HOJE É DIA MUNDIAL DA SAÚDE DA PELE; SBD-RESP REFORÇA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO E ATENÇÃO COM O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO
- Gisele Barros

- 8 de jul.
- 3 min de leitura
Com o tema "Sua pele fala, só o dermatologista entende", a campanha busca conscientizar a população sobre a importância de observar os sinais da pele, manter uma rotina de cuidados e procurar orientação médica ao identificar qualquer alteração suspeita.

08 de julho é o Dia Mundial da Saúde da Pele, uma iniciativa global promovida pela International League of Dermatological Societies (ILDS) e pela International Society of Dermatology (ISD) para conscientizar a população sobre o cuidado com esse órgão. Nesse ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP), em conjunto com a SBD nacional, participa da campanha, com o tema: “Sua pele fala, só o dermatologista entende.” “O objetivo é reforçar a importância de observar os sinais que o corpo dá através da pele. Manchas, coceiras e descamações ou mudanças na textura merecem atenção. E o único profissional capacitado para interpretar esses sinais com precisão e cuidado é o dermatologista”, ressalta o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP).
A campanha também visa valorizar o cuidado contínuo com a pele, reforçando o papel do skincare na manutenção da saúde do tecido cutâneo. “Skincare não é só estética. Muitas doenças cutâneas podem ser prevenidas com hábitos simples no dia a dia”, diz o Dr. Daniel Cassiano, que ressalta que a limpeza correta, a hidratação e, principalmente, o uso de protetor solar são passos essenciais não só para manter a pele bonita, mas para protegê-la contra danos invisíveis causados por agressores externos, como o sol e a poluição, que podem levar ao surgimento de doenças, inclusive o câncer de pele.
Observar mudanças na pele é outro gesto simples que faz toda a diferença. Por isso, durante a rotina diária de cuidados com a pele, é fundamental prestar atenção a qualquer sinal que a pele possa dar. “Coceira, ressecamento e vermelhidão, por exemplo, podem ser indícios de condições como dermatite seborreica, eczema e psoríase”, alerta o dermatologista, que acrescenta que pintas e manchas devem receber atenção redobrada. “Qualquer pinta ou lesão na pele que coce, doa ou sangre; que aumente de tamanho com rapidez; ou ainda que apresente sensibilidade pode ser sinal de um câncer de pele”, ressalta.
Então, é imprescindível realizar o autoexame da pele com certa regularidade, no mínimo uma vez por mês. “Fique atento aos sinais e não ignore! Ao notar qualquer alteração suspeita, procure um dermatologista para passar por uma avaliação e receber o diagnóstico e tratamento adequado. Mesmo o câncer de pele de pior prognóstico, o melanoma, apresenta chances de cura acima de 90% quando há detecção precoce da doença”, pontua o Dr. Daniel Cassiano, que, por fim, reforça a importância do acompanhamento regular com o dermatologista mesmo na ausência de sinais suspeitos. “Pelo menos uma vez por ano é fundamental procurar o médico dermatologista para fazer um check-up da pele. Muitos sinais podem passar despercebidos no dia a dia e apenas o profissional especialista saberá exatamente o que procurar”, finaliza.
FONTE:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL SÃO PAULO (SBD-RESP) - Fundada em 1970, a SBD-RESP é uma entidade médica criada para fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da Dermatologia como especialidade médica. A SBD-RESP reúne todos os dermatologistas filiados e os serviços credenciados do Estado de São Paulo, que são constituídos por hospitais com cursos de especialização em Dermatologia (residência médica e/ou estágio) certificados pela SBD Nacional. Atualmente, a SBD-RESP reúne cerca de 4.000 associados e organiza uma série de eventos de ensino e de reciclagem. Entre eles: RESP em foco, Jornadas, COPID (Congresso Paulista de Interligas de Dermatologia), e a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo). Instagram: @sbd_resp
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários