas e merecido reconhecimento.

Entre os grandes destaques, o Congresso de Manicures lotou a Sala Copacabana, reunindo profissionais de diversas regiões em busca de atualização. Especialistas como Thais Albertasse, Pablo Bressan e Ana Paula Villar subiram ao palco para compartilhar conhecimentos. “A gente sonhou muito com a feira no Rio de Janeiro. É a primeira edição da Professional Fair aqui. O congresso estava lindo, a feira também, os estandes estão maravilhosos, os corredores cheios de gente”, declarou Villar, emocionada.

Outro Congresso que foi destaque na feira foi o de Curvaturas, oferecido pela Cacheadus Cosmetics. O curso ofereceu conteúdo exclusivo para profissionais que buscavam se aprofundar no universo dos cabelos cacheados, crespos e ondulados. Um dia inteiro de imersão que uniu técnica, ciência, estética e estratégia para transformar a forma de atender os clientes e impulsionar a carreira profissional.
A maquiadora Daisy Teixeira, chefe de caracterização da TV Globo e referência nacional em maquiagem artística, foi uma das atrações mais aguardadas do Palco Hair. Com seu carisma e domínio técnico, ela ensinou ao vivo uma caracterização artística temática para o Dia das Bruxas, mostrando o processo criativo por trás de uma maquiagem cênica e atraindo uma plateia numerosa e engajada.

O talk show com tema ‘Os 4 Pilares da Beleza’ agitou o palco Hair trazendo os cabeleireiros profissionais Vivi Siqueira e Lauri Werner ao lado de Joana Fleury, da L’Oreal e da atriz Juliana Alvez. “O universo da beleza principalmente no Brasil, veio muito lentamente e tardiamente, acompanhar uma necessidade da população brasileira”, comentou a atriz. Juntos, eles falaram sobre a conexão entre cabeleireiro, indústria, salão e cliente para o sucesso sustentável e duradouro.

Outro ponto alto foi a Competição Profissional NailPro Brazil, que trouxe para o país uma das mais tradicionais disputas internacionais de unhas. Com mais de 10 categorias reconhecidas e provas ao longo de dois dias, o campeonato visa "melhorar e refinar o mercado das unhas para que a gente consiga trazer mais segurança, autenticidade e reconhecimento para as nail designers, que muitas vezes não tem oportunidade de serem vistas", completou Michelle Mendonça, organizadora do evento, reforçando que é este é "o único campeonato federado do mundo".
Uma Visão Global do Mercado de Beleza e Negócios Aquecidos
Nos estandes, o clima era de entusiasmo e negócios aquecidos. Marcas renomadas apresentaram lançamentos, demonstrações e promoções exclusivas, enquanto profissionais aproveitavam para testar produtos, trocar contatos e fechar parcerias.
A Monamie Cosméticos, rede de perfumarias com 16 unidades no Rio de Janeiro, atuou na feira como o varejo âncora do evento. A parceria trouxe para os visitantes uma loja dentro da feira, levando toda a expertise de vendas e promoções imperdíveis para os consumidores. Além disso, a atuação da varejista também teve força na convocatória de público para o ExpoRio, fortalecendo a presença da Professional Fair no cenário fluminense.
O intenso movimento nos corredores confirmou a força do mercado de beleza do Rio de Janeiro e o apetite dos profissionais locais por atualização e oportunidades. Ao longo dos dias, ficou claro que a estreia da Professional Fair no Rio de Janeiro superou todas as expectativas. O público lotou os espaços, as atrações formaram filas e as redes sociais foram tomadas por registros do evento. A atmosfera de celebração e aprendizado marcou um novo capítulo para o setor na região.
O terceiro e último dia da Professional Fair levou para o público atrações totalmente gratuitas nos palcos da feira. Os profissionais puderam compartilhar conhecimento nas áreas de make, nails, cabelos e barbearia. A feira ofereceu, ainda, inúmeros descontos em produtos e lançamentos para os visitantes, que puderam encher os estoques com as novidades das marcas.
Aquisição Estratégica e o Compromisso com o Regionalismo
O Grupo Beauty Fair CO., já consolidado como o organizador da maior feira de beleza profissional das Américas e um hub de conteúdo robusto para o mercado, anunciou em 2024 uma série de aquisições estratégicas que marcam uma nova era para o setor. Além da Professional Fair (BH e RJ), o portfólio agora inclui a Barber Week (o maior evento de barbearia do mundo), PMU Prime Brazil e Brazil Lash Congress, demonstrando um foco claro na ampliação de sua atuação e no desenvolvimento do mercado em diversas frentes e regiões.
“A aquisição da Professional Fair, reconhecida por trazer lançamentos e inovação há 20 anos, está totalmente alinhada à missão da Beauty Fair de ampliar soluções para o mercado de beleza, agora estendendo sua influência em nível regional. Este evento no Rio de Janeiro foi essencial para nos mostrar que estamos no caminho certo”, afirma Cesar Tsukuda, CEO do Grupo Beauty Fair CO. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso em oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional de qualidade em todo o país. O mercado precisa de marcas que acreditem no regionalismo do Brasil e entendam que essas regiões são fundamentais para o crescimento das suas empresas.”
A expectativa é que, em três anos, as feiras regionais representem 30% do negócio total da Beauty Fair, com o ambicioso objetivo de impactar um milhão de profissionais. O projeto visa não apenas oferecer capacitação profissional de qualidade em todas as regiões, mas também envolver as marcas com as comunidades locais, possibilitar a abertura de novos canais de distribuição, impulsionar o desenvolvimento das marcas regionalmente e aumentar a base de clientes em todo o país. Outra já experiência consolidada da Beauty Fair, com os chefes de caravanas - que atualmente mobilizam mais de 50 mil visitantes para a feira principal -, será replicada para garantir o sucesso ainda maior das edições regionais.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












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