LIVRO DE MIGUEL KRIGSNER, FUNDADOR E PRESIDENTE DO CONSELHO DO GRUPO BOTICÁRIO, VENCE O PRÊMIO JABUTI 2025
- Gisele Barros
- há 59 minutos
- 2 min de leitura
Reconhecida na categoria negócios por um dos maiores prêmios literários do país, a obra "A essência de empreender" narra a trajetória do empresário que revolucionou o mercado de beleza e consolidou o modelo de franquias no Brasil.

A jornada inspiradora de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, ganha destaque no cenário literário nacional. Seu livro, "A essência de empreender", publicado pela Portfolio-Penguin (Companhia das Letras), venceu o Prêmio Jabuti na categoria Negócios, um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Em sua 67ª edição, a premiação aconteceu na noite da última segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Lançada em 2024, a obra mergulha na trajetória de Krigsner, desde a fundação de uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, em 1977, que deu origem ao O Boticário, até a construção de um dos maiores ecossistemas de beleza do Brasil e a maior rede de franquias de beleza do mundo, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
A publicação é um testemunho vivo de empreendedorismo, inovação e da visão que ajudou a transformar o mercado de beleza e consumo. Krigsner foi pioneiro ao criar o modelo de franchising no país com O Boticário, em 1980, numa época em que o conceito era pouco difundido, e desenvolveu produtos que se tornaram ícones da perfumaria nacional, como Acqua Fresca e Malbec. Em 2010, ao lado do sócio e atual vice-presidente do Conselho, Artur Grynbaum, deu mais um passo na expansão do negócio, criando o Grupo Boticário, que hoje reúne as marcas O Boticário, Eudora, Vult, Quem Disse, Berenice?, Au.Migos, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS e Beleza na Web.
“Receber o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país, é uma honra que jamais imaginei conquistar. Mais do que o reconhecimento pessoal, o que mais me alegra é saber que, com este reconhecimento, mais pessoas terão acesso à minha história e, principalmente, a de como construímos o Grupo Boticário”, afirma Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário. “Este livro é uma celebração do empreendedorismo e da crença de que a beleza, aliada à inovação e à sustentabilidade, pode de fato transformar vidas. Dedico esta conquista a todos os empreendedores brasileiros, que têm a coragem de se arriscar todos os dias para crescer, e a cada um dos nossos franqueados, colaboradores, revendedores, fornecedores, distribuidores e parceiros que embarcam conosco nesse mesmo sonho”, comemora.
Além da visão de negócios, o livro também ressalta o pioneirismo do Grupo Boticário na responsabilidade socioambiental, com a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em 1990, reforçando o legado de uma empresa que sempre buscou ir além do lucro.

Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








