L’ORÉAL BELEZA DERMATOLÓGICA COMBATE FAKE NEWS E REAFIRMA: PROTEÇÃO SOLAR É INDISPENSÁVEL PARA A SAÚDE DA PELE
- Gisele Barros

- 11 de out.
- 3 min de leitura
Em meio à polêmica gerada pelo movimento #antisunscreen e a circulação de informações falsas sobre proteção solar, as marcas La Roche-Posay e Vichy reforçam, com base científica, que o uso diário de protetor solar é indispensável para a saúde da pele.

A Austrália, país referência em fotoproteção por apresentar altos índices de radiação solar e também um dos maiores índices de câncer de pele do mundo, foi palco recente de uma crise envolvendo filtros solares. Uma investigação conduzida pelo Therapeutic Goods Administration (TGA), órgão regulador australiano, revelou que alguns produtos de marcas famosas apresentavam níveis de proteção bem abaixo do declarado no rótulo. Em casos extremos, protetores vendidos como FPS 50 ofereciam, na prática, apenas FPS 20 ou 30 .
Movimentos como o #antisunscreen - que defendem, sem qualquer comprovação científica, que o protetor solar seria desnecessário ou nocivo - ganharam força nas redes sociais. Especialistas, no entanto, reforçam que a fotoproteção diária é indispensável para prevenir queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.
A resposta da ciência: Fato ou Fake?
No Brasil, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal atua no combate à desinformação com a iniciativa Fato ou Fake, que traduz dados científicos em linguagem acessível e desmistifica as fakes news sobre a saúde da pele e couro cabeludo. A ciência é categórica: a radiação UVA e UVB é cumulativa e responsável por diversos danos cutâneos, e a eficácia da fotoproteção nunca esteve tão bem documentada. Por isso, a mensagem é clara: é FAKE que o protetor solar faz mal.
Nesse contexto, o consumidor deve ficar atento e priorizar marcas confiáveis, prescritas por dermatologistas – por exemplo, a La Roche-Posay, marca do Grupo L’Oréal, esteve no teste dos protetores solares, mas passou de acordo com o FPS declarado. Ao unir ações educativas, como a campanha Fato ou Fake, à lançamentos confiáveis e que respondem às reais necessidades da população, a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal reafirma seu papel de liderança em saúde da pele.
Entre os mais recentes avanços do Grupo L’Oréal, dois destaques são indicados pela expertise e garantia no autocuidado diário:
La Roche-Posay Anthelios UV Air FPS 60, co-criado com consumidores brasileiros, resiste à variação de temperatura, umidade e suor. Conta com a tecnologia patenteada UV Air™, que forma um filme de proteção leve como o ar, invisível na pele. Sua fórmula é enriquecida com Ácido Hialurônico e Niacinamida, garantindo hidratação por até 24 horas, controle da oleosidade e ação antioxidante por até 16 horas.
Vichy Capital Soleil UV-Clear FPS 60 é um protetor solar facial que oferece proteção avançada contra os raios UVA, UVA longo e UVB, a partir da tecnologia anti-UV patenteada Netlock DRY. Sua textura aqua-fluida possui absorção rápida e acabamento invisível, sem deixar resíduos brancos na pele. Além disso, UV Clear também garante controle de oleosidade por até 12 horas e eficácia comprovada cientificamente na redução de produção da oleosidade, com apenas 8 semanas de uso. Com fórmula enriquecida com Niacinamida e Ácido Salicílico, além de proteger dos danos causados pelos raios UVA, UVA longo e UVB, também auxilia no combate diário às imperfeições causadas pela acne.
O FPS de um protetor solar traduz uma complexa ciência de formulação e testes rigorosos para atingir a proteção contra a radiação UVB. É importante reforçar que, hoje em dia, o consumidor deve ter a clareza de que um protetor solar é muito mais do que o FPS.
‘’Para além do FPS, temos que também nos atentar para a proteção contra a radiação UVA, Luz Visível, e danos provocados pela radiação infravermelha. Protetores de amplo espectro e de alta estabilidade são essenciais para uma proteção mais completa e segura. Esse é um dos diferenciais dos produtos da La Roche-Posay e da Vichy. Ano após ano, essas marcas investem em pesquisas de ponta no desenvolvimento de novas moléculas patenteadas, plataforma de teste robusta e formulações cada vez mais adaptadas para a realidade do Brasil, trazendo avanços importantes para a ciência da proteção solar’’, afirma Nathalia Harnam, Diretora de Comunicação Científica do Grupo L’Oréal.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria
















Comentários