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GRUPO L’ORÉAL NO BRASIL E MOVER LANÇAM CÓDIGO DE DEFESA E INCLUSÃO DO CONSUMIDOR NEGRO EM EVENTO NO RIO DE JANEIRO

O Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com o MOVER (Movimento pela Equidade Racial), realizou nesta terça-feira, 29, o lançamento oficial do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, em um evento no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.


Créditos: Muuvies
Créditos: Muuvies

A cerimônia reuniu personalidades como Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Mulambö, Luanda Vieira, Luiza Brasil, Ricardo Silvestre, e AD Junior. 


A iniciativa inédita estabelece 10 propostas de norma, sem efeito jurídico, mas com valor moral com o objetivo de combater o racismo nas relações de consumo e transformar a experiência de compra da população negra nos pontos de venda. 


O Código foi desenvolvido em colaboração com a Black Sisters in Law, iniciativa dedicada à conexão, troca e crescimento de advogadas negras no Brasil e no exterior, e surgiu como resposta à pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, encomendada pela L’Oréal em 2024, que identificou 21 dispositivos racistas na jornada de compra do consumidor negro.


Bianca Ferreira, Head de Comunicação e Diversidade, Equidade e Inclusão da L’Oréal Luxo, explicou que o Código está sendo implementado nas divisões da companhia no Brasil como um compromisso interno de autorregulamentação antirracista. “É uma ferramenta em legítima defesa de uma população historicamente excluída e que já nasce com o objetivo de, um dia, não ser mais necessária”, afirmou. 


A escritora e intelectual Conceição Evaristo reforçou a dimensão simbólica da iniciativa ao falar sobre a ausência histórica de representatividade nos padrões estéticos brasileiros: “Por muito tempo, nós, pessoas negras, não nos vimos representadas na beleza brasileira. Não havia batons, meias, nem produtos que valorizassem nosso tom de pele ou cabelo. Estética sempre foi política — e sermos considerados belos é um ato de afirmação. Hoje, ver uma juventude negra se reconhecendo como parte essencial da identidade brasileira e tendo acesso a produtos que celebram sua beleza é, para mim, uma conquista simbólica e histórica.” 


Responsável por abrir o evento, o ator e diretor Lázaro Ramos destacou o impacto social e moral da criação do Código: “Imaginem um Brasil em que nenhum desses códigos é mais necessário. Imaginem um Brasil em que consumidores negros são tratados como consumidores. Para mim, é uma honra estar aqui hoje, diante de uma ação tão impactante e que considero que deixará um legado importantíssimo. Um código que não tem efeito jurídico, mas tem um enorme efeito moral.”


Lázaro Ramos, Bianca Ferreira, Eduardo Paiva, Natália Paiva, Dione Assis e Mulambö / Créditos: Muuvies
Lázaro Ramos, Bianca Ferreira, Eduardo Paiva, Natália Paiva, Dione Assis e Mulambö / Créditos: Muuvies

A diretora executiva do MOVER, Natália Paiva, ressaltou a força da ação coletiva para promover a equidade racial no setor. Já a jurista Dione Assis, fundadora da Black Sisters in Law, destacou a importância de reinterpretar o Código de Defesa do Consumidor sob uma perspectiva afrocentrada. 


A obra conta com o apoio da ALLOS, administradora de 56 shoppings no Brasil, e da ABPS (Associação Brasileira de Perfumarias Seletivas), que se comprometeram com a disseminação e adoção do documento entre seus parceiros e associados. 


Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, finaliza reforçando o compromisso de longo prazo da Companhia com a Diversidade: “O Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro reforça o compromisso do Grupo L'Oréal com a equidade racial, quebrando as barreiras da inclusão e promovendo uma transformação no mercado”.

 

Acesse a versão digital completa do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro em: Link  


Afroluxo: um novo padrão de inclusão no mercado de luxo


O Afroluxo, lançado em 2024, é um programa de longo prazo que visa o enfrentamento ao racismo no mercado de luxo brasileiro. Seus pilares são: transformar o negócio, empoderar o ecossistema e impactar positivamente a sociedade. Além do Código, o Afroluxo abrange diferentes iniciativas inéditas para combate ao racismo, como o primeiro protocolo de atendimento antiracista do mercado de luxo, auditorias anuais dos times de vendas com enfoque na questão racial através do Black Mystery Shopper; ampliação do portfólio de bases de Lancôme, que passa a se tornar a partir do segundo semestre de 2025 a marca de beleza não profissional com o maior portfólio para pele negra disponível no mercado brasileiro; bem como o lançamento do Pacto Afroluxo de Enfrentamento ao Racismo nas Lojas de Beleza de Luxo, a primeira coalizão deste tipo no segmento que busca unir esforços entre o varejo e a indústria em prol do combate ao racismo.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria




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