GRUPO BOTICÁRIO LANÇA “PACTO SKINCARE RESPONSÁVEL” E FAZ UM CHAMADO EM PROL DA EDUCAÇÃO PARA A ROTINA DE AUTOCUIDADO NA ADOLESCÊNCIA
- Gisele Barros
- há 9 minutos
- 7 min de leitura
Campanha contará com uma aliada importante: a apresentadora Angélica, que conhece os dois lados da moeda – o da influenciadora e o da influenciada (sua filha); Além de estar presente na mídia desde a infância, conhecendo a pressão estética com propriedade.

Em um movimento que redefine a responsabilidade da indústria da beleza, o Grupo Boticário assume o protagonismo no debate sobre o skincare na adolescência com o lançamento do “Pacto Skincare Responsável”. A iniciativa é uma resposta direta e contundente a um fenômeno crescente e preocupante: a pressão estética precoce e o uso inadequado de produtos cosméticos de skincare por adolescentes, amplificado pelas redes sociais. Mais do que uma campanha, o Pacto é um chamado urgente, que visa educar e promover uma nova geração consciente, posicionando a companhia em um movimento nacional por uma beleza mais saudável e responsável.
A urgência da iniciativa é validada por uma pesquisa inédita, encomendada pelo Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, que revelou um cenário complexo e alarmante sobre o tema. O estudo mostra que a rotina de skincare é uma realidade para praticamente todas as meninas participantes: 99% já utilizam algum produto para cuidar da pele, como sabonete, hidratante ou protetor solar e 95% mantêm uma agenda de cuidados, sendo diária para 53% delas, o que demonstra que a rotina de skincare se tornou parte do cotidiano das jovens. Embora o interesse e a adoção de uma rotina de autocuidado sejam importantes para a saúde da pele e da autoestima, o ponto de alerta reside na natureza desses cuidados e na falta de orientação adequada. Uma em cada cinco meninas (22%) já recorreu a produtos com apelo anti-idade, impulsionadas por uma mistura de curiosidade (37%), a crença na importância de “cuidar da pele desde cedo” (44%) e, principalmente, pela forte influência das redes sociais.
Diante deste cenário, o Grupo Boticário transforma sua preocupação em ações concretas. O "Pacto Skincare Responsável", um convite à reflexão e à ação para cuidadores, educadores, influenciadores digitais e todos os atores sociais, estruturado em três pilares de mudanças e compromissos inegociáveis que se conectam entre si. São eles:
Portfólio Livre: O Grupo Boticário se compromete com o cuidado e bem-estar dos consumidores, tendo no seu portfólio produtos 100% livres de substâncias comprovadamente classificadas como disruptores endócrinos.
*De acordo com a definição de disruptor endócrino da OMS (Organização Mundial da Saúde) e pareceres da ECHA (Agência Europeia de Substâncias Químicas) e SCCS (Comitê Científico de Segurança do Consumidor) no ato do desenvolvimento do produto.
Skincare Educativo: A partir de novembro de 2025, o Grupo Boticário assume o compromisso de promover a educação para um skincare mais responsável, por meio de conteúdos com especialistas em diferentes pontos de contato com o consumidor e da criação de um grande hub, com informações e orientações seguras, disponível para todos os consumidores e pessoas interessadas no tema.
Comunicação Responsável: A partir de novembro de 2025, todos os conteúdos de redes sociais com produtos do Grupo Boticário, que possuem ativos e benefícios de skincare ideais para pele adulta (+18), trarão a sinalização indicativa: “recomendado para peles adultas”. Essa iniciativa começa nas redes sociais e nos e-commerces de O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Vult e Eudora, sendo um convite aberto para todo o mercado por uma comunicação mais responsável.
“No Grupo Boticário trabalhamos sempre com o propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor, papel que vai muito além de oferecer produtos de excelência, é colocar o consumidor sempre no centro das nossas decisões e atitudes. Sendo assim, é nossa responsabilidade educar as novas gerações diante de um cenário em que os jovens têm cada vez mais acesso a conteúdos que estimulam o uso precoce de skincare", afirma Renata Gomide, CMO da companhia. "Como mãe de duas meninas, vivencio pessoalmente esses desafios. O ‘Pacto’ é a materialização do nosso compromisso de apoiar as famílias para que possamos, juntos, proteger a autoestima e o bem-estar desta geração”, conclui.
Raio-X do skincare infantil: influência das redes sociais supera a dos pais e impulsiona uso de produtos inadequados
O movimento reforça a importância de construir, desde cedo, uma relação mais saudável, consciente e livre de pressões com a beleza, buscando ampliar o diálogo e a conscientização sobre os riscos da pressão estética precoce e incentivando escolhas baseadas na informação e na segurança.
A pesquisa realizada pela consultoria On The Go, em parceria com o Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, que ouviu, entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, meninas de 8 a 14 anos de todo o Brasil, demonstrou que o uso de produtos skincare é precoce, diário e em alto volume - em todas as idades, e em grande parte é motivada pelas redes sociais. 7 em cada 10 meninas seguem influenciadoras de beleza, sendo que 80% são motivadas ao consumo pedindo aos pais por um produto depois de assistir um conteúdo online.
