top of page

O QUE SUA ROUPA DIZ SOBRE VOCÊ? TRÊS DICAS DE COMO A IMAGEM PESSOAL INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Livia Cortinóvis, apresentadora e comunicadora há mais de 20 anos, reforça os principais pontos para quem deseja entender melhor como uma vestimenta auxilia ou atrapalha na hora de se comunicar.



As roupas, desde muito tempo, funcionam como códigos visuais, carregam símbolos culturais, sinalizam pertencimento social e, muitas vezes, antecipam até mesmo as intenções de cada pessoa. A comunicação vem muito antes da forma verbal, ela se encontra pelos gestos, postura e também nas vestimentas. “A imagem é o primeiro contato que as pessoas têm conosco. Ela comunica antes mesmo da nossa voz. Cores, postura, expressão facial e até o caimento da roupa ajudam a criar uma leitura imediata. Uma postura ereta transmite segurança, enquanto um olhar acolhedor comunica empatia. Roupas bem ajustadas, sem exageros, podem reforçar autoridade e profissionalismo. Tudo isso influencia como a mensagem será recebida”, explica Livia Cortinóvis, apresentadora e comunicadora há mais de 20 anos. 


Dessa forma, a apresentadora listou algumas dicas importantes para todos que desejam entender mais sobre o poder das roupas e de que forma elas podem auxiliar ou atrapalhar na hora de se comunicar. Confira, a seguir:


1. Cuide da sua imagem como parte da sua comunicação


Sua imagem começa a falar antes mesmo da sua voz. Postura, expressão, cores e roupas bem escolhidas formam uma leitura imediata sobre quem você é e o que representa, principalmente, para quem trabalha com comunicação. “Seja em frente às câmeras, nas redes ou em reuniões, transmitir segurança, empatia ou autoridade depende também do visual. Não se trata de vaidade, mas de percepção e posicionamento”, explica Cortinóvis.


2. Vista-se com intenção, não com tendência


“Seja em um blazer que transmite firmeza ou uma peça leve que comunica proximidade, você não precisa ser especialista em moda para se vestir bem, mas, sim, coerente com a mensagem que quer passar”, ressalta a comunicadora. A intenção por trás da escolha do figurino é o que transforma uma imagem aliada da sua narrativa. Segundo Livia, a imagem sustenta o discurso e a consciência sobre isso faz toda a diferença. “A roupa ajuda a dar forma ao que você quer dizer”, pontua. 


3. Adapte seu visual ao público e ao momento


A imagem também precisa ser flexível. Ao longo da carreira, é natural que você tenha que adaptar o estilo às mudanças de público, formato ou até de linguagem. Livia já passou por diferentes programas e soube ajustar seu visual para manter coerência com cada fase sem perder sua identidade. “Isso não é ‘mudar para agradar’, mas comunicar com clareza e respeito e entender que a linguagem visual também precisa acompanhar a evolução da mensagem”, finaliza a apresentadora.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




ความคิดเห็น


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page