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NATURA CRIA ALIANÇA INÉDITA COM FORNECEDORES PARA ACELERAR PRÁTICAS REGENERATIVAS

“Aliança Regenerativa” capacitará a rede de parceiros para avançar na adoção de soluções sustentáveis para todas as cadeias de fornecimento de serviços e insumos da empresa.


Represantantes de empresas reconhecidas pelo Embrace Awards e signatárias da Aliança Regenerativa Crédito: Marcos Sugüio

Pela primeira vez, a Natura está lançando uma coalizão composta por fornecedores de diversos setores para acelerar a adoção de práticas regenerativas. Chamado de “Aliança Regenerativa”, o grupo composto por mais de 50 signatários, até o momento, receberá apoio e capacitação para avançar em práticas sustentáveis, contribuindo para o alcance das metas definidas na Visão 2030 da companhia e para disseminar inovações no mercado. 


No plano de trabalho, além do mapeamento de maturidade, está previsto o desenvolvimento de ações conjuntas com a Natura com foco na redução de emissões de carbono, circularidade, rastreabilidade de matérias-primas, diversidade e direitos humanos. Os membros da Aliança também terão acesso exclusivo a projetos de inovação e a especialistas de sustentabilidade da Natura, assim como acompanhamento com a equipe de cadeias sustentáveis da companhia, entre outros benefícios. 


“Sabemos que não é possível realizar mudanças significativas e estruturais de forma individual. Por isso, constantemente, compartilhamos nossa expertise e também aprendemos com outras empresas e fornecedores, dentro e fora de nossa rede. A Aliança Regenerativa é mais um passo para acelerarmos a adoção de práticas sustentáveis em toda nossa cadeia de valor, transformando desafios socioambientais em oportunidades de negócios e prosperidade”, avalia Josie Romero, vice-presidente de Operações, Logística e Suprimentos da Natura.


“Nao é possível realizar mudanças significativas e estruturais de forma individual”, diz Josie Romero, vice-presidente de Operações, Logística e Suprimentos da Natura. Créditos: Marcos Sugüio

Premiação Embrace 

O lançamento da Aliança Regenerativa ocorreu nesta terça-feira (2), no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar (SP), durante a Premiação Embrace. O evento reconheceu o desempenho dos fornecedores e parceiros da Natura e Avon que mais contribuem para a geração de impacto positivo em suas áreas de atuação. Originalmente conhecido como QLICAR, o programa busca, desde 2005, fortalecer as relações com parceiros através do monitoramento de performance e alinhamento estratégico. Para a escolha dos ganhadores, são levados em consideração seis pilares que suportam a visão e estratégia da companhia: compromisso com a vida, qualidade, capacidade, competitividade, serviço e inovação.

 

Entre os vencedores da noite no pilar “Compromisso com a Vida”, na categoria Circularidade e Regeneração, está a Symrise, fornecedora de fragrâncias para Natura e Avon. O projeto reconhecido ocorreu em Madagascar, país insular do continente africano, e centrou-se na melhoria da subsistência de produtores de baunilha. Entre os resultados estão mais de 5 mil agricultores certificados pela União para o Biocomércio Ético (UEBT – The Union for Ethical BioTrade) e Rainforest Alliance, o que atesta o programa como 100% rastreável e baseado em agricultura agroecológica e agroflorestal. O modelo escalável já foi replicado em outras oito cadeias no mundo. 


Na categoria Crise Climática e Amazônia, a vencedora foi a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC), que atua há 24 anos na região do Marajó, no Pará, e implantou uma agroindústria de óleos fixos, a primeira de sistema comunitário em região de várzea na Amazônia. Já no pilar de direitos humanos, o ganhador da noite foi a Cooperativa Mista Agroextrativista de Santo Antônio do Tauá (CAMTAUA), que, em 2023, lançou a primeira Central de Serviços na Amazônia, referência no processamento de insumos da sociobiodiversidade. Com corpo diretivo composto integralmente por mulheres, a cooperativa impacta positivamente mais de 100 famílias, direta ou indiretamente. 


Ganhadores Embrace 2024:

  • Fragrâncias Avon e Natura: Givaudan

  • Matéria Prima Latam: Dow

  • Embalagem Latam: Igaratiba

  • Produto Acabado Latam: Faber Castell

  • Casa & Estilo Latam: Nadir Figueiredo

  • Sócio Biodiversidade: RECA

  • Projetos de Valor - Startups: New School

  • Projetos de Valor - P&D: Kosmoscience

  • Transportes Brasil: Rede Sul

  • Transportes Hispânica: Movicarga Bajio

  • Operadores Logísticos Latam: Fedex

  • Marketing: África

  • TI & Digital Latam: Sysmap

  • Compromisso com a Vida:

  • Endereçar a Crise Climática e Proteger a Amazônia: ATAIC

  • Defender os Direitos Humanos: CAMTAUA

  • Abraçar a Circularidade e Regeneração: Symrise




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria



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