Esse dado contrasta com o início da jornada de cuidados, onde 68% aprenderam a rotina com seus familiares, evidenciando a crescente substituição da orientação familiar pela digital. Essa transição agrava um problema central: a falta de informação. 74% das jovens não sabem quais são os componentes dos produtos que aplicam na pele, confiando totalmente nas indicações que recebem, o que aumenta a probabilidade de uso inadequado e exposição a substâncias potencialmente nocivas. O impacto ultrapassa a saúde da pele e atinge a autoimagem: 7 em cada 10 se preocupam com a opinião dos outros e um quarto delas já deixou de realizar alguma atividade por conta de sua aparência.
E, a influência social aparece como um vetor determinante, já que 30% das meninas aprendem suas rotinas com influenciadores digitais e apenas 17% com familiares, evidenciando o papel decisivo da comunicação, tanto nas redes sociais quanto em casa, na formação de hábitos precoces de cuidado com a pele. O levantamento também mostra que meninas que seguem influencers começam a usar produtos inadequados mais cedo e com maior frequência: entre as que já utilizaram anti-idade, 62% foram influenciadas por conteúdos de redes sociais ou propagandas.
A Voz do Pacto: Campanha educativa faz alerta sobre o skincare adolescente
A campanha do “Pacto Skincare Responsável”, desenvolvida pela GUT, foi pensada para dialogar com pais, responsáveis, educadores e influenciadores, ganha vida em um filme impactante que expõe a realidade do acesso indiscriminado de adolescentes a conteúdos sobre produtos anti-idade nas redes sociais. Com cenas que mostram a interação desses jovens com seus celulares e uma locução reflexiva, o filme ilustra a transição de conteúdos inocentes para tutoriais de produtos fortes e ácidos, culminando na frase "O que elas aprendem no feed, elas aplicam na pele".
As expressões infantis no filme são impactantes ao revelar que esses jovens estão expostos a informações não classificadas na internet, e é nesse contexto que o Grupo Boticário e a GUT, por meio do novo selo do Pacto Skincare Responsável, criam uma ferramenta visual e prática que incentiva marcas e influenciadores a assumirem seu papel de responsabilidade, agindo para tornar a internet um lugar mais seguro para a pele e a saúde das meninas.
E, para amplificar ainda mais essa mensagem crucial e guiar o diálogo com as famílias, a campanha conta com uma voz experiente e autêntica: Angélica. Mãe de uma adolescente de 13 anos, a apresentadora vivencia de perto os desafios da influência digital e da pressão estética sobre os jovens. Sua vasta experiência em campanhas de beleza e sua longa trajetória na mídia, desde a infância, a posiciona de forma única para compreender os dois lados da moeda – o da influenciadora e o da influenciada (sua própria filha) – e para abordar a complexidade de como a sociedade pode impactar negativamente a autoestima e as escolhas dos adolescentes.
“Tenho observado como meninas cada vez mais novas têm consumido conteúdos sobre produtos de beleza nas redes sociais e isso me fez repensar muita coisa. Vejo um interesse enorme, mas também uma exposição precoce a informações que nem sempre são claras ou seguras. Como mãe, percebo o quanto esse universo do skincare passou a fazer parte da rotina delas, e o quanto falta orientação de qualidade para acompanhar esse movimento. Proibir não é o caminho. Nosso papel é dialogar, escutar e guiar com responsabilidade. Foi a partir dessa inquietação que o Pacto Skincare Responsável nasceu, como uma bússola para unir pais, marcas e influenciadores em torno de um objetivo comum: construir uma relação mais consciente, segura e saudável com a beleza desde cedo”, destaca Angélica.
Dados da pesquisa encomendada pelo Grupo Boticário reforçam a narrativa, em um ápice emocional, a campanha revela o compromisso da empresa com o futuro dessas meninas, assumindo a responsabilidade e lançando o Pacto Skincare Responsável. A iniciativa é materializada por meio dos compromissos assumidos pela empresa e apresentados por influenciadores que conversam e possam pulverizar as mensagens e ações para diferentes públicos, em que indicarão quais produtos são seguros para todas as idades e quais são exclusivos para peles adultas (18+). Para atingir os alphas, Fefe Schneider e Jessie Shen, autênticas e com forte conexão com seu público, são vozes confiáveis e influentes; experts em beleza, Adam Mitch, autêntica e inovadora é uma voz potente para abordar a autoestima e o universo da beleza de forma acessível; dermatologistas Monalisa Nunes e Dr. Ivan Silva, autoridades médicas e com público muito engajado, são presenças relevantes no segmento da beleza consciente; e, por fim, para amplificar o movimento, principalmente para os cuidadores e famílias, como Angélica.
Com o pacto, o Grupo Boticário não apenas responde a uma demanda social urgente, mas se posiciona como um agente de mudança, utilizando sua influência para liderar um diálogo nacional sobre saúde, bem-estar e o verdadeiro significado da beleza em todas as fases da vida. Acesse o site e conheça todo o movimento: grupoboticario.com.br/skincare-responsavel.
*Metodologia da Pesquisa: Realizada pela consultoria On The Go, com meninas de 8 a 14 anos de idade, acompanhadas por seus responsáveis legais, pertencentes às classes sociais A, B e C. A abrangência foi nacional, com a amostra distribuída de forma a garantir a representatividade populacional das diferentes regiões do país, especialmente aquelas com maior expressividade numérica. Foram consideradas apenas participantes que utilizam ou têm intenção de utilizar produtos para a pele. O erro amostral máximo para o total da amostra é de 3,4 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Por,
Gisele Barros
Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ
Especialista no Mercado de Fragrâncias
Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria








