L’ORÉAL BELEZA DERMATOLÓGICA LEVA “FATO OU FAKE” AO TIKTOK E TRANSFORMA DADOS EM CONTEÚDO DIGITAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA
- Gisele Barros
- há 9 minutos
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Campanha integrou estúdio de criação em tempo real com especialistas, traduzindo ciência para a linguagem das redes sociais.

No 78º Congresso Brasileiro de Dermatologia, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal deu protagonismo às redes sociais para combater a desinformação sobre a saúde da pele. Como parte da iniciativa “Fato ou Fake”, a empresa inaugurou um estúdio em parceria com o TikTok no Congresso, reunindo médicos especialistas e criadores de conteúdo a fim de traduzir ciência em vídeos educativos e produzidos em tempo real.

A ação nasceu como desdobramento do anúncio dos primeiros dados do dossiê “Brasil à Flor da Pele”, um estudo inédito do Instituto Datafolha. No estúdio em parceria com o TikTok, Drauzio Varella conduziu conversas no formato “Fato ou Fake” com especialistas convidados.

A dermatologia Katleen da Conceição derrubou mitos sobre a pele negra, como a ideia de que a mesma não precisa de protetor solar, lembrando que a melanina não elimina os riscos de manchas ou câncer de pele. Ela também destacou que 58% das pessoas negras nunca foram ao dermatologista, reforçando desigualdades de acesso.

Por sua vez, o dermatologista Ivan Silva trouxe o olhar dos jovens e a vulnerabilidade desse público à pressão estética online. Ele apontou que 70% dos jovens de 16 a 24 anos nunca foram ao dermatologista e que fake news como ‘’não é preciso usar protetor solar diariamente” circulam com força entre eles. Para Ivan, o papel dos médicos é também ocupar as redes e a melhor estratégia é transformar curiosidade em informação confiável e prática de cuidado.
“Faz parte da nossa profissão, como médicos, informar. Estamos há 40 anos de quando comecei a fazer isso e, naquela época, era realmente impensável o trabalho de comunicador. Mas novos tempos precisam de novas atitudes'', afirma Drauzio Varella.
Com a iniciativa, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal reforça sua estratégia de comunicação 360º: unir autoridade médica, criadores digitais e formatos nativos de mídia para que a informação confiável circule onde de fato está a audiência. E além do estúdio do TikTok, o Congresso também foi palco para a apresentação dos últimos lançamentos das marcas La Roche-Posay, CeraVe e Vichy, que receberam espaços próprios com ativações interativas e estúdios de experiência - de soluções para peles sensíveis e hidratação profunda até séruns de alta performance -, reforçando a presença das mesmas como líderes em inovação e referências em saúde da pele.




Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
