GUIA DO CABELO LOIRO NO VERÃO: COMO EVITAR DANOS DO SOL, CLORO, CALOR E ÁGUA DO MAR NOS FIOS
- Gisele Barros

- há 3 horas
- 4 min de leitura
Toda vez que o cabelo, que já sofreu algum processo químico, é submetido à exposição do mar, cloro ou sol, há um dano à estrutura da cutícula, com alteração das proteínas do fio.

Com o calor das estações mais quentes, dar um mergulho na praia ou na piscina é a vontade de grande parte das pessoas. Mas para quem possui cabelos loiros, ir nadar pode significar voltar com a beleza e saúde dos cabelos prejudicadas. “Cabelos claros ou claros que passaram por procedimentos químicos, como tintura e luzes, tendem a ser mais sensíveis. Então, ao serem expostos à ação da água salgada, da areia, do cloro, do vento e do sol, esses cabelos sofrem danos maiores que levam a uma alteração na quantidade de proteínas, com consequente mudança na coloração e quebra dos fios”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Fios descoloridos e tingidos merecem maior atenção principalmente ao ir à piscina, que pode alterar significativamente o tom dos fios. Por serem mais porosos e absorverem mais água e o cloro da piscina, os cabelos loiros podem adquirir um tom esverdeado.
Isso não quer dizer, porém, que pessoas com cabelos loiros não possam aproveitar um dia na praia ou na piscina, bastando adotar alguns cuidados para protegê-los, o que é fundamental inclusive para evitar queimaduras. “Pessoas que têm os cabelos muito finos ou dividem o cabelo com uma risca no meio ou na lateral e se esquecem de usar chapéu e boné ou de passar o protetor solar em spray podem acabam sofrendo com queimaduras no couro cabeludo”, alerta a médica, que recomenda, na praia ou na piscina, a utilização de bonés ou chapéus de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção do acessório. “A aplicação de filtros solares é obrigatória para pessoas que têm pouco cabelo ou nas áreas rarefeitas. Esses produtos podem ser em spray ou nas formas de loções fluídas, sempre com FPS acima de 50, devendo ser aplicados antes da exposição solar e reaplicados a cada duas horas”, acrescenta a dermatologista.
Além da fotoproteção, outro cuidado fundamental é a hidratação. “Para proteger os fios, é recomendado fazer uma super-hidratação, usando uma máscara hidratante poderosa uma vez por semana. É interessante também fazer uso de um leave-in hidratante antes de mergulhar e molhar os cabelos com a água do mar e da piscina. Isso porque essa hidratação fecha a cutícula dos cabelos, protegendo-os contra danos”, aconselha a Dra. Paola Pomerantzeff. No mercado, existem diversas opções de leave-in que podem ajudar a manter os cabelos hidratados e protegidos. Mas, para um dia na praia ou na piscina, o ideal é optar por produtos que ainda ofereçam proteção contra o sol, como é o caso do Leave-In Kendall, da B.URB, um reconstrutor e reparador dos fios capaz de conferir nutrição, hidratação e controle do frizz aos cabelos, além de também atuar como finalizador e proteger os fios contra agressões externas como a radiação solar, a umidade e a ação das ferramentas de calor, como o secador e a chapinha. “Assim que voltar do mergulho no mar ou na piscina, tome uma ducha de água doce ou então borrife água termal para diminuir os danos causados aos fios”, acrescenta a Dra. Paola Pomerantzeff.
Por fim, a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec, afirma que complexos orais com vitaminas e ingredientes, como Bio-Arct e Exsynutriment, colaboram muito para que haja uma ação antioxidante efetiva de proteção contra esses danos, auxiliando também a reestruturar e melhorar a qualidade desse fio. “Bio-Arct tem uma composição rica em microminerais, taurina e citrulil-arginina que conferem às mitocôndrias a capacidade de triplicar a energia celular, deixando o bulbo capilar mais saudável e mais resistente”, explica. “Já o Exsynutriment é um silício orgânico biodisponível estabilizado em colágeno marinho capaz de melhoram a ancoragem do fio, diminuindo a queda do cabelo, e incrementar o fluxo de nutrientes, permitindo o aumento da produção de queratina, com melhora significativa da densidade capilar”, completa Patrícia.
FONTES:
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gestora científica da Biotec. Bioquímica, professora universitária, palestrante em congressos médicos e membro honorário da Asociación Médica Boliviana Ortomolecular.
*B.URB: Empresa originalmente brasileira, fundada em 2015 e criada para cuidar do homem, a B.URB apresenta uma linha de produtos totalmente voltada para o cuidado pessoal masculino. A criação de produtos exclusivos da marca leva em conta a tecnologia aliada à natureza, com uma linha inovadora, de alta qualidade e performance. Para saber mais sobre a marca, acesse o site. Instagram: @burbmencare
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria












Comentários