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L’ORÉAL BELEZA DERMATOLÓGICA LEVA “FATO OU FAKE” AO TIKTOK E TRANSFORMA DADOS EM CONTEÚDO DIGITAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA

Campanha integrou estúdio de criação em tempo real com especialistas, traduzindo ciência para a linguagem das redes sociais.


Estúdio Fato ou Fake, da divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok
Estúdio Fato ou Fake, da divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok

No 78º Congresso Brasileiro de Dermatologia, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal deu protagonismo às redes sociais para combater a desinformação sobre a saúde da pele. Como parte da iniciativa “Fato ou Fake”, a empresa inaugurou um estúdio em parceria com o TikTok no Congresso, reunindo médicos especialistas e criadores de conteúdo a fim de traduzir ciência em vídeos educativos e produzidos em tempo real.


Estúdio Fato ou Fake, em parceria com o TikTok, ao lado do stand da CeraVe
Estúdio Fato ou Fake, em parceria com o TikTok, ao lado do stand da CeraVe

A ação nasceu como desdobramento do anúncio dos primeiros dados do dossiê “Brasil à Flor da Pele”, um estudo inédito do Instituto Datafolha. No estúdio em parceria com o TikTok, Drauzio Varella conduziu conversas no formato “Fato ou Fake” com especialistas convidados.


Dra Katleen da Cruz Conceição e Drauzio Varella no estúdio Fato ou Fake, criado pela divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok
Dra Katleen da Cruz Conceição e Drauzio Varella no estúdio Fato ou Fake, criado pela divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok

A dermatologia Katleen da Conceição derrubou mitos sobre a pele negra, como a ideia de que a mesma não precisa de protetor solar, lembrando que a melanina não elimina os riscos de manchas ou câncer de pele. Ela também destacou que 58% das pessoas negras nunca foram ao dermatologista, reforçando desigualdades de acesso.


Dr Ivan Lins e Drauzio Varella no estúdio Fato ou Fake, criado pela divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok
Dr Ivan Lins e Drauzio Varella no estúdio Fato ou Fake, criado pela divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, em parceria com o TikTok

Por sua vez, o dermatologista Ivan Silva trouxe o olhar dos jovens e a vulnerabilidade desse público à pressão estética online. Ele apontou que 70% dos jovens de 16 a 24 anos nunca foram ao dermatologista e que fake news como ‘’não é preciso usar protetor solar diariamente” circulam com força entre eles. Para Ivan, o papel dos médicos é também ocupar as redes e a melhor estratégia é transformar curiosidade em informação confiável e prática de cuidado. 


“Faz parte da nossa profissão, como médicos, informar. Estamos há 40 anos de quando comecei a fazer isso e, naquela época, era realmente impensável o trabalho de comunicador. Mas novos tempos precisam de novas atitudes'', afirma Drauzio Varella. 


Com a iniciativa, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal reforça sua estratégia de comunicação 360º: unir autoridade médica, criadores digitais e formatos nativos de mídia para que a informação confiável circule onde de fato está a audiência. E além do estúdio do TikTok, o Congresso também foi palco para a apresentação dos últimos lançamentos das marcas La Roche-Posay, CeraVe e Vichy, que receberam espaços próprios com ativações interativas e estúdios de experiência - de soluções para peles sensíveis e hidratação profunda até séruns de alta performance -, reforçando a presença das mesmas como líderes em inovação e referências em saúde da pele.


Stand da La Roche-Posay
Stand da La Roche-Posay
Stand da Vichy
Stand da Vichy
Lançamento da Vichy no stand da marca
Lançamento da Vichy no stand da marca
Mascote da CeraVe no stand da marca
Mascote da CeraVe no stand da marca



Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


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