O QUE SÃO PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS SEM DOWNTIME?
- Gisele Barros
- há 2 horas
- 5 min de leitura
Algumas tecnologias agem profundamente, preservando a superfície da pele, com o benefício de não afastar o paciente das atividades diárias. Além disso, diminui riscos de queimaduras, manchas na pele e piora do melasma.

Os consultórios dermatológicos recebem cada vez mais um tipo de paciente que sabe o que quer: rejuvenescer sem precisar ficar de repouso. São os famosos “tratamentos sem downtime”. “Downtime refere-se ao tempo de inatividade após fazer um certo tratamento. É o repouso ou o período, em dias, que o paciente deve evitar completamente o sol, ou ainda que sua pele estará inchada ou vermelha em virtude do procedimento. Com a evolução das técnicas dermatológicas, muitos tratamentos podem ser feitos sem downtime. O maior benefício é que eles não afastam o paciente de suas atividades diárias. Se ele fizer de manhã, pode ir para o trabalho no mesmo dia”, destaca o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Segundo o médico, os tratamentos podem ser feitos com tecnologias ou por meio de injetáveis. O famoso “Botox”, por exemplo, não requer repouso. Segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a toxina botulínica é um dos tratamentos mais importantes da Cosmiatria, pois previne as rugas dinâmicas na testa, nos olhos e entre sobrancelhas e pode ser aplicada na mandíbula para melhorar o contorno facial (e diminuir a velocidade do envelhecimento de outras estruturas da face, como compartimentos de gorduras, ligamentos e músculos. Também pode ser aplicada no pescoço, tanto para melhorar a qualidade da pele quanto para diminuir as bandas musculares que ficam aparentes com o envelhecimento. “Ela atua na musculatura evitando contração do músculo e consequentemente as fraturas da pele, porque a face acompanha a movimentação muscular. A paralisia, no entanto, é temporária, pois a função muscular é restaurada conforme a formação de novas junções neuromusculares. É um tratamento que deve ser feito frequentemente de duas a três vezes ao ano, pois possui durabilidade média de quatro meses. Não existe idade e sim indicação médica para a toxina botulínica, que deve ser feita em pacientes que têm linhas finas, músculos faciais muito fortes e dinâmicos ou ainda aqueles que são muito expressivos”, diz a Dra. Flávia. Outro tratamento é o bioestimulador de colágeno, que estimula a proteína de sustentação da pele e combate a flacidez.
O dermatologista explica que, além das tecnologias a laser, os peelings químicos também deixam a pele extremamente sensível e descamativa. “Eles criam um processo inflamatório superficial, deixando a pele avermelhada. E quando a pele, por algum motivo, está sensibilizada e inflamada, a chance de manchar é muito maior em uma exposição solar. Então o cuidado deve ser redobrado”, diz o médico. Mas existem substitutos, segundo a Dra. Flávia Brasileiro: “Uma alternativa mais interessante é a indicação de procedimentos como a hidrodermoabrasão do Hydrafacial, que promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a uma patenteada tecnologia que consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes. O procedimento promove um peeling gentil para a pele, mas repõe substâncias hidratantes e nutritivas”, explica a Dra. Flávia Brasileiro. O procedimento não exige tempo algum de recuperação e a única indicação, que é universal, é o uso do protetor solar.
Para estimular colágeno, o destaque é coreano: a radiofrequência monopolar Volnewmer. “A tecnologia aquece a derme chegando até a temperatura de 60°C e por isso estimula e reorganiza as fibras de colágeno”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Com isso, o procedimento consegue melhorar a textura da pele, dar viço e reduzir sinais de envelhecimento. O tratamento é indicado para todos os tipos de pele e a grande vantagem é que não necessita de tempo de recuperação”, completa a dermatologista. O melhor de tudo: é indolor! “Com Volnewmer, há a ‘redensificação’ da pele. Ele melhora a espessura da pele, que sofre com afinamento devido ao processo natural de envelhecimento”, completa a Dra. Paola.
Além disso, o dermatologista Dr. Abdo recomenda a tecnologia de ultrassom ultrafocado Atria, que age em diferentes camadas da pele para estimular a produção de proteínas de sustentação e tratar a flacidez. “O procedimento promove pequenos pontos de coagulação que aquecem os tecidos e estimulam a produção de colágeno, o que dá sustentação e viço à pele, reduzindo a flacidez e redefinindo o contorno facial sem agulhas ou cortes e com menos dor”, explica o Dr. Abdo. Outra grande vantagem do tratamento está na combinação de duas ponteiras. “Com a ponteira Scan, que faz os disparos enquanto está parada, a tecnologia é aplicada em três níveis de profundidade, atingindo o SMAS (sistema músculo aponeurótico da face), que sustenta a face, e duas camadas da pele, para favorecer a produção do colágeno. Já a caneta Atria Pen, que pode ser utilizada em áreas menores, é aplicada em movimento, também em duas profundidades, gerando colunas térmicas. Os efeitos das colunas térmicas com os pontos de coagulação se somam, promovendo melhores resultados no contorno facial”, completa o dermatologista.
Até mesmo alguns lasers podem ser utilizados. O laser MultiStation também rejuvenesce sem afastar o paciente das atividades diárias, promovendo bioestimulação. “O laser nessa configuração dá disparos muito rápidos no rosto, o que leva ao aquecimento da derme, que é aquecida a uma temperatura ao redor de 41, 42ºC, e este calor vai estimular a síntese de colágeno novo. É um procedimento minimamente invasivo e pouco dolorido, indicado para rugas, flacidez, linhas e rejuvenescimento, além de melhorar também a textura da pele”, finaliza o dermatologista Dr. Abdo.
Por fim, o médico argumenta que, com a indicação correta, muitos tratamentos podem beneficiar pacientes que desejam rejuvenescer a pele sem se afastar das atividades diárias. “Muitos pacientes acreditam, por exemplo, que precisam da toxina botulínica, mas a indicação pode ser outra. O ideal é sempre consultar um médico”, finaliza a dermatologista Dra. Flávia.
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comments