NIVEA E UNICEF SÃO PREMIADOS NO CONGRESSO NACIONAL DE ESG 2025 POR INICIATIVA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
- Gisele Barros
- 21 de mai.
- 4 min de leitura
Reconhecimento se dá pelo apoio de NIVEA à iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA), do UNICEF, que amplia acesso ao cuidado qualificado para crianças negras e indígenas.

A NIVEA, marca nº1 em cuidados com a pele no mundo, foi uma das empresas premiadas pelo Prêmio ESG 2025 na categoria “Combate ao Racismo”, durante o Congresso Nacional de ESG 2025, que ocorreu nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de maio. O reconhecimento veio pelo apoio à iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA), desenvolvida e liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Instituto Promundo, como exemplo de prática empresarial que alia impacto social, responsabilidade e compromisso com a equidade racial desde a infância.
O Prêmio ESG 2025 consagra instituições e líderes que assumem, na prática, o compromisso com um futuro mais justo, ético e sustentável, impactando positivamente o meio ambiente, a sociedade e os modelos de gestão corporativa. As empresas participantes apresentaram cases nas categorias ambiental, social ou governança, que foram analisados por três jurados, com descarte da menor nota na avaliação final.
A iniciativa Primeira Infância Antirracista (PIA) é uma estratégia do UNICEF lançada em 2023, que busca sensibilizar sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos, promovendo um atendimento qualificado e humanizado que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças negras e indígenas e de suas famílias. Com o apoio da NIVEA em 2024, o projeto teve sua atuação expandida para novos territórios, com destaque para o estado de Pernambuco.
“A NIVEA entendeu o quanto era necessário fortalecer projetos e organizações que tenham um olhar especial para a população negra e as pautas antirracistas. Por isso, temos apoiado ações voltadas a mulheres negras empreendedoras e crianças negras — reforçando nosso compromisso com o impacto social desde a base”, comenta Ligia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão de NIVEA.
“Essa premiação nos deixa muito felizes. Primeiro, porque a NIVEA é uma parceira constante do UNICEF em diversas iniciativas, sempre comprometida com a causa da infância e com temas urgentes como o enfrentamento ao racismo. Segundo, porque mostra que o trabalho do UNICEF está alinhado às práticas de ESG promovidas de forma estratégica por empresas e outros atores da sociedade”, afirma Maria Izabel Toro, head de parcerias corporativas e filantrópicas do UNICEF no Brasil.
Até o momento, o PIA já foi implementado em 7 capitais e 103 municípios, capacitou 2.500 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e impactou 250 mil famílias por meio das Unidades Amigas da Primeira Infância. Entre os conteúdos produzidos estão cadernos formativos voltados a profissionais, uma cartilha parental com dicas práticas de educação antirracista e uma websérie com sete episódios sobre parentalidade antirracista — todo o material está disponível gratuitamente no site do UNICEF.
COMPROMISSO LOCAL
Inspirada pela Teoria da Mudança, a NIVEA entende que gerar impacto real exige atuar diretamente nas estruturas que perpetuam desigualdades e que a inclusão produtiva de pessoas negras por meio da empregabilidade e do empreendedorismo é um dos caminhos mais potentes para promover mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa Por isso, mantem-se atenta às interseccionalidades que amplificam a exclusão – como raça, gênero e orientação sexual – para alavancar o acesso ao mercado de trabalho e gerar inclusão e fortalecimento social.
A companhia executa essa estratégia na prática com parceiros especializados que atuam diretamente com o governo em seus diferentes níveis e na sociedade civil com projetos de impacto. Em 2025 essa visão se fortalece com a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a partir da iniciativa de empregabilidade Um Milhão de Oportunidades (1MiO), que tem como objetivo fomentar oportunidades de formação profissional, estágio, aprendiz e primeiro emprego.
A ação pretende impactar 6 mil adolescentes e jovens com atividades de formação e (re)construção de projetos de vida, além de criar 3 mil oportunidades de transição positiva da escola para o mundo do trabalho com base em doze perfis prioritários de adolescentes e jovens, entre eles meninas e meninos negros, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mães adolescentes, povos originários, vítimas de trabalho infantil, além de pessoas de baixa renda e de escola pública.
COMPROMISSO GLOBAL
Em seu quinto ano da jornada de propósito, a NIVEA acredita no cuidado nos momentos que mais importam, agindo para transformar realidades e promover conexões genuínas, especialmente entre aqueles que enfrentam algum tipo de exclusão social. Desde 2020, a companhia vem construindo esse caminho de forma estratégica e contínua, conectando pessoas e ampliando oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
Em resposta ao crescente desafio da desconexão social, a companhia revelou o propósito global NIVEA CONECTA, um desdobramento de O Toque Que Transforma e Inspira Conexões, abordando o isolamento sob uma perspectiva mais ampla e compreendendo que o afastamento social atinge não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras.
Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais:
Educação & Conhecimento, por meio do qual oferece capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades;
Conexões Verdadeiras, promovendo interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários e ajudando a combater o isolamento;
Resiliência, com o objetivo de aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentarem desafios.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comments