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NATURA DESTACA A FORÇA DAS CONEXÕES PARA GERAR INOVAÇÃO E IMPACTO NO MMA IMPACT BRASIL 2025

Com dois painéis no evento, marca compartilhou sua atuação em performance digital e inclusão, em parceria com o Pinterest, Media.Monks e Investe Favela.


Crédito: Alê Oliveira
Crédito: Alê Oliveira

Nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, a Natura marcou presença no MMA Impact Brasil 2025 com dois painéis no segundo dia do evento, reforçando seu compromisso com a construção de negócios sustentáveis, diversos e conectados à cultura brasileira. As conversas abordaram desde estratégias de performance e branding, até o papel da cocriação e da escuta ativa como motores de inovação com impacto social.

 

No painel “Da Inspiração à ação: a influência de um ambiente positivo na estratégia de performance da Natura”, Tatiana Coló, diretora de E-commerce e Marketplace da Natura, dividiu o palco com Rogério Nicolai (Pinterest Brasil) e Rodolfo Tourinho (Media.Monks). Os convidados destacaram como a parceria com o Pinterest tem gerado resultados consistentes ao unir inspiração e intenção de compra em campanhas integradas.

 

Segundo Tatiana, a plataforma se mostrou decisiva para impulsionar a conversão da marca em datas especiais, trazendo como exemplo o Dia das Mães, ou mesmo em campanhas direcionadas. “Ao combinarmos criatividade com dados e cupons em uma estratégia de topo de funil, conseguimos aumentar em 1,6x o retorno sobre o investimento”, comentou. O Pinterest, segundo Nicolai, é hoje líder em buscas relacionadas à beleza, com mais de 33 milhões de usuários mensais interessados nesse tema, um ambiente altamente propício para marcas como a Natura.

 

Já no painel “Inovação em rede: transformando desafios socioambientais em negócios”, Denise Coutinho (Diretora de Comunicação e Marketing Brasil da Natura), Aline Lima (Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura) e Reginaldo Lima (cofundador do Investe Favela) trouxeram à tona o potencial transformador de colaborações intencionais com comunidades da periferia.

 

De acordo com Reginaldo, a parceria entre Natura e Investe Favela nasce da sinergia entre dois ecossistemas que apostam no empreendedorismo como ferramenta de inclusão. Enquanto o Investe Favela fomenta negócios nas periferias urbanas, a Natura, com a maior rede de consultoria de beleza do país, oferece oportunidades reais de geração de renda, especialmente para mulheres negras. Segundo o Censo 2022, 73% dos moradores de favelas no Brasil se autodeclaram pretos ou pardos, o que reforça a importância de iniciativas que combinem impacto social e desenvolvimento econômico.

 

Aline destacou que a nova linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju nasceu de um processo de escuta com mais de mil mulheres negras em todo o país. “Faltam pesquisas sobre bem-estar e autocuidado voltadas para esse público. O Projeto Dandara nos ajudou a mapear essas lacunas e cocriar um portfólio de produtos com alto grau de identificação e performance. Hoje, 57% das nossas consultoras se autodeclaram negras e essa conexão direta com a base é nosso maior ativo de inovação”.


Denise complementou destacando a relevância de Natura Tododia, maior marca da empresa em cuidados corporais e a #1 em creme corpo nos lares brasileiros¹, como um território estratégico de inovação e inclusão. “Escolhemos lançar Jambo Rosa e Flor de Caju dentro de Tododia porque é uma marca que fala com milhões de brasileiras e tem força para ressignificar padrões. A campanha foi construída para garantir coerência desde a concepção até a entrega, e já está gerando oportunidades socioeconômicas concretas”, afirmou.


O lançamento de Jambo Rosa e Flor de Caju contou com ações 360°, campanha com a cantora IZA como embaixadora e ativações com um squad diverso de criadores de conteúdo. “Mais do que um lançamento pontual, esse movimento inaugura uma frente contínua de trabalho, que se desdobra em iniciativas como o SPA na Quebrada, com a Digital Favela, e o Projeto Negritudes. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza do todo”, complementa.


A presença da Natura no MMA Impact Brasil 2025 reforça o poder das conexões entre marcas, pessoas, territórios e dados como chave para gerar inovação com propósito, e esta ação faz parte de uma série de iniciativas da marca neste ano, incluindo com a Investe Favela, que prevê workshops, ações formativas e novos encontros nas periferias brasileiras. A marca também está presente no Festival Negritudes Globo, com ativações nas três edições do evento, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

¹ Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | T. Canais entre Categorias de Beleza | Período: Ano móvel Setembro 2024 | Total Brasil | Categoria




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

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