NIVEA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO HUMANA EM NOVA CAMPANHA GLOBAL CONTRA O ISOLAMENTO SOCIAL
- Gisele Barros
- há 5 dias
- 5 min de leitura
Com um curta-metragem emocionante, campanha NIVEA Conecta apresenta a figura de um alienígena humanoide para transmitir uma poderosa mensagem: não estamos sozinhos.

Em seu quinto ano de jornada no propósito, a NIVEA, marca nº1 em cuidados com a pele no mundo, lança a nova campanha global de conscientização “Não Estamos Sozinhos em Nos Sentirmos Sozinhos”. A iniciativa, que integra o propósito NIVEA CONECTA, tem como objetivo chamar a atenção para o crescente problema do isolamento social e reforçar a importância das conexões humanas em um mundo cada vez mais fragmentado.
A campanha se baseia em um estudo global da NIVEA sobre solidão e conexão social, realizado em 13 países com mais de 30 mil participantes. A pesquisa revelou que uma em cada cinco pessoas sente solidão com frequência, e mais da metade já se sentiu isolada. Também foram apontados os impactos emocionais e físicos da solidão, além de barreiras como vergonha e medo de ser um fardo. Ainda assim, os dados destacam o poder das conexões humanas: quem se sente emocionalmente conectado relata níveis mais altos de bem-estar e felicidade.
Traduzindo esses dados para uma linguagem universal, a campanha traz como principal destaque o curta-metragem “Não Estamos Sozinhos em Nos Sentirmos Sozinhos”, que inclui recursos educacionais para ajudar a identificar os gatilhos do isolamento social, entender seus impactos e se conectar melhor com os outros. O filme utiliza a figura de um alienígena humanoide para personificar essa experiência universal, porém frequentemente invisível, que é o isolamento.
Com uma série de cenas comoventes vivenciadas em diferentes partes do mundo, especialmente na África do Sul e no Japão, a trama retrata desde momentos do cotidiano escolar até viagens em transporte público, revelando que o isolamento social pode existir até em ambientes cheios e alegres. Quando um dos personagens decide se aproximar, o alienígena se transforma em um ser humano, simbolizando de forma clara o impacto da empatia e da conexão humana.
Lígia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da NIVEA, destaca que a iniciativa tem como objetivo inspirar gestos simples de empatia capazes de transformar vidas. “Queremos abrir esse diálogo com o nosso público e, mais do que isso, incentivar que as pessoas se apoiem mutuamente. O isolamento social é uma realidade que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, e em diversas situações”.
O curta-metragem “Não estamos sozinhos” foi produzido pela Tempomedia Filmproduction, com os efeitos visuais desenvolvidos pela talentosa equipe da Chemistry Postproduction. A direção é de Alex Feil, e a campanha foi concebida com a visão criativa da agência líder Publicis One Touch.
NIVEA CONECTA: AGENDA DE IMPACTO
O NIVEA Conecta é uma iniciativa que já impactou mais de 293.479 pessoas por meio de investimento social privado - de 2021 a 2024. Como parte das ações estratégicas do programa, duas importantes ativações estão programadas para os próximos meses.
No dia 12 de outubro, será realizado o evento “Jogando Juntos pela UNICEF – 75 anos”, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A celebração une esporte, inclusão e impacto social, com foco em acessibilidade, diversidade e no fortalecimento de iniciativas em prol da infância.
Já entre os dias 28 e 30 de novembro, a NIVEA participará como patrocinadora do Festival Feira Preta, em Salvador - o maior evento de cultura negra da América Latina. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a equidade racial e o apoio ao protagonismo de empreendedores, artistas e criadores pretos.
Vale destacar que as ações jogam luz para temas essenciais, como diversidade, inclusão de pessoas com deficiência e questões raciais, propondo um olhar atento, profundo e transformador sobre esses desafios sociais.
PROPÓSITO GLOBAL
Em resposta ao crescente desafio da desconexão social, a companhia revelou o propósito global NIVEA CONECTA em setembro de 2024, um desdobramento de O Toque Que Transforma e Inspira Conexões, abordando o isolamento sob uma perspectiva mais ampla e compreendendo que o afastamento social atinge não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras. E, em menos de um ano, a NIVEA já implementou projetos do programa em parceria com organizações especializadas locais em mais de 30 países, e a marca se compromete a estabelecer iniciativas em conjunto com parceiros em 40 países até 2026.
Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais: Educação & Conhecimento, oferecendo capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades; Conexões Verdadeiras, por meio da promoção de interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários, ajudando a combater o isolamento; e Resiliência, com o objetivo de aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentar desafios. A alavancagem da estratégia se dará por meio da inclusão produtiva, impulsionado o empreendedorismo e a empregabilidade para a construção de uma vida adulta com mais autonomia e sustentabilidade financeira para quem vive em vulnerabilidade social.
Por meio do NIVEA CONECTA, a companhia visa garantir acesso a oportunidades concretas de formação e empregabilidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, atuando sobre fatores estruturais, que levam à solidão e desconexão social, desafios que os afetam diretamente. Para Ligia Annunziato, ‘’ao promover espaços de acolhimento e apoio para pessoas historicamente marginalizadas, fortalecemos vínculos comunitários e proporcionamos um senso de pertencimento essencial para o bem-estar emocional e psicológico de grupos que, muitas vezes, enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais’’.
COMPROMISSO LOCAL
Inspirada pela Teoria da Mudança, a NIVEA entende que gerar impacto real exige atuar diretamente nas estruturas que perpetuam desigualdades e que a inclusão produtiva de pessoas negras por meio da empregabilidade e do empreendedorismo é um dos caminhos mais potentes para promover mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa Por isso, mantem-se atenta às interseccionalidades que amplificam a exclusão – como raça, gênero e orientação sexual – para alavancar o acesso ao mercado de trabalho e gerar inclusão e fortalecimento social.
No Brasil, a companhia executa essa estratégia na prática com parceiros especializados que atuam diretamente com o governo em seus diferentes níveis e na sociedade civil com projetos de impacto. Entre 2021 e 2024, a NIVEA impactou 293.479 pessoas com investimento social privado em nove projetos com foco principal na empregabilidade de pessoas negras e LGBTI+. Em 2025, apoia o UNICEF através do 1 Milhão de Oportunidades e do projeto de Promoção da saúde mental de adolescentes e jovens, assim como a Feira Preta através dos Feiras Pretas Crias e do Festival Feira Preta, ampliando seu alcance para mais 285.840 jovens e mulheres pretas.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

Comentários