PESQUISA DA DOVE REVELA IMPACTO DA BUSCA PELA SELFIE PERFEITA NA AUTOESTIMA DAS MULHERES BRASILEIRAS
- Gisele Barros
- 18 de abr.
- 3 min de leitura
Dados coletados entre Brasil, UK, Índia e Estados Unidos, apontam que a pressão por uma imagem ideal faz mulheres deixarem de compartilhar momentos especiais em fotos.

Dove, marca número um em cuidado e pioneira do movimento em prol da beleza real, acaba de divulgar uma pesquisa reveladora sobre a relação das mulheres brasileiras com a autoimagem e as redes sociais. Os resultados mostram um cenário em que 8 em cada 10 mulheres tiram até 50 fotos antes de escolher a "selfie perfeita", evidenciando a pressão para encontrar a imagem que considerem ideal antes da publicação.
A pesquisa encomendada pela marca mostra a cansativa busca pela foto perfeita, com 59% das entrevistadas passam mais de 10 minutos analisando uma foto antes de decidir publicá-la, enquanto 81% excluem imagens e tentam novamente caso achem que não estão "perfeitas". Além disso, mais da metade das mulheres já apagou uma foto após publicá-la por se sentir constrangida. Esse comportamento reforça a necessidade de aprovação externa, já que mais da metade busca a opinião de amigos antes de postar.
O impacto emocional dessa busca pela perfeição é significativo, com 69% das brasileiras deixando de compartilhar momentos especiais porque não gostaram da própria aparência, e 1 em cada 4 mulheres sentindo ansiedade antes de postar nas redes sociais. A necessidade de parecer impecável faz com que 74% consideram essencial exibir a melhor versão de si mesmas nas fotos publicadas. No entanto, mesmo editando as imagens, 52% ainda se preocupam com a percepção dos outros. Esse ciclo de insatisfação e insegurança é refletido no fato alarmante de que 82% das mulheres já olharam para uma foto sua e decidiram rasgá-la.
Diante desse cenário, Dove lança o movimento global #ShareTheFirst, incentivando as mulheres a se libertarem da busca pela perfeição, celebrarem a autenticidade e compartilharem sua primeira foto real — antes de múltiplas tentativas da imagem "ideal".
“Há mais de vinte anos, Dove tem trabalhado para impulsionar uma melhor relação entre mulheres e autoestima. Com o crescimento do uso das redes sociais, essa questão se tornou ainda mais evidente e, pensando nisso, Dove propõe mais um movimento para estimular mulheres e meninas em todo o mundo a enxergarem a beleza como uma fonte de felicidade, não de ansiedade - cada foto, cada ângulo, cada momento tem seu valor e conta parte de suas histórias”, afirma Andreza Graner, Diretora de Marketing de One Dove.
Para amplificar a mensagem, a marca reuniu um time de influenciadoras e criadoras de conteúdo que compartilharão suas próprias experiências com a pressão pela selfie perfeita, promovendo uma conversa sincera sobre padrões irreais e o impacto da validação digital na autoestima feminina.
“As redes sociais influenciam profundamente a forma como as mulheres enxergam a si mesmas, e sabemos que a busca incessante pela perfeição é extremamente prejudicial. Queremos promover uma relação mais saudável com a autoimagem”, conclui Andreza Graner.
Com essa iniciativa, a marca reforça seu compromisso de transformar a relação das mulheres com sua imagem, promovendo a aceitação e a valorização da beleza real, sem pressões ou padrões inalcançáveis. Recentemente, Dove também firmou um pacto global de nunca editar imagens em suas campanhas e inovou ao fechar contratos com influenciadoras com cláusula de postagens sem filtro.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

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