PELE DO HOMEM: SAIBA QUAIS HIDRATANTES, FOTOPROTETORES E PROCEDIMENTOS SÃO INDICADOS
- Gisele Barros

- 18 de set.
- 4 min de leitura
Hidratantes oil-free, com textura gel ou sérum podem ter ação calmante, seborreguladora e reparadora, que ajudam a controlar a oleosidade da pele masculina.

A pele masculina tem peculiaridades anatômicas e hormonais importantes. “Ela é, em média, 25% mais espessa que a feminina, além de apresentar maior produção de sebo e uma vascularização mais intensa. Quando a temperatura está mais baixa, mesmo com esse manto hidrolipídico mais espesso, há perda de água e surgem sinais de ressecamento, especialmente após banhos quentes e exposição ao vento frio. Isso significa que não basta ter pele oleosa, é necessário hidratar e proteger com produtos adequados ao tipo de pele”, esclarece o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A pele masculina tende a demorar mais a apresentar sinais visíveis de ressecamento, justamente pela oleosidade natural. Mas isso pode ser um problema: o homem demora mais a perceber que a pele está sofrendo, e quando busca ajuda, já há fissuras, vermelhidão ou sensibilidade. Além disso, o atrito do barbear agrava esse quadro, facilitando irritações. Já a pele feminina, por ser mais fina e menos oleosa, sofre mais rapidamente, mas muitas vezes é tratada antes”, acrescenta o Dr. Renato.
Para pele masculina oleosa ou acneica, o médico indica hidratantes oil-free, com textura gel ou sérum, que contenham ativos como: niacinamida, que regula a oleosidade e fortalece a barreira cutânea; ácido hialurônico de baixo peso molecular, que hidrata sem pesar; e pantenol, com ação calmante e reparadora. “O ideal é aplicar logo após o banho, com a pele ainda úmida, para potencializar a absorção”, diz o médico.
No mercado, há produtos específicos para controlar a oleosidade que oferecem multibenefícios. É o caso do Depore 6 in 1 Sérum Ultra Clareante, da Ada Tina. “Especialmente desenvolvido para peles oleosas e acneicas, o Depore 6 in 1 Sérum Ultra Clareante clareia marcas de acne e outros tipos de manchas até 6 vezes mais ao mesmo tempo em que controla a oleosidade da pele, reduzindo o brilho e os poros dilatados e prevenindo o surgimento de cravos. Dessa maneira, o produto é capaz de tornar a pele mais clara, uniforme, purificada e iluminada desde a primeira aplicação”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.
As máscaras antioleosidade também podem ajudar a controlar o brilho excessivo da pele. “O carvão ativado é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros. Quando esse ativo está em uma máscara facial, que fica mais tempo em contato com a pele, como é o caso da Máscara Black Rednek, o produto também previne e remove cravos e reequilibra a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele”, diz Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.URB. “Essa máscara também traz colágeno em sua composição, que possui propriedades hidratantes e condicionantes da pele. Dessa forma, o carvão também confere propriedades clareadoras da pele, contribuindo para a uniformização do tom da pele”, finaliza.
Além do hidratante, o dermatologista Dr. Renato diz que o protetor solar deve ser usado todos os dias, inclusive no inverno, mesmo se o dia estiver nublado ou a pessoa ficar dentro do carro. “Os raios UVA e a luz visível atravessam vidros e continuam estimulando o envelhecimento da pele, formação de manchas e risco de câncer cutâneo. Para os homens, há protetores com toque seco, efeito matte e até com ação antipoluição, ideais para uso diário e sem deixar resíduos”, destaca o médico.
Uma novidade é o lançamento da Ada Tina, o protetor solar Sunsec Solar Fluido FPS 50, desenvolvido especialmente para peles mistas e oleosas. “Com tecnologia italiana para peles do Brasil, sua fórmula inovadora com textura super fluida oferece 12 horas de proteção eficaz contra raios UVA/UVB, luz azul e luz visível, prevenindo o fotoenvelhecimento e as manchas solares, sem deixar a pele oleosa”, esclarece o Dr. Maurizio.
No caso de procedimentos, os mais indicados para a pele masculina incluem peelings químicos suaves, para controle da oleosidade, cravos e textura, e tecnologias. “Lasers de rejuvenescimento e clareamento, como Smart Pico e Red Touch; luz pulsada para vasos, rosácea e manchas; protocolos para calvície e couro cabeludo, como Exocube, LED e microinfusão. Todos são personalizados, com foco na naturalidade e sem tempo de recuperação prolongado”, finaliza o Dr. Renato Soriani.
FONTE:
*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários