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O BOTICÁRIO CELEBRA O DIA DO NORDESTINO COM HISTÓRIAS DE SAUDADE, PERMANÊNCIA E REENCONTRO COM A REGIÃO

Com filme estrelado por Joyce Alane, Thomás Aquino e Max Petterson, ação inclui show gratuito e ativação nacional em lojas com brindes exclusivos.


Crédito: Everson Verdião
Crédito: Everson Verdião

O Boticário, marca de beleza mais amada pelos brasileiros*, lança nova campanha em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 08 de outubro. Em filme conceito, a marca convida os artistas: Joyce Alane, cantora pernambucana, Thomás Aquino, ator pernambucano e Max Petterson, humorista cearense, para protagonizar narrativas que revelam diferentes formas de viver o Nordeste: quem ficou, quem saiu e quem foi e voltou, sempre com raízes firmes e vivas, em qualquer canto do Brasil. 


Com o conceito “Ser nordestino é ser quem você quiser, onde você quiser”, o filme traz relatos pessoais dos três artistas, que dão vida a diferentes perspectivas sobre identidade, afeto e pertencimento e terá versões de 1 '30’’ (vertical, para redes sociais) e de 3 minutos (horizontal, para YouTube). 


A campanha, com direção criativa de Caio Braz e David Carneiro, foi construída a partir de entrevistas que exploraram memórias, sotaques, cheiros e sons que remetem ao Nordeste, transformando lembranças individuais em um grande discurso coletivo de afeto. O resultado é uma costura de histórias que dialogam diretamente com milhões de nordestinos dentro e fora da região, revelando a multiplicidade cultural dos nove estados. 


“O Nordeste é uma força que não se limita à geografia. Ele pulsa em cada sotaque, em cada gesto de afeto, em cada história que atravessa gerações. Homenagear o Dia do Nordestino não é apenas celebrar uma data: é reconhecer uma região que movimenta o país, carregando consigo orgulho, criatividade e histórias que estão presentes em todos os cantos do Brasil. No Boticário, sempre acreditamos na beleza como um território de pertencimento, e esta campanha é um convite para que cada nordestino, onde quer que esteja, se reconheça e se orgulhe de suas raízes. É uma declaração de amor a uma cultura que move, transforma e ensina todos os dias”, declara a diretora de Marketing Regional do Boticário, Jacqueline Tobaru. 


Segundo a marca, os depoimentos ressaltam não apenas o orgulho de origem, mas também o lugar de potência que o Nordeste ocupa no Brasil e no mundo. Entre falas sobre amor, humor e resistência, a mensagem que ecoa é de unidade na diversidade: o Nordeste é feito de diferenças que, juntas, se transformam em força e inspiração.


"Quando a gente fala sobre os nordestinos, eles não estão só em um lugar: eles estão pelo mundo. O Nordeste é também uma terra de pessoas que decidiram morar em outros lugares, que transformam esses lugares com alegria e com esse otimismo perante a vida. Seja em um dos nove estados do Nordeste ou fora deles, ser nordestino é algo que a gente carrega pela vida toda, com muito orgulho. É algo que faz com que a gente se reconheça um no outro e tenha muito orgulho de ser”, explica Caio Braz, jornalista, apresentador e influenciador que assina a direção da campanha. 


Promoção nacional 


A celebração, no entanto, não se restringe ao Nordeste. De 8 a 31 de outubro, nordestinos espalhados por todo o Brasil poderão retirar um pin comemorativo em 41 lojas participantes, presentes em todas as capitais do país. A ação, voltada exclusivamente para consumidores naturais da região, foi desenhada para homenagear quem carrega suas origens onde quer que esteja. Para participar, basta ir a uma loja participante, apresentar um documento que comprove o nascimento na região e realizar o cadastro no Beauty Box, programa de fidelidade do Grupo Boticário.


Com mais de três mil pins distribuídos em todo o país, a mecânica foi pensada para reforçar o orgulho de origem dos nordestinos que vivem em outras localidades. Para mais informações, acesse o blog. 


No coração do Recife 


Para marcar a data de forma especial, O Boticário leva a celebração para o coração do Recife Antigo, um dos principais polos culturais da região. A cantora Joyce Alane fará um show aberto ao público na Rua dos Amores - espaço revitalizado pela marca no centro histórico da cidade, que será renomeado temporariamente como “Rua dos Amores Nordestinos” para a ação -, que acontece no dia 11 de outubro, às 17h. O evento promete emocionar moradores e turistas, reforçando a conexão genuína da marca com a cena artística e afetiva da capital pernambucana.


Compromisso de longo prazo com a região 


Apesar de ter sua origem no sul do país, o Boticário tem forte presença no Nordeste com a fábrica de Camaçari, na Bahia. Atualmente, a unidade é responsável pela produção de 98% do perfume mais vendido da marca, o Malbec, de 90% dos kits e de 100% dos refis dos demais produtos. Com isso, a região contribui diretamente para o sucesso do maior programa de logística reversa do país, o Boti Recicla. Aliás, a fábrica de Camaçari está na vanguarda da sustentabilidade: foi a primeira do Brasil, no setor de cosméticos, a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). 


Por meio da fábrica, o Grupo Boticário também promove o desenvolvimento econômico e social da cidade e seus arredores: cerca de 78% dos colaboradores diretos são residentes de Camaçari. Em 2021, foram investidos R$600 milhões na unidade, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável da região.


A chegada do Boticário à região acarretou na abertura de outras unidades fabris, fortalecendo e ampliando a cadeia produtiva e transformando Camaçari em um polo de beleza. Parte da rotina da cidade desde 2014, a marca busca contribuir efetivamente para melhorar a realidade das regiões que está inserida. A partir do Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, também na Bahia, o Grupo Boticário leva produtos para 17 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, gerando empregos e movimentando a economia local. 



Campanha: Dia do Nordestino - O Boticário


Ano 2025

Produtora: MAPPA

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Caio Braz

Direção Criativa: David Carneiro

Roteiro: Caio Braz e David Carneiro

Produção Executiva: Maria Carolina Portugal

Produção Local: Lea Campos (FOR) / Paula Caal (REC) / Tainá Amado (SP)

Direção de Fotografia: Everson Verdião

Som Direto: Lucas Sabino (FOR) / Ariel Maia (REC) / Jonas Amancio (SP)

Montagem / Edição: Everson Verdião

Trilha Original / Produção Musical: Ubunto

Rabeca: Furmiga Dub

Acordeom: Beto Corrêa

Colorização/ Finalização: Everson Verdião

Mixagem de som: Lia Sabugosa

Design Gráfico: Marlon Carneiro

Maquiagem: Carol Ferdebez (FOR) / Ariel Maia (REC)

Assistentes de Câmera: Jamille Queiroz (FOR) / Ivan Melo (REC) / Fernando Martins (SP)

Seguranças: Ronnie Von (FOR) / José Severino (REC) / Scooby PJ (SP)

Transporte: Ronélio (FOR) / George Vila Nova (Rec) / Branco Transporte (SP)

Aprovação da marca: Marketing e Comunicação: Flora Drummond, Ellen Mariana, Isis Cerqueira, Heriberto Neto, Alessandra Oliveira e Pamella Tressino

Apoio: @estacaodasartes.ce, um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomiranteceara.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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