top of page

GERAÇÃO ALPHA IMPULSIONA MERCADO DE BELEZA INFANTIL: 69% DAS MENINAS TÊM INTERESSE EM COSMÉTICOS ANTES DOS 10

Influenciadas pelas redes sociais e pelo marketing direcionado, crianças e pré-adolescentes apostam cada vez mais em produtos de beleza e autocuidado. Especialistas alertam para os riscos dessa tendência precoce.


ree

A geração Alpha, que compreende os nascidos entre 2010 e 2025, é marcada pela hiperconectividade, curiosidade e maior independência na tomada de decisões, fatores que têm desencadeado mudanças nas preferências de consumo nessa faixa etária. Por exemplo, esse público, que tem no máximo 15 anos, tem se afastado dos brinquedos tradicionais e apostado em cosméticos, maquiagens e outros produtos de beleza. Segundo dados da The Benchmarking Company, 69% das meninas e 50% dos meninos manifestam forte interesse por cosméticos antes dos 10 anos. “Temos observado o modismo dentro do consumo mercadológico com crianças e adolescentes fazendo um consumo exagerado de produtos de skincare, muitas vezes influenciados por blogueiras e influenciadores, que divulgam produtos inadequados para a idade desses pacientes”, alerta a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Os dados comprovam a influência das redes sociais nesse cenário: 84% das crianças assistem a vídeos de influenciadores, 79% procuram por resenhas de produtos e 75% acompanham tutoriais de cuidados com a pele e cabelo. Além disso, 79% das crianças pediram aos pais para comprarem um produto que viram nas redes sociais. Muitos desses influenciadores são, inclusive, integrantes da geração Alpha. É o caso de nomes como Liz Macedo, Duda Guerra, Sophia Florence, influenciadoras que têm, em média, 15 anos de idade   e compartilham nas redes sociais suas rotinas de cuidado com a pele, atraindo um grande público de adolescentes que, inspirados, também passam a investir no skincare. “Além disso, as empresas fazem produtos lúdicos, muito coloridos, que chamam a atenção dos adolescentes e das crianças, mas que, muitas vezes, contam com ativos que não deveriam ser usados nessa faixa etária, muito menos sem acompanhamento dermatológico”, alerta a médica.


Segundo a pesquisa, as crianças pedem por produtos contendo ingredientes como vitamina C (69%), ácido hialurônico (57%), ácido salicílico (50%) e retinóides (29%). “Muitas vezes, retinoides, ácidos e antioxidantes estão presentes em altas concentrações nesses produtos, podendo machucar, queimar, fotossensibilizar a pele, provocando manchas e dermatites. Esses pacientes também podem formar erupções acneiformes e alergias; há também um processo de mudança da microflora cutânea, com hipersensibilização, predispondo a problemas futuros”, pontua a Dra. Claudia.


Além das preocupações dermatológicas, há ainda implicações emocionais, como a dismorfofobia. “Trata-se de um transtorno mental que causa preocupação excessiva com a aparência física, por vezes fazendo o paciente acreditar que que tem ‘defeitos’ que não existem ou são sutis, o que leva a um grande sofrimento psicológico e até mesmo a quadros de ansiedade e depressão”, explica a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec Dermocosméticos.


Diante desse cenário, é fundamental que pais e responsáveis monitorem o uso de produtos de beleza pelas crianças, incentivando práticas de autocuidado adequadas à idade e promovendo uma relação saudável com a própria imagem. “Para crianças menores de 12 anos, a prática de uma rotina completa de cuidados com a pele é realmente dispensável. Nessa idade, apenas o uso de um sabonete neutro e um protetor solar adequado para essa faixa etária já é suficiente”, diz Patrícia França. Já na adolescência, além do sabonete neutro e do fotoprotetor, é possível ainda adicionar uma solução de limpeza ou uma solução micelar, para fazer a complementação dessa higiene, e um hidratante seroso, aquoso, leve, rico em substâncias que segurem água na pele. “Além disso, se houver alguma formação de acne, o médico poderá indicar secativos localizados, que são à base de ácido salicílico, peróxido de benzoíla e adapaleno”, afirma a Dra. Claudia Marçal.


Mas a farmacêutica Patrícia França ressalta que é importante que esses cosméticos não contenham substâncias com potencial alergênico, já que a barreira cutânea ainda é frágil, ou comedogênico, pois adolescentes tem maior propensão à formação de acne. “Pensando em composição para os adolescentes, o hidratante pode contar com baixas doses de ingredientes como Hyaxel, um ácido hialurônico vetorizado em silício que proporciona hidratação intensa, e Ascorbosilane C, que combina ácido ascórbico puro (Vitamina C) com silício para que a liberação ocorre de maneira controlada na pele, garantindo efeito protetor e antioxidante prolongado”, detalha a farmacêutica, que acrescenta que, para a fotoproteção, o ideal é escolher um produto com FPS 30, no mínimo, e que conte com ativos que ofereçam ação antioxidante, como o Pro.Care AOX.


A proteção solar, indispensável na adolescência assim como em qualquer idade, também deve ser feita com produtos específicos para essa faixa etária, que, de preferência, combinem a fotoproteção com ativos que, como o Teen Photoprotect. “O produto é formulado com FPS 50 e conta, que possui poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, oferecendo proteção avançada contra agressores ambientais, incluindo a radiação solar, reforçando as defesas naturais da pele e protegendo o DNA das células, além de tornar a pele mais radiante e luminosa”, explica Patrícia França. “Mas o uso de produtos skincare deve sempre ser indicado por um médico, como um pediatra ou um dermatologista, dependendo da idade. Nós temos muitas variedades dentro das marcas industrializadas ou por personalização na farmácia de manipulação e o profissional especializado saberá indicar a melhor opção para cada caso”, diz a Dra. Claudia Marçal.


No caso dos produtos para o cabelo, que podem receber bastante atenção nessa faixa etária, afinal, são parte importante de um visual descolado, é necessário usar linhas específicas. “Os produtos formulados especificamente para crianças e adolescentes ajudam a manter a saúde e a beleza dos fios sem danificá-los; podemos incluir um shampoo, um condicionador e um leave-in como cuidados básicos”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB, que conta com a linha Teen. “Os produtos que compõem o Kit Teen ainda são dermatologicamente testados, livres de parabenos e não têm testes em animais”, explica a diretora comercial. “O shampoo para cabelo Teen da B.URB promove limpeza profunda e suave dos fios, higienizando-os de maneira menos agressiva do que os shampoos convencionais. Livre de sal e com pH balanceado, o produto foi especialmente formulado para garantir que os garotos possam higienizar os cabelos durante o banho de forma segura e sem lágrimas, pois não irrita os olhos. Já o condicionador amacia e hidrata profundamente os cabelos de maneira suave. Por fim, o Leave-In para cabelo Teen auxilia na recuperação de fios ressecados, promovendo hidratação, maciez, nutrição e brilho aos cabelos de forma segura. O produto ainda conta com ação antifrizz e proteção térmica e solar”, completa Ana Paula Kascher.


Por fim, e não menos importante, o nécessaire infantil deve contar com produtos de higiene oral. Essa idade, entre a infância e a pré-adolescência, é importantíssima para desenvolver na criança o hábito de realizar a higiene oral. “Estimular e treinar a criança precocemente a realizar a higiene oral faz com que seja mais fácil estabelecer o hábito de escovação que deverá ser feito ao longo de toda a vida para garantir a manutenção da saúde oral. É nesse período também que a criança começa a ganhar autonomia na realização da higiene oral, então é importante que os produtos sejam adequados a essa faixa etária de forma que não prejudiquem a saúde oral dos pequenos”, diz o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor científico da Curaden Swiss. Por exemplo, a escova dental deve ter um tamanho ideal para ser segurada pelos pequenos e uma cabeça compacta e anatômica que evite a ocorrência de lesões na gengiva. É o caso da escova Curaprox Kids, que ainda conta com 5500 cerdas ultramacias e extremamente finas para desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos. Inclusive, a escova Curaprox Kids pode ser adquirida no Kit Senninha Kids, que ainda traz um chaveiro do Senninha e o creme dental Curaprox Kids sabor melancia para tornar a escovação mais divertida. “O creme dental Curaprox Kids tem formulação enzimática para estimular o efeito protetor da saliva e contribuir com a remineralização do esmalte dental. Além disso, o produto tem concentração de flúor de 1450 ppm, para fortalecer os dentes e prevenir cáries, e é livre de ingredientes como glúten, microplásticos e Sodium Laryl Sulphate (SLS), ingrediente abrasivo que pode favorecer o desgaste do esmalte e tem potencial irritativo das mucosas orais, levando à formação de aftas”, finaliza o Dr. Hugo Lewgoy.


FONTES:


*BIOTEC DERMOCOSMÉTICOS - Biotec Dermocosméticos disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecdermocosmeticos


*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal


*HUGO ROBERTO LEWGOY: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do Mestrado Profissional em Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria

ree



Comentários


ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page