top of page

MITOS E VERDADES SOBRE ESTRIAS NA GESTAÇÃO: ESPECIALISTA EXPLICA OS CUIDADOS NESSE MOMENTO DE TRANSFORMAÇÕES

Marina Cristofani,  farmacêutica especializada em desenvolvimento de cosméticos, desmistifica o tema e compartilha o que realmente funciona na hora de cuidar da pele e entender melhor essas alterações.


ree

As estrias fazem parte da vida de muitas pessoas. Estão presentes em diversas fases da vida, como na adolescência, em fases de ganho de peso ou até de crescimento rápido, mas principalmente na gestação, um período marcado por transformações intensas no corpo da mulher. Embora não representem risco à saúde, elas podem impactar diretamente a autoestima justamente em um momento em que o bem-estar é essencial.


No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima que de 40% a 70% das mulheres tenham algum grau de estrias, e, durante a gravidez esse número pode ultrapassar 70%, segundo estudos realizados com gestantes. Diante de um tema tão recorrente - e muitas vezes cercado por mitos -, entender o que realmente funciona na hora de cuidar da pele é um passo importante para ressignificar essas marcas com mais informação e confiança.


O aumento da busca por tratamentos e informações sobre estrias tem sido uma constante nos consultórios dermatológicos, especialmente entre gestantes, que enfrentam mudanças rápidas no corpo ao longo dos nove meses. Muitas mulheres chegam ao consultório desejando não apenas melhorar a aparência da pele, mas também resgatar a autoestima em um momento tão único e sensível. “É muito comum que futuras mamães tragam dúvidas sobre o que realmente funciona para prevenir ou suavizar as marcas da gestação. Mas cuidar da pele vai além da estética – é um gesto de carinho, conforto e confiança no próprio corpo durante essa fase de transformações”, reforça Marina Cristofani, parceira de Bio-Oil, marca especializada em hidratação da pele.


Com olhar atento e escuta empática, Marina desmistifica o tema e compartilha orientações valiosas para transformar o cuidado com as estrias em um gesto de autoestima.


Hidratar a pele ajuda na prevenção?


Verdade! A hidratação é uma das formas mais eficazes de prevenir o surgimento das estrias, segundo a médica, que explica que quando bem hidratada, a pele ganha mais elasticidade e se torna mais resistente ao estiramento, o que reduz a chance de ruptura das fibras de colágeno e elastina. Então, a dica aqui é: aposte em óleos corporais e loções ricas em ingredientes emolientes e vitamina E, aplicados com a pele ainda úmida para potencializar a absorção.


Não dá para tratar estrias depois que aparecem?


Mito! Essa é uma das ideias mais comuns e também uma das mais equivocadas! Embora não desapareçam completamente, as estrias podem ser suavizadas com o tratamento certo. O segredo está em reconhecer a fase em que elas se encontram.


As estrias rubras (vermelhas ou arroxeadas) são recentes e estão ligadas a um processo inflamatório ativo, por isso, costumam responder melhor a intervenções que estimulam a reparação da pele. Já as albas (brancas ou prateadas) indicam uma fase madura, em que o tecido já está cicatricial e o tratamento se concentra na melhora da textura e na produção de colágeno.

Segundo Marina, tratar as estrias logo no início aumenta as chances de resultado. Ainda assim, mesmo em estágios mais avançados, é possível promover mudanças visíveis na pele com disciplina e produtos certos, especialmente aqueles com ação regeneradora.


Gestantes estão propensas a desenvolver estrias?


Verdade! Durante a gravidez, a pele passa por um estiramento natural para acompanhar o crescimento do bebê, e esse é um dos principais fatores para o surgimento das estrias. Além disso, alterações hormonais também influenciam a elasticidade da pele. Marina explica que a predisposição genética é determinante: algumas mulheres desenvolvem estrias mesmo com todos os cuidados, enquanto outras não apresentam nenhuma marca. O importante é adotar uma rotina de hidratação para fortalecer a pele e aumentar suas chances de prevenção.


Estrias só aparecem em peles secas ou sem cuidados?


Mito! Mesmo quem mantém uma rotina de cuidados e tem a pele hidratada pode desenvolver estrias. Embora a hidratação ajude a melhorar a elasticidade e a prevenir o rompimento das fibras, fatores como predisposição genética, alterações hormonais, idade e estiramento rápido da pele também desempenham um papel importante. As estrias estão ligadas, principalmente, à resposta do tecido conjuntivo da pele a mudanças bruscas no corpo. Ou seja, elas podem surgir mesmo em peles bem cuidadas.


É seguro usar hidratantes e óleos corporais durante a gestação?


Verdade! O uso de hidratantes e óleos específicos, formulados para gestantes e testados dermatologicamente, é uma das principais recomendações médicas para esse período. Produtos que combinam óleos, vitaminas e ingredientes emolientes, ajudam a manter a elasticidade da pele, além de trazerem bem-estar ao momento de autocuidado diário.


Seja na fase inicial ou madura das estrias, o importante é relembrar que existem aliados que tornam esse momento de autocuidado mais eficaz, prazeroso e transformador.

Confira alguns abaixo:


Body Lotion 175ml

Com uma composição que inclui 60% de ingredientes hidratantes e nutritivos, Bio‑Oil® Body Lotion combina óleos e vitaminas para cuidar da pele, formando uma barreira que protege contra a desidratação causada por fatores externos. Sua textura leve e de rápida absorção é livre de fragrâncias, dermatologicamente testada, vegana e não comedogênica, sendo ideal para diversos tipos de pele.

 

Bio-Oil - Óleo Tradicional


Óleo multifuncional especialmente desenvolvido para melhorar o aspecto da pele em diversas condições. Ele atua em cicatrizes recentes ou antigas, ajudando a uniformizar a sua aparência, além de contribuir para melhorar a elasticidade da pele, reduzindo a formação de estrias e suavizando as existentes. Ideal para corrigir o tom de pele irregular, o produto também promove a hidratação profunda, protegendo contra a perda de umidade e devolvendo o viço natural. Sua fórmula exclusiva combina uma mistura especial de óleos, vitaminas e extratos de plantas, oferecendo cuidado avançado com uma textura leve e um tom característico entre laranja e rosa, ideal para uso diário no rosto e no corpo.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree





 







Comentários


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page