MANUAL ANTIOLEOSIDADE: 5 DICAS PARA EVITAR O BRILHO EXCESSIVO NA PELE ESTIMULADO PELO CALOR
- Gisele Barros
- há 1 hora
- 4 min de leitura
As altas temperaturas estimulam a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas; portanto, a pele tende a ficar mais brilhosa no calor. Mas há estratégias que podem ajudar a controlar isso.

As sequenciais temperaturas máximas de 30º já começam a dar as caras e a pele – o maior órgão do corpo – tende a responder produzindo mais oleosidade. Mas, mesmo com o fator temperatura, ainda assim é possível controlar a produção de oleosidade com essas dicas a seguir:
Proteção solar antioleosidade: O uso do protetor solar é indispensável durante todo o ano, já que os raios UVA e UVB são uma das maiores causas de rugas prematuras. Mas é possível investir em formulações que deixem a pele mais ‘sequinha’, com efeito mate e controlador da oleosidade: “Os protetores solares para peles oleosas têm índices recomendados acima de 30 e esse filtro solar deve ser mais sequinho, na forma de um toque seco, de um oil control. Também pode ter cor para deixar a pele mais homogênea. Mas sempre escolhendo produtos que não pesem e sejam de absorção instantânea”, sugere o Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Uma excelente opção é o Sunsec Solar Fluido FPS 50, da Ada Tina, um protetor solar com textura fluida, ultra leve e de rápida absorção que não pesa na pele ou deixa com aspecto pegajoso, oferecendo amplo espectro de proteção solar por 12 horas graças a exclusiva tecnologia Solent.
Limpeza sem exagero: No tratamento da pele oleosa, o sabonete líquido pode ser usado obrigatoriamente duas vezes, mas até três vezes ao dia fazendo higienização também na hora do almoço. “O segredo do tratamento da pele oleosa é fazer uma boa higienização e logo a seguir hidratar, mas com veículos ricos em água, veículos aquosos, não oleosos”, diz o médico. Por exemplo, o Depore Concentrate, da Ada Tina, é um gel de limpeza ideal para peles oleosas e acneicas, pois higieniza profundamente a pele sem provocar ressecamento ou efeito rebote, pois é livre de sabão e tem pH próximo ao da pele. Além disso, conta com Ácido Sebácico, que atua no controle da oleosidade e do brilho e no combate à inflamação causada pela acne, e Zinco PCA, que reduz significativamente o excesso de oleosidade.
Promova hidratação dinâmica: A hidratação dinâmica é uma estratégia conquistada por meio da ingestão de nutracêuticos que melhoram a capacidade de melhorar a função de barreira da pele. “Os Fosfolipídeos de Caviar em cápsulas (FC Oral) atuam no tratamento global da pele, formando uma barreira epidérmica para manter a membrana celular íntegra e hidratada, reparando seus danos e melhorando sua fluidez, o que, por sua vez, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, assim melhorando a hidratação da pele de dentro para fora", destaca a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. A especialista ainda explica que as substâncias presentes nas cápsulas de caviar também ajudam a diminuir o processo inflamatório na pele, o que é especialmente importante para peles mais acneicas.
Aposte nas máscaras: As máscaras antioleosidade podem ajudar a controlar o brilho excessivo da pele. “O carvão ativado é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros”, diz Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.URB. O ingrediente pode ser encontrado em produtos como a máscara facial Skin Detox, da B.URB, que é capaz de eliminar impurezas, cravos e células mortas da pele, além de possuir ação antisséptica e adstringente, regulando produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas e, consequentemente, prevenindo a formação de novos cravos.
Peeling de verão: Outra estratégia para controlar a produção de oleosidade é a realização do peeling suave do Hydrafacial, tecnologia que conta com ponteiras com a exclusiva tecnologia Vortex-Fusion: “As ponteiras têm um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece os ativos e soluções”, explica o dermatologista. Em uma das etapas, há a aplicação da solução GlySal Prep, que combina ácido glicólico e ácido salicílico para promover uma esfoliação química suave da pele, assim acelerando a renovação celular, melhorando a uniformidade e reduzindo a espessura da pele, segundo o médico. “Depois disso, é possível personalizar o procedimento com aplicação de boosters com ativos altamente concentrados para agir na iluminação (Booster Britenol), para suavizar linhas finas (Booster Dermabuilder), para diminuir poros e controlar os sinais da idade (Booster Restore) ou conferir hidratação prolongada (Booster Nassif MD), juntamente com LEDs (vermelho para ação cicatrizante e de melhora da circulação; azul para ação bactericida)”, finaliza o Dr. Renato.
FONTES:
*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato
*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria














