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L’ORÉAL PARIS LEVA TREINAMENTO CONTRA ASSÉDIO PARA DENTRO DO NILTON SANTOS EM AÇÃO INÉDITA

Durante Botafogo x Palmeiras (17), torcedores participarão ao vivo do Stand Up, programa global de combate ao assédio que já capacitou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países.


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No próximo domingo, 17 de agosto, às 20h30, o Estádio Nilton Santos será palco de uma iniciativa pioneira no futebol brasileiro: o treinamento ao vivo do programa Stand Up, promovido pela L’Oréal Paris em parceria com o Botafogo. A ação visa capacitar torcedores e torcedoras a intervir de forma segura contra o assédio em espaços públicos — especialmente nas arquibancadas, historicamente percebidas como locais hostis por muitas mulheres.

 

O cenário é alarmante: segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), houve aumento de 48,7% nos casos de importunação sexual e 28,5% nos de assédio sexual no Brasil. Além disso, 40% das mulheres evitam ir a estádios por se sentirem inseguras. Diante desses dados, a ação no jogo entre Botafogo e Palmeiras contará com diversas iniciativas de conscientização: bandeirões com mensagem da campanha nas arquibancadas, entrada dos jogadores com faixa alusiva ao tema e, antes do jogo começar será realizada a exibição de uma mensagem da cantora Anitta — garota-propaganda de L’Oréal Paris e torcedora declarada do clube — convocando o público para participar do treinamento que será realizado ao vivo no gramado e transmitido simultaneamente nos telões das arquibancadas Norte e Sul. 


Para Maíra da Matta, diretora da L’Oréal Paris no Brasil, essa ação reforça o compromisso da marca com a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres: “O Stand Up nasceu para empoderar as pessoas, mostrando que todas e todos podem agir para combater o assédio. Levar essa iniciativa para dentro de um estádio, um espaço historicamente hostil para muitas mulheres, é simbólico e transformador. Queremos que o futebol seja um ambiente seguro e acolhedor para todos, e essa ação é um passo concreto nessa direção.” 


Lançado globalmente em 2020 pela L’Oréal Paris, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o programa Stand Up já treinou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países. Baseada na metodologia dos 5D’s — Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador e Dialogar —, essa iniciativa ensina estratégias práticas e seguras para que vítimas e testemunhas possam intervir diante do assédio sem colocar a própria segurança em risco. No Brasil, o programa é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, que oferece treinamentos gratuitos a clientes, parceiros da marca e a qualquer pessoa interessada, mediante inscrição no site da L’Oréal Paris. 


A parceria entre L’Oréal Paris e Botafogo teve início em 2024, com um projeto que contemplou treinamentos direcionados aos colaboradores da área corporativa e do futebol de base do clube. Agora, em 2025, a missão é ampliar significativamente esse impacto, levando o programa para além dos bastidores e engajando um público muito maior. “Queremos garantir que todas as mulheres possam viver plenamente, sem medo, e com a confiança de que têm o direito de ocupar qualquer espaço com dignidade, inclusive as arquibancadas dos estádios, que devem ser ambientes seguros e acolhedores para todas”, finaliza Maíra.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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