top of page

NIVEA E UNICEF SÃO PREMIADOS NO CONGRESSO NACIONAL DE ESG 2025 POR INICIATIVA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Reconhecimento se dá pelo apoio de NIVEA à iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA), do UNICEF, que amplia acesso ao cuidado qualificado para crianças negras e indígenas.



A NIVEA, marca nº1 em cuidados com a pele no mundo, foi uma das empresas premiadas pelo Prêmio ESG 2025 na categoria “Combate ao Racismo”, durante o Congresso Nacional de ESG 2025, que ocorreu nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de maio. O reconhecimento veio pelo apoio à iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA), desenvolvida e liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Instituto Promundo, como exemplo de prática empresarial que alia impacto social, responsabilidade e compromisso com a equidade racial desde a infância. 


O Prêmio ESG 2025 consagra instituições e líderes que assumem, na prática, o compromisso com um futuro mais justo, ético e sustentável, impactando positivamente o meio ambiente, a sociedade e os modelos de gestão corporativa. As empresas participantes apresentaram cases nas categorias ambiental, social ou governança, que foram analisados por três jurados, com descarte da menor nota na avaliação final. 


A iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA) é uma estratégia do UNICEF lançada em 2023, que busca sensibilizar sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, promovendo um atendimento qualificado e humanizado que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças negras e indígenas e de suas famílias. Com o apoio da NIVEA em 2024, o projeto teve sua atuação expandida para novos territórios, com destaque para o estado de Pernambuco. 


“A NIVEA entendeu o quanto era necessário fortalecer projetos e organizações que tenham um olhar especial para a população negra e as pautas antirracistas. Por isso, temos apoiado ações voltadas a mulheres negras empreendedoras e crianças negras — reforçando nosso compromisso com o impacto social desde a base”, comenta Ligia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão de NIVEA. 


“Essa premiação nos deixa muito felizes. Primeiro, porque a NIVEA é uma parceira constante do UNICEF em diversas iniciativas, sempre comprometida com a causa da infância e com temas urgentes como o enfrentamento ao racismo. Segundo, porque mostra que o trabalho do UNICEF está alinhado às práticas de ESG promovidas de forma estratégica por empresas e outros atores da sociedade”, afirma Maria Izabel Toro, head de parcerias corporativas e filantrópicas do UNICEF no Brasil. 


Até o momento, o PIA já foi implementado em 7 capitais e 103 municípios, capacitou 2.500 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e impactou 250 mil famílias por meio das Unidades Amigas da Primeira Infância. Entre os conteúdos produzidos estão cadernos formativos voltados a profissionais, uma cartilha parental com dicas práticas de educação antirracista e uma websérie com sete episódios sobre parentalidade antirracista — todo o material está disponível gratuitamente no site do UNICEF. 

 

COMPROMISSO LOCAL 


Inspirada pela Teoria da Mudança, a NIVEA entende que gerar impacto real exige atuar diretamente nas estruturas que perpetuam desigualdades e que a inclusão produtiva de pessoas negras por meio da empregabilidade e do empreendedorismo é um dos caminhos mais potentes para promover mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa Por isso, mantem-se atenta às interseccionalidades que amplificam a exclusão – como raça, gênero e orientação sexual – para alavancar o acesso ao mercado de trabalho e gerar inclusão e fortalecimento social. 


A companhia executa essa estratégia na prática com parceiros especializados que atuam diretamente com o governo em seus diferentes níveis e na sociedade civil com projetos de impacto. Em 2025 essa visão se fortalece com a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a partir da iniciativa de empregabilidade Um Milhão de Oportunidades (1MiO), que tem como objetivo fomentar oportunidades de formação profissional, estágio, aprendiz e primeiro emprego. 


A ação pretende impactar 6 mil adolescentes e jovens com atividades de formação e (re)construção de projetos de vida, além de criar 3 mil oportunidades de transição positiva da escola para o mundo do trabalho com base em doze perfis prioritários de adolescentes e jovens, entre eles meninas e meninos negros, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mães adolescentes, povos originários, vítimas de trabalho infantil, além de pessoas de baixa renda e de escola pública.

 

COMPROMISSO GLOBAL 


Em seu quinto ano da jornada de propósito, a NIVEA acredita no cuidado nos momentos que mais importam, agindo para transformar realidades e promover conexões genuínas, especialmente entre aqueles que enfrentam algum tipo de exclusão social. Desde 2020, a companhia vem construindo esse caminho de forma estratégica e contínua, conectando pessoas e ampliando oportunidades para grupos historicamente marginalizados. 


Em resposta ao crescente desafio da desconexão social, a companhia revelou o propósito global NIVEA CONECTA, um desdobramento de O Toque Que Transforma e Inspira Conexões, abordando o isolamento sob uma perspectiva mais ampla e compreendendo que o afastamento social atinge não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras.


Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais:


  • Educação & Conhecimento, por meio do qual oferece capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades;


  • Conexões Verdadeiras, promovendo interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários e ajudando a combater o isolamento;


  • Resiliência, com o objetivo de aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentarem desafios.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




Comments


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page