top of page

O QUE SÃO PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS SEM DOWNTIME?

Algumas tecnologias agem profundamente, preservando a superfície da pele, com o benefício de não afastar o paciente das atividades diárias. Além disso, diminui riscos de queimaduras, manchas na pele e piora do melasma.



Os consultórios dermatológicos recebem cada vez mais um tipo de paciente que sabe o que quer: rejuvenescer sem precisar ficar de repouso. São os famosos “tratamentos sem downtime”. “Downtime refere-se ao tempo de inatividade após fazer um certo tratamento. É o repouso ou o período, em dias, que o paciente deve evitar completamente o sol, ou ainda que sua pele estará inchada ou vermelha em virtude do procedimento. Com a evolução das técnicas dermatológicas, muitos tratamentos podem ser feitos sem downtime. O maior benefício é que eles não afastam o paciente de suas atividades diárias. Se ele fizer de manhã, pode ir para o trabalho no mesmo dia”, destaca o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., Doutor em Dermatologia pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 


Segundo o médico, os tratamentos podem ser feitos com tecnologias ou por meio de injetáveis. O famoso “Botox”, por exemplo, não requer repouso. Segundo a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a toxina botulínica é um dos tratamentos mais importantes da Cosmiatria, pois previne as rugas dinâmicas na testa, nos olhos e entre sobrancelhas e pode ser aplicada na mandíbula para melhorar o contorno facial (e diminuir a velocidade do envelhecimento de outras estruturas da face, como compartimentos de gorduras, ligamentos e músculos. Também pode ser aplicada no pescoço, tanto para melhorar a qualidade da pele quanto para diminuir as bandas musculares que ficam aparentes com o envelhecimento. “Ela atua na musculatura evitando contração do músculo e consequentemente as fraturas da pele, porque a face acompanha a movimentação muscular. A paralisia, no entanto, é temporária, pois a função muscular é restaurada conforme a formação de novas junções neuromusculares. É um tratamento que deve ser feito frequentemente de duas a três vezes ao ano, pois possui durabilidade média de quatro meses. Não existe idade e sim indicação médica para a toxina botulínica, que deve ser feita em pacientes que têm linhas finas, músculos faciais muito fortes e dinâmicos ou ainda aqueles que são muito expressivos”, diz a Dra. Flávia. Outro tratamento é o bioestimulador de colágeno, que estimula a proteína de sustentação da pele e combate a flacidez.


O dermatologista explica que, além das tecnologias a laser, os peelings químicos também deixam a pele extremamente sensível e descamativa. “Eles criam um processo inflamatório superficial, deixando a pele avermelhada. E quando a pele, por algum motivo, está sensibilizada e inflamada, a chance de manchar é muito maior em uma exposição solar. Então o cuidado deve ser redobrado”, diz o médico. Mas existem substitutos, segundo a Dra. Flávia Brasileiro: “Uma alternativa mais interessante é a indicação de procedimentos como a hidrodermoabrasão do Hydrafacial, que promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a uma patenteada tecnologia que consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes. O procedimento promove um peeling gentil para a pele, mas repõe substâncias hidratantes e nutritivas”, explica a Dra. Flávia Brasileiro. O procedimento não exige tempo algum de recuperação e a única indicação, que é universal, é o uso do protetor solar.


Para estimular colágeno, o destaque é coreano: a radiofrequência monopolar Volnewmer. “A tecnologia aquece a derme chegando até a temperatura de 60°C e por isso estimula e reorganiza as fibras de colágeno”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Com isso, o procedimento consegue melhorar a textura da pele, dar viço e reduzir sinais de envelhecimento. O tratamento é indicado para todos os tipos de pele e a grande vantagem é que não necessita de tempo de recuperação”, completa a dermatologista. O melhor de tudo: é indolor! “Com Volnewmer, há a ‘redensificação’ da pele. Ele melhora a espessura da pele, que sofre com afinamento devido ao processo natural de envelhecimento”, completa a Dra. Paola.


Além disso, o dermatologista Dr. Abdo recomenda a tecnologia de ultrassom ultrafocado Atria, que age em diferentes camadas da pele para estimular a produção de proteínas de sustentação e tratar a flacidez. “O procedimento promove pequenos pontos de coagulação que aquecem os tecidos e estimulam a produção de colágeno, o que dá sustentação e viço à pele, reduzindo a flacidez e redefinindo o contorno facial sem agulhas ou cortes e com menos dor”, explica o Dr. Abdo. Outra grande vantagem do tratamento está na combinação de duas ponteiras. “Com a ponteira Scan, que faz os disparos enquanto está parada, a tecnologia é aplicada em três níveis de profundidade, atingindo o SMAS (sistema músculo aponeurótico da face), que sustenta a face, e duas camadas da pele, para favorecer a produção do colágeno. Já a caneta Atria Pen, que pode ser utilizada em áreas menores, é aplicada em movimento, também em duas profundidades, gerando colunas térmicas. Os efeitos das colunas térmicas com os pontos de coagulação se somam, promovendo melhores resultados no contorno facial”, completa o dermatologista.   


Até mesmo alguns lasers podem ser utilizados. O laser MultiStation também rejuvenesce sem afastar o paciente das atividades diárias, promovendo bioestimulação. “O laser nessa configuração dá disparos muito rápidos no rosto, o que leva ao aquecimento da derme, que é aquecida a uma temperatura ao redor de 41, 42ºC, e este calor vai estimular a síntese de colágeno novo. É um procedimento minimamente invasivo e pouco dolorido, indicado para rugas, flacidez, linhas e rejuvenescimento, além de melhorar também a textura da pele”, finaliza o dermatologista Dr. Abdo. 


Por fim, o médico argumenta que, com a indicação correta, muitos tratamentos podem beneficiar pacientes que desejam rejuvenescer a pele sem se afastar das atividades diárias. “Muitos pacientes acreditam, por exemplo, que precisam da toxina botulínica, mas a indicação pode ser outra. O ideal é sempre consultar um médico”, finaliza a dermatologista Dra. Flávia.



FONTES:


*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao


*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato


*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page