PRIMAVERA: TEMPO DE MOVIMENTO, AUTOCUIDADO E RENOVAÇÃO
- Gisele Barros

- 21 de out.
- 2 min de leitura
Especialista em Ayurveda Fernanda Machado explica como aproveitar a energia da estação para equilibrar o corpo, a mente e se reconectar com a natureza.

A primavera chegou e, até 21 de dezembro, os dias mais longos e ensolarados convidam à renovação da energia, com elevação do humor e convite ao autocuidado. No Ayurveda, terapia milenar de origem indiana que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia, a primavera é a estação Kapha, associada aos elementos terra e água, que representam estrutura, estabilidade e nutrição, tanto para o corpo quanto para a mente.
A professora de meditação, mentora espiritual e coach em Ayurveda, Fernanda Ester Machado, explica que a estação é um momento para pequenas transformações na rotina, em um período marcado por energia de movimento, desintoxicação e reequilíbrio.
“No inverno, o dosha Kapha acumula, e a chegada da primavera é o momento ideal para começar novos projetos e eliminar o que já não faz mais sentido para o seu momento atual. É um período que pede atenção, espaço para si mesmo e acolhimento da sua nova versão”, explica.
“O aumento da luz solar nesta estação estimula a produção de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”, que promove bem-estar, regula o sono e aumenta a disposição física e mental”, acrescenta Fernanda.
A primavera também convida a um olhar com mais atenção para o autocuidado com o corpo e a mente. Para quem vive nas grandes cidades, é cada vez mais comum perder hábitos simples, como as manhãs de sol, os passeios ao ar livre e o contato com a natureza, algo esquecido em meio à rotina intensa.
Fernanda Machado explica que no Ayurveda, alguns hábitos podem contribuir para essa reconexão com o natural da vida. “Mesmo pequenas ações, como caminhar ao ar livre, cuidar de plantas dentro de casa, dedicar alguns minutos à meditação ou ouvir músicas que acalmam, ajudam a renovar a energia e na reconexão com a natureza”.
“Reorganizar o ambiente ao redor, desapegar de objetos que não usamos mais e criar espaços mais leves é uma forma prática de refletir mudanças internas, trazendo clareza e energia positiva para o dia a dia, exatamente o que a primavera desperta em nós. Na alimentação, dar preferência aos alimentos da estação, como frutas, legumes e vegetais, ajuda a manter o ânimo e o equilíbrio na rotina”, finaliza.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários