top of page

FOCO NO OLHAR: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TRATAR A REGIÃO QUE MAIS CHAMA ATENÇÃO NO ROSTO

Além de ser mais suscetível a rugas que deixam a aparência triste, a área dos olhos pode sofrer com olheiras e bolsas que conferem ar de cansaço, mas cuidados em casa, nas clínicas e no centro cirúrgico podem ajudar a manter beleza e saúde da região em dia.


ree

O ditado que diz que os olhos são o espelho da alma é uma verdade incontestável. Com grande destaque no rosto, o olhar é o grande responsável por comunicar nossa essência e estado de espírito, demonstrando tristeza, alegria, estresse, fadiga e diversas outras emoções. Logo, alterações que surgem na região, como sinais da idade e olheiras, podem prejudicar nossa capacidade de comunicação e nossa aparência. “Enquanto as rugas deixam a aparência mais triste, as olheiras dão um ar de cansaço. E como a pele ao redor dos olhos é uma das mais finas e sensíveis do corpo, está entre as primeiras a revelar sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas e flacidez”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A boa notícia é que é possível adotar cuidados em casa, na clínica e no centro cirúrgico para manter a região dos olhos jovem, bonita e saudável e garantir que as emoções demonstradas sejam mais próximas à realidade. Confira:


Em casa


A região dos olhos, além das características anatômicas e genéticas, pode apresentar sinais de envelhecimento por maus hábitos e falta de hidratação. Segundo a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora farma da Biotec Dermocosméticos, por suas características, a pele dessa região requer cremes específicos para um cuidado eficaz. “Não devemos usar cremes para o rosto na área dos olhos, pois é uma área com característica e estrutura epidérmica diferenciada. Um dermocosmético para essa região é formulado para conferir ação pró-aging nessa pele que é naturalmente mais fina e evidencia mais as marcas, além do problema das olheiras. Esses cremes específicos contêm em sua formulação ingredientes na concentração e na textura ideais para tratar a área dos olhos de forma não irritativa, solucionando rugas, bolsas, flacidez e olheiras”, diz a especialista. Entre os ativos que atuam diretamente sobre as principais causas das olheiras e bolsas, a farmacêutica cita o Aldavine 5X, que combate o extravasamento dos microcapilares, a inflamação local e a degradação das fibras de colágeno e elastina. Outro cuidado importante em casa é controlar o consumo excessivo de açúcar, pois é responsável por gerar um processo inflamatório conhecido como glicação, que, além de acelerar a quebra do colágeno e favorecer o surgimento de sinais da idade, influencia no aparecimento das olheiras. O uso de suplementos capazes de combater a glicação sistemicamente, como é o caso do Glycoxil, é indicado. “O Glycoxil é capaz de prevenir a formação dos produtos da glicação, impedir a união da glicose com proteínas e atuar sobre as proteínas já glicadas, deixando-as livres”, explica a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec Dermocosméticos.


Nas clínicas


Em consultório, para revitalizar o olhar e hidratar a região, existe uma novidade não invasiva e livre de agulhas: o HydraFacial Perk Olhos, que é capaz não somente de melhorar a aparência dessa área, mas sim promover uma restauração completa da pele dos olhos para torná-la mais saudável. “HydraFacial Perk Olhos utiliza a exclusiva tecnologia roller-flex para remover gentilmente impurezas e células mortas da pele da área dos olhos através de sucção a vácuo ao mesmo tempo em que nutre e hidrata a região com o Sérum HydraFacial Perk Olhos, assim iluminando, tonificando e revitalizando a pele dos olhos com resultados imediatos e duradouros na melhora das linhas finas, inchaço e olheiras”, explica o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Rápida e indolor, a experiência HydraFacial Perk Olhos possui um conceito exclusivo e inovador que combina o tratamento em consultório com cuidados em casa, já que, após o procedimento com a aplicação do sérum, o paciente pode levar para casa o Sérum HydraFacial Perk Olhos, que, quando utilizado diariamente da maneira adequada, é capaz de prolongar e melhorar gradualmente os resultados do procedimento graças a sua poderosa formulação.


No tratamento de olheiras e rugas, o maior avanço é a tecnologia de picossegundos Vektra Pico e Quadri Pico. “Por gerar uma reação fotoacústica, Vektra Pico ou Quadri Pico tem um tempo de exposição tão curto que não transfere calor, assim conseguindo fragmentar o alvo em micropartículas que serão absorvidas pelo organismo para eliminar olheiras e manchas sem prejudicar a superfície da pele, além de promover rejuvenescimento da região”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. “Após o tratamento, que não causa dor, a pele fica levemente avermelhada, mas não apresenta edema e o paciente pode voltar ao trabalho imediatamente”, acrescenta o médico.


Mas as olheiras podem ter diferentes causas, cada uma com um tratamento diferente. Por exemplo, enquanto o laser de picossegundos é excelente para solucionar as olheiras pigmentares, por atuar sobre a melanina, as olheiras sanguíneas, causadas pelo acúmulo de vasinhos na região dos olhos, se beneficiam do tratamento com o laser ND:Yag 1064. “O laser ND:Yag 1064 é o que existe de mais específico para solucionar vasinhos no rosto, apresentando maior efetividade no tratamento. São realizados disparos de laser que agem no sangue dentro do vaso, queimando-o por dentro, o que leva ao seu fechamento. O tratamento apresenta bons resultados e tem grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.


Além das olheiras, a região dos olhos também pode sofrer com bolsas causadas por alterações ósseas e escorregamento de almofadas de gordura profundas devido à perda de gordura e colágeno, que servem de suporte para a área. Nesses casos, a lipoenxertia pode ser indicada.


“Na lipoenxertia, utilizamos a gordura do próprio corpo, então a técnica não tem riscos de rejeição. E, apesar de cerca de 50% do material enxertado ser absorvido pelo organismo, a gordura é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). “O primeiro passo é retirar a gordura de outra região, que, depois de tratada, é enxertada no local desejado com o objetivo de trazer efeito volumizador, tratando problemas como olheiras profundas”, completa.


No centro cirúrgico


Em caso de flacidez das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores, é indicada a cirurgia conhecida como blefaroplastia. “Esse procedimento é realizado para amenizar os sinais de envelhecimento que ocorrem nessa região e realçar a estética das pálpebras”, diz o Dr. Paolo.


Por fim, é importante ressaltar que a posição das sobrancelhas também possui um impacto importante sobre a região do olhar e pode ser alterada devido ao processo de envelhecimento, conforme a testa torna-se mais flácida. Mas é possível solucionar a situação por meio de um lifting frontal.  “Também conhecido como lifting de testa, esse procedimento cirúrgico tem como objetivo suavizar rugas e linhas de expressão e diminuir a flacidez na região da testa, além de elevar a posição das sobrancelhas, conferindo assim um aspecto mais jovem ao rosto”, explica o médico. O lifting frontal pode ser realizado com diferentes técnicas que serão escolhidas pelo médico de acordo com o grau de flacidez da região. “Mas, na maior parte dos casos, o paciente já pode voltar para a casa logo após o procedimento. Porém, as atividades rotineiras só devem ser retomadas após cerca de 10 dias depois da cirurgia, tempo necessário para que as incisões cicatrizem”, finaliza o Dr. Paolo.


FONTES:


*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao


*DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato


*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance


*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e tem certificação em Cirurgia Robótica pelo IDor. O médico tem 14 Observerships em Cirurgias Plásticas Faciais, nos EUA, sendo 8 com o Dr. Bahman Guyuron em Cleveland. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez


*DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557. Instagram: @alinelamaita.vascular


*MARIA EUGENIA AYRES: Farmacêutica e gestora farma da Biotec. Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000. CRF 33.424.


*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gestora científica da Biotec. Bioquímica, professora universitária, palestrante em congressos médicos e membro honorário da Asociación Médica Boliviana Ortomolecular.




Por,

Gisele Barros

Editora Chefe do Portal ALL SENSEZ

Especialista no Mercado de Fragrâncias

Consultora de Comunicação Especializada em Perfumaria


ree








ALL SENSEZ Seu portal sobre beleza, perfumaria, cosméticos, sensorial e bem estar.
  • Instagram
São Paulo - SP - Brasil
© 2023 por ALL SENSEZ. Todos os Direitos Reservados. Orgulhosamente desenvolvido por UP! Creative Marketing
bottom of